16716
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 4º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Como vivem as crianças indígenas no Parque do Xingu

Plano de aula de Geografia com atividades para 4º ano do Fundamental sobre identificar como vivem as crianças indígenas no parque do Xingu

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Julliana Rodrigues

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, computador, tablet ou celular para ser utilizado na estação vídeo da atividade de rotação por estações.

Material complementar:

Texto da ação propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ed4gwHmFsauEHEBxN6eUPDg6XyR9zV8vCGsZFb39TgCtnxant9jXhkCta6nB/geo4-06und08-texto-para-a-acao-propositiva.pdf

Jogo da ação propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6n5HfcKtDkrRq65DQBnprJ8jreKjjkkbDQCuH3yJ5QxwmuTZEae4JHJt6jSp/geo4-06und08-jogo-para-a-acao-propositiva.pdf

Atividade da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4y8n6zuPccEAwtMjXdFgZrWGbTQSfBHkErX6Bjkzve8hehdQPDx5sxp5FQA/geo4-06und08-atividade-para-a-sistematizacao.pdf

Vídeo da ação propositiva:

Das crianças Ikpeng para o mundo (dublado). 2013 (35min33seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=28r1cj0xwEs>. Acesso em 10 fev 2019.

Para você saber mais:

Xingu. Povos indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Xingu>. Acesso em: 10 fev 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Diga que nessa aula eles conhecerão como vivem as crianças indígenas do Parque do Xingu. Pergunte se as crianças imaginam o que seja o parque do Xingu, se já ouviram falar sobre ele.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide explicando, de maneira simples, o que é o Parque do Xingu e qual a sua importância para a preservação da vida e da cultura indígena. Peça que todos observem as imagens e digam o que veem nela, ou seja, quem está ali retratado, se parecem estar felizes, o que estão fazendo, se as crianças da imagem estão fazendo algo que costumamos fazer no nosso cotidiano etc.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma a pergunta do slide. Peça que os alunos digam como imaginam que vivem as crianças que do parque do Xingu, o que acham que elas fazem, se vão à escola, como se divertem, se têm obrigações e tarefas cotidianas etc. Ouça as hipóteses das crianças sem julgá-las, ao final essas ideias serão importantes para que todos formulem suas conclusões.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nessa etapa da aula os alunos trabalharão em um circuito de atividades. O circuito terá três atividades e todos os alunos, divididos em grupos, devem passar pelas três atividades do circuito. O trabalho em cada atividade tem a duração de 10 minutos, portanto, antes de iniciar combine com a turma que ao seu sinal os grupos farão a troca de atividade e em que sentido deve acontecer a rotação. Explique previamente, também, como cada uma das atividades deve ser realizada.

Organize previamente a sala com três estações de trabalho (mesas). Divida a turma em três grupos (se julgar apropriado, esse agrupamento pode ser realizado logo no início da aula a fim de otimizar o tempo). Se a turma for muito grande, ou caso julgue necessário, podem ser montados dois circuitos idênticos com a única finalidade de diminuir a quantidade de alunos por grupo (uma vez que assim será possível dividir a sala na metade, sendo que cada metade participa de um circuito).

Na estação destinada à atividade texto, disponibilize cópias do texto para que as crianças do grupo que alí está trabalhando leiam individualmente ou em duplas.

Na estação destinada à atividade vídeo, disponibilize o meio digital (computador, tablet, celular etc) que será utilizado para que os alunos assistam ao vídeo. Todos os alunos do grupo podem assistir em um mesmo dispositivo ou vários dispositivos podem ser usados, caso a escola tenha uma sala de informática. Caso não seja possível que todos do grupo utilizem um fone de ouvido, essa estação pode ficar fora da sala de aula para que o som do vídeo não atrapalhe as outras atividades.

Na estação destinada à atividade jogo, disponibilize as cartas recortadas e embaralhadas do jogo sugerido.

Atividade texto - Os alunos fazem a leitura do texto e discutem, no grupo, suas impressões e conclusões sobre ele.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ed4gwHmFsauEHEBxN6eUPDg6XyR9zV8vCGsZFb39TgCtnxant9jXhkCta6nB/geo4-06und08-texto-para-a-acao-propositiva.pdf

Atividade vídeo - Os alunos assistem ao vídeo proposto e conversam sobre o cotidiano das crianças indígenas que vivem no parque do Xingu. Esse vídeo é um documentário onde as crianças do Xingu falam sobre seu cotidiano. Passe o trecho dos 18 aos 28 minutos do filme.

https://www.youtube.com/watch?v=28r1cj0xwEs

Atividade jogo - Os alunos do grupo que está nessa estação devem, em conjunto, unir os pares de cartas formando frases.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6n5HfcKtDkrRq65DQBnprJ8jreKjjkkbDQCuH3yJ5QxwmuTZEae4JHJt6jSp/geo4-06und08-jogo-para-a-acao-propositiva.pdf

Durante a atividade ande pela sala prestando atenção no trabalho e nas discussões das crianças. Esteja disponível para tirar eventuais dúvidas, para esclarecer pontos não compreendidos ou até para incluir alguma ideia ou questionamento que ainda não havia surgido.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Entregue para os aluno uma cópia do material complementar sugerido para essa etapa da aula (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4y8n6zuPccEAwtMjXdFgZrWGbTQSfBHkErX6Bjkzve8hehdQPDx5sxp5FQA/geo4-06und08-atividade-para-a-sistematizacao.pdf) e peça que, em grupo, eles decidam se as frases estão correta ou incorretas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade nessa aula e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Os slides que fazem parte deste material podem ser projetados para os alunos, impressos para serem entregues às crianças ou, na falta desses recursos, é possível escrever no quadro alguns pontos importantes da aula, como o tema ou a problematização, por exemplo.

Materiais necessários: Projetor para exibir os slides que fazem parte dessa aula, computador, tablet ou celular para ser utilizado na estação vídeo da atividade de rotação por estações.

Material complementar:

Texto da ação propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ed4gwHmFsauEHEBxN6eUPDg6XyR9zV8vCGsZFb39TgCtnxant9jXhkCta6nB/geo4-06und08-texto-para-a-acao-propositiva.pdf

Jogo da ação propositiva - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6n5HfcKtDkrRq65DQBnprJ8jreKjjkkbDQCuH3yJ5QxwmuTZEae4JHJt6jSp/geo4-06und08-jogo-para-a-acao-propositiva.pdf

Atividade da Sistematização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4y8n6zuPccEAwtMjXdFgZrWGbTQSfBHkErX6Bjkzve8hehdQPDx5sxp5FQA/geo4-06und08-atividade-para-a-sistematizacao.pdf

Vídeo da ação propositiva:

Das crianças Ikpeng para o mundo (dublado). 2013 (35min33seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=28r1cj0xwEs>. Acesso em 10 fev 2019.

Para você saber mais:

Xingu. Povos indígenas no Brasil. Disponível em: <https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Xingu>. Acesso em: 10 fev 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete e leia o tema da aula aos alunos. Diga que nessa aula eles conhecerão como vivem as crianças indígenas do Parque do Xingu. Pergunte se as crianças imaginam o que seja o parque do Xingu, se já ouviram falar sobre ele.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia com a turma o texto do slide explicando, de maneira simples, o que é o Parque do Xingu e qual a sua importância para a preservação da vida e da cultura indígena. Peça que todos observem as imagens e digam o que veem nela, ou seja, quem está ali retratado, se parecem estar felizes, o que estão fazendo, se as crianças da imagem estão fazendo algo que costumamos fazer no nosso cotidiano etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia com a turma a pergunta do slide. Peça que os alunos digam como imaginam que vivem as crianças que do parque do Xingu, o que acham que elas fazem, se vão à escola, como se divertem, se têm obrigações e tarefas cotidianas etc. Ouça as hipóteses das crianças sem julgá-las, ao final essas ideias serão importantes para que todos formulem suas conclusões.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Nessa etapa da aula os alunos trabalharão em um circuito de atividades. O circuito terá três atividades e todos os alunos, divididos em grupos, devem passar pelas três atividades do circuito. O trabalho em cada atividade tem a duração de 10 minutos, portanto, antes de iniciar combine com a turma que ao seu sinal os grupos farão a troca de atividade e em que sentido deve acontecer a rotação. Explique previamente, também, como cada uma das atividades deve ser realizada.

Organize previamente a sala com três estações de trabalho (mesas). Divida a turma em três grupos (se julgar apropriado, esse agrupamento pode ser realizado logo no início da aula a fim de otimizar o tempo). Se a turma for muito grande, ou caso julgue necessário, podem ser montados dois circuitos idênticos com a única finalidade de diminuir a quantidade de alunos por grupo (uma vez que assim será possível dividir a sala na metade, sendo que cada metade participa de um circuito).

Na estação destinada à atividade texto, disponibilize cópias do texto para que as crianças do grupo que alí está trabalhando leiam individualmente ou em duplas.

Na estação destinada à atividade vídeo, disponibilize o meio digital (computador, tablet, celular etc) que será utilizado para que os alunos assistam ao vídeo. Todos os alunos do grupo podem assistir em um mesmo dispositivo ou vários dispositivos podem ser usados, caso a escola tenha uma sala de informática. Caso não seja possível que todos do grupo utilizem um fone de ouvido, essa estação pode ficar fora da sala de aula para que o som do vídeo não atrapalhe as outras atividades.

Na estação destinada à atividade jogo, disponibilize as cartas recortadas e embaralhadas do jogo sugerido.

Atividade texto - Os alunos fazem a leitura do texto e discutem, no grupo, suas impressões e conclusões sobre ele.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Ed4gwHmFsauEHEBxN6eUPDg6XyR9zV8vCGsZFb39TgCtnxant9jXhkCta6nB/geo4-06und08-texto-para-a-acao-propositiva.pdf

Atividade vídeo - Os alunos assistem ao vídeo proposto e conversam sobre o cotidiano das crianças indígenas que vivem no parque do Xingu. Esse vídeo é um documentário onde as crianças do Xingu falam sobre seu cotidiano. Passe o trecho dos 18 aos 28 minutos do filme.

https://www.youtube.com/watch?v=28r1cj0xwEs

Atividade jogo - Os alunos do grupo que está nessa estação devem, em conjunto, unir os pares de cartas formando frases.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6n5HfcKtDkrRq65DQBnprJ8jreKjjkkbDQCuH3yJ5QxwmuTZEae4JHJt6jSp/geo4-06und08-jogo-para-a-acao-propositiva.pdf

Durante a atividade ande pela sala prestando atenção no trabalho e nas discussões das crianças. Esteja disponível para tirar eventuais dúvidas, para esclarecer pontos não compreendidos ou até para incluir alguma ideia ou questionamento que ainda não havia surgido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Entregue para os aluno uma cópia do material complementar sugerido para essa etapa da aula (https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/D4y8n6zuPccEAwtMjXdFgZrWGbTQSfBHkErX6Bjkzve8hehdQPDx5sxp5FQA/geo4-06und08-atividade-para-a-sistematizacao.pdf) e peça que, em grupo, eles decidam se as frases estão correta ou incorretas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 4º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano