Compartilhe:

Jornalismo

Datas comemorativas de fevereiro de 2024 para usar em sala de aula

Confira ideias e conteúdos da NOVA ESCOLA sobre este mês para educadores usarem feriados e datas comemorativas com intencionalidade pedagógica

PorJonas Carvalho

30/01/2024

É possível usar o Carnaval e outros dias e fatos históricos com intencionalidade pedagógica. Foto: Af Rodrigues

Feriados, efemérides e datas comemorativas de fevereiro são oportunidades para professores proporcionarem boas experiências de aprendizagens aos alunos. É possível utilizar não apenas festividades como o Carnaval, mas também outros dias e fatos históricos com intencionalidade pedagógica. 

Afinal, mais do que abordar o tema pelo tema, é essencial construir percursos de aprendizagens relacionados às datas. Em entrevista à NOVA ESCOLA, a formadora de professores Alessandra Novak detalha que é importante “mapear dias comemorativos que nos apoiem no sentido de trazer temas significativos e agregá-los ao nosso planejamento como subsídio para que os estudantes desenvolvam habilidades”.

Separamos as principais datas do mês de fevereiro que podem ser usadas em sala de aula para tornar o ensino e a aprendizagem mais dinâmicos, além de conteúdos como reportagens e planos de aulas para professores abordarem feriados e efemérides em suas práticas pedagógicas. 

Datas importantes do mês

O mês é marcado pelo Carnaval, que em 2024 envolverá os dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro (sábado, domingo, segunda e terça-feira de carnaval, respectivamente). Não faltam sugestões para incluir o tema em sala de aula, em diversas disciplinas, já que a festividade conta com uma série de elementos com potencial de aprendizado. Sambas-enredo, batuques e as festas que ocorrem no Rio de Janeiro, na Bahia e em Pernambuco são algumas das diversas possibilidades que o Carnaval traz para professores levarem como tema para suas aulas. 

Outra data importante é o dia 7 de fevereiro, Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas. O assunto pode ser abordado em todas as etapas, da alfabetização até o Ensino Fundamental, o que ajuda a derrubar estereótipos e rótulos. 

Assuntos relevantes de fevereiro na Educação

Acolhimento de professores e semana pedagógica são destaques em fevereiro. Foto: Getty Images

Fevereiro também é o período em que ocorrem importantes atividades da jornada da Educação. A depender do calendário escolar da rede de ensino, é o momento em que a semana pedagógica está em execução.

Ao mesmo tempo, geralmente é nesta época do ano que ocorre também o acolhimento de professores. “O primeiro acolhimento do ano é muito importante, porque permite aos professores criar expectativas em relação ao ano letivo que se inicia. Por isso, [a gestão escolar] precisa selecionar muito bem o que vai fazer”, disse, em entrevista à NOVA ESCOLA, a consultora educacional Celina Fernandes.  

Outro momento de destaque em fevereiro é a volta às aulas e, nesse processo, os estudantes também devem ser acolhidos. Deve-se ter atenção à recepção e aos primeiros dias de aula dos alunos, principalmente considerando que existem particularidades desse processo na Educação Infantil e no Ensino Fundamental

Por fim, o segundo mês do ano também é uma oportunidade para a realização da avaliação diagnóstica, que ajuda a identificar lacunas e avanços nas aprendizagens, além de indicar possibilidades para o planejamento de professores nos meses seguintes. 

Lista de datas comemorativas de fevereiro

Abaixo, você confere uma lista com os principais dias comemorativos, efemérides e feriados de fevereiro, além de indicações de conteúdos da NOVA ESCOLA para utilizar nas datas com intencionalidade pedagógica:

Para ficar por dentro dos conteúdos mais recentes da NOVA ESCOLA, participe do nosso grupo no Telegram!

*Texto publicado originalmente em 01/02/2023 e atualizado em 31/01/2024

Veja mais sobre

Últimas notícias