Plano de Aula

Plano de aula: Brincadeiras de origem africana

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Conceitos introdutórios sobre população.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF04GE01) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Música <https://youtu.be/Hlnd36deiIE> Acesso em 4 de fevereiro de 2019.

Material complementar:

Texto Brincadeiras africanas para ação propositiva, acesse: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/arwwTXnCXfPQ65QBAuruZ2XrDyYDTAa7gPN4QwnnmWbqXjWKwcxmQH5Ay52H/geo4-01und07-acao-propositiva-brincadeiras-africanas.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer algumas brincadeiras africanas acesse: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/

Podemos também encontrar orientações sobre o tema em: BRINCADEIRAS AFRICANAS PARA EDUCAÇÃO CULTURAL, Débora Alfaia da Cunha, Castanhal - PA.Edição do autor.2016. p. 13 à 23

Contextos prévios: Os alunos devem estar organizados em 3 grupos. Esses grupos podem estar sentados no chão em pequenos círculos. Portanto organize a sala de aula anteriormente com as mesas e cadeiras no fundo da classe para que a sala esteja com uma área central livre. Se for possível, seria interessante que as brincadeiras fossem feitas na área externa da escola ou quadra, pois exigem grande movimentação. É importante que tenham conhecimento sobre a divisão dos continentes, principalmente localização do continente africano (mostre no mapa mundi). Numa aula anterior, comente sobre a chegada dos africanos no Brasil.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Com a turma já organizada em agrupamentos, projete a frase ou escreva no quadro. Após ler a frase diga que iremos falar sobre brincadeiras que se são de origem africana e se tornaram parte da cultura brasileira.

Para você saber mais:

FONTE: https://escolaeducacao.com.br/brincadeiras-africanas/

BRINCADEIRAS AFRICANAS PARA EDUCAÇÃO CULTURAL, Débora Alfaia da Cunha, Castanhal - PA.Edição do autor.2016. p. 13 à 23.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados