Plano de Aula

Plano de aula: Consumo Consciente

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aprofundamento de aprendizagens sobre integração campo/cidade no ciclo de produção

mais ações

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre este plano: Está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia (EF04GE08) - Descrever e discutir o processo de produção (transformação de matérias-primas), circulação e consumo de diferentes produtos, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Imagens de canudos de plásticos;
  • Notícias sobre a lei de proibição do uso de canudos plásticos em diferentes regiões do nosso país;
  • Projetor multimídia, computador, quadro;
  • Cartolinas, hidrocor, lápis de cor, etc. (Para confecção do cartaz);
  • Nome: Natália Oliveira Pereira dos Santos. Cidade: Blumenau. Tema: Meio ambiente. Disponível em: https://plenarinho.leg.br/index.php/2018/06/29/proibicao-do-uso-de-canudos-plasticos/ Acesso em 06/02/2019.

Materiais complementares:

Atividade - Quebra-cabeça - canudos de plástico. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zp3vN5tUyEHvx87t4ddckTbXpXPjAzc2rR3e4KrD7K3xWmJUGyHR4NaPNqWN/ge04-08unid05-sistematizacao-quebra-cabeca-canudos-de-plastico.pdf

Para você saber mais:

BARBOSA, Vanessa. Revista Exame. 16/07/2018. Disponível em: https://exame.abril.com.br/brasil/rio-de-janeiro-e-primeira-cidade-brasileira-a-proibir-canudos-plasticos/ Acesso em 06/02/2019.

OLIVEIRA, Renato. 25/09/2018. Correio do Povo. Disponível em: https://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Cidades/2018/9/662281/Lei-proibe-o-uso-de-canudos-de-plastico-em-Santa-Maria Acesso em 06/02/2019.

BUZZO, Bruna. Consumo Consciente. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6414-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.

Consumo consciente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/legislacao/item/7591-o-que-%C3%A9-consumo-consciente Acesso em 18/02/2019.

TIAGO, Cláudio Gonçalves. 23-02-2018. Disponível em: https://oglobo.globo.com/rioshow/analise-impacto-dos-canudos-plasticos-descartaveis-nos-oceanos-22425345#ixzz5EpNnp3G9

LEGNAIOLI, Stella. Canudos de plásticos: impactos e alternativas para o consumo. Disponível em: https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico Acesso em 10/03/2019.

Link para os vídeos:

Tarobá News. Câmara proíbe o uso de canudos em estabelecimentos comerciais. 2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=26&v=FsU2e2uL83k Acesso em 06/02/2019.

Lei proíbe o uso de canudos de plástico em Santa Maria (Rio Grande do Sul). 25/09/2018. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=22&v=jmhob8ecmqk Acesso em 18/02/2019.

Contextos prévios:

Para esta aula espera-se que os estudantes já tenham trabalhado com alguns conceitos, como:

Reciclagem: é o processo de conversão de desperdício em materiais ou produtos de potencial utilidade. Este processo permite reduzir o consumo de matérias-primas, de utilização de energia e a poluição do ar e da água, ao reduzir também a necessidade de tratamento convencional de lixo e a emissão de gases do efeito estufa.

Matéria-prima: a substância principal que se utiliza no fabrico de alguma coisa.

Consumo: de mercadorias (roupas, alimentos, calçados, utensílios entre outros) e prestação de serviços (bancos, empresas de água, luz, telefone etc) tem como finalidade atender as necessidades do homem moderno.

Consumo consciente: é a contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete esse tema ou escreva no quadro o tema: Consumo Consciente: “Sem canudinho, por favor!”. Comente com os estudantes se eles conhecem algo sobre essa temática. Numa breve roda de conversa, pergunte o que eles entendem por consumo e o que vem a ser o consumo consciente. Pergunte o que quer dizer a expressão: “Sem canudinho, por favor!”. Espera-se os estudantes demonstrem seus conhecimentos prévios sobre essa temática: consumo consciente. Caso eles não tenham ideia sobre a expressão: “Sem canudinho, por favor!”, introduza o próximo slide para que a contextualização da aula ocorra.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS