GEO4_01UND07 - Ação propositiva - Brincadeiras Africanas
Plano de Aula
Plano de aula: Brincadeiras de origem africana
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.
Por: Karina Steluti Silva
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Música <https://youtu.be/Hlnd36deiIE> Acesso em 4 de fevereiro de 2019.
Material complementar:
Texto Brincadeiras africanas para ação propositiva, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/arwwTXnCXfPQ65QBAuruZ2XrDyYDTAa7gPN4QwnnmWbqXjWKwcxmQH5Ay52H/geo4-01und07-acao-propositiva-brincadeiras-africanas.pdf
Para você saber mais:
Para conhecer algumas brincadeiras africanas acesse: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/
Podemos também encontrar orientações sobre o tema em: BRINCADEIRAS AFRICANAS PARA EDUCAÇÃO CULTURAL, Débora Alfaia da Cunha, Castanhal - PA.Edição do autor.2016. p. 13 à 23
Contextos prévios: Os alunos devem estar organizados em 3 grupos. Esses grupos podem estar sentados no chão em pequenos círculos. Portanto organize a sala de aula anteriormente com as mesas e cadeiras no fundo da classe para que a sala esteja com uma área central livre. Se for possível, seria interessante que as brincadeiras fossem feitas na área externa da escola ou quadra, pois exigem grande movimentação. É importante que tenham conhecimento sobre a divisão dos continentes, principalmente localização do continente africano (mostre no mapa mundi). Numa aula anterior, comente sobre a chegada dos africanos no Brasil.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Após ler a frase diga que iremos falar sobre brincadeiras que se são de origem africana e se tornaram parte da cultura brasileira.
Para você saber mais:
FONTE: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/
BRINCADEIRAS AFRICANAS PARA EDUCAÇÃO CULTURAL, Débora Alfaia da Cunha, Castanhal - PA.Edição do autor.2016. p. 13 à 23.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS