GE04_08UNID05 - Sistematização - Quebra-cabeça_ Canudos de plástico
Plano de Aula
Plano de aula: Consumo Consciente
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção
Por: Giani Peres Pirozzi
Aula
Sobre este plano
Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Imagens de canudos de plásticos;
- Notícias sobre a lei de proibição do uso de canudos plásticos em diferentes regiões do nosso país;
- Projetor multimídia, computador, quadro;
- Cartolinas, hidrocor, lápis de cor, etc. (Para confecção do cartaz);
- Nome: Natália Oliveira Pereira dos Santos. Cidade: Blumenau. Tema: Meio ambiente. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/06/29/proibicao-do-uso-de-canudos-plasticos/ Acesso em 06/02/2019.
Materiais complementares:
Atividade - Quebra-cabeça - canudos de plástico. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zp3vN5tUyEHvx87t4ddckTbXpXPjAzc2rR3e4KrD7K3xWmJUGyHR4NaPNqWN/ge04-08unid05-sistematizacao-quebra-cabeca-canudos-de-plastico.pdf
Para você saber mais:
BARBOSA, Vanessa. Revista Exame. 16/07/2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/rio-de-janeiro-e-primeira-cidade-brasileira-a-proibir-canudos-plasticos/ Acesso em 06/02/2019.
OLIVEIRA, Renato. 25/09/2018. Correio do Povo. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Cidades/2018/9/662281/Lei-proibe-o-uso-de-canudos-de-plastico-em-Santa-Maria Acesso em 06/02/2019.
BUZZO, Bruna. Consumo Consciente. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6414-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.
Consumo consciente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/legislacao/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.
TIAGO, Cláudio Gonçalves. 23-02-2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rioshow/analise-impacto-dos-canudos-plasticos-descartaveis-nos-oceanos-22425345#ixzz5EpNnp3G9
LEGNAIOLI, Stella. Canudos de plásticos: impactos e alternativas para o consumo. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico Acesso em 10/03/2019.
Link para os vídeos:
Tarobá News. Câmara proíbe o uso de canudos em estabelecimentos comerciais. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=FsU2e2uL83k Acesso em 06/02/2019.
Lei proíbe o uso de canudos de plástico em Santa Maria (Rio Grande do Sul). 25/09/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=22&v=jmhob8ecmqk Acesso em 18/02/2019.
Contextos prévios:
Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:
Reciclagem: é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.
Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.
Consumo: de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno.
Consumo consciente: é a contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Consumo Consciente: “Sem canudinho, por favor!”. Comente com os estudantes se eles conhecem algo sobre essa temática. Numa breve roda de conversa, pergunte o que eles entendem por consumo e o que vem a ser o consumo consciente. Pergunte o que quer dizer a expressão: “Sem canudinho, por favor!”. Espera-se os estudantes demonstrem seus conhecimentos prévios sobre essa temática: consumo consciente. Caso eles não tenham ideia sobre a expressão: “Sem canudinho, por favor!”, introduza o próximo slide para que a contextualização da aula ocorra.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS