Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Tem lógica na Matemática!
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
- Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.
Conceito-chave:
Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos..
Recursos necessários:
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Fichas para a atividade de retomada e tabela impressa para cada aluno;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
- Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, familiarizando os alunos com o conteúdo que será trabalhado.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientação:
Separe os recursos necessários para esta atividade: projetor, questão impressa com o quadro e as fichas ilustradas ou cartaz preparado com o quadro de frutas.
- Professor, esta atividade poderá ser trabalhada individualmente, em duplas ou de forma coletiva.
- Se preferir, imprima a tabela e os desenhos em forma de fichas, para que os alunos montem, facilitando o processo de resolução.
- Questione os alunos a respeito da compreensão das regras para a solução do desafio, descritas no slide.
- Convide um aluno a apresentar a resolução encontrada.
- Caso deseje ampliar esta atividade, diversificando as possibilidades de resposta, deixe todos os quadrinhos em branco para que os alunos completem ou encaixem as fichas, de acordo com as mesmas condições estabelecidas e descritas no slide 3.
Propósito: Recordar conceitos relacionados à resolução de situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Você acredita que exista somente esta solução possível? Explique.
Indicações para leitura e estudo do professor:
- Trabalhe com lógica de um jeito mais divertido - https://novaescola.org.br/conteudo/7137/trabalhe-com-logica-de-um-jeito-mais-divertido
- Problemas matemáticos sem problemas - https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
- Livro: Mentalidades Matemáticas; Joe Boeler; capítulos 5 e 9.
RETOMADA
Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).
Orientação:
Separe os recursos necessários para esta atividade: projetor, questão impressa com o quadro e as fichas ilustradas ou cartaz preparado com o quadro de frutas.
- Professor, esta atividade poderá ser trabalhada individualmente, em duplas ou de forma coletiva.
- Se preferir, imprima a tabela e os desenhos em forma de fichas, para que os alunos montem, facilitando o processo de resolução.
- Questione os alunos a respeito da compreensão das regras para a solução do desafio, descritas no slide.
- Convide um aluno a apresentar a resolução encontrada.
- Caso deseje ampliar esta atividade, diversificando as possibilidades de resposta, deixe todos os quadrinhos em branco para que os alunos completem ou encaixem as fichas, de acordo com as mesmas condições estabelecidas e descritas no slide 3.
Propósito: Recordar conceitos relacionados à resolução de situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Você acredita que exista somente esta solução possível? Explique.
Indicações para leitura e estudo do professor:
- Trabalhe com lógica de um jeito mais divertido - https://novaescola.org.br/conteudo/7137/trabalhe-com-logica-de-um-jeito-mais-divertido
- Problemas matemáticos sem problemas - https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
- Livro: Mentalidades Matemáticas; Joe Boeler; capítulos 5 e 9.
Materiais complementares para impressão
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.
Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.
Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.
Propósito: Resolver situação-problema de lógica
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa reciclagem?
- Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
- Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
- Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
- O que vemos na ilustração?
- Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
- É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
- Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
- É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
- Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
- Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
- Existe uma relação entre as dicas apresentadas?
Materiais complementares para impressão:
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.
Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.
Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.
Propósito: Resolver situação-problema de lógica
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa reciclagem?
- Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
- Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
- Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
- O que vemos na ilustração?
- Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
- É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
- Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
- É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
- Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
- Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
- Existe uma relação entre as dicas apresentadas?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 6, 7 e 8).
Orientação: Este slide apresenta a introdução e ambientação da atividade.
Pense em agrupamento em duplas. Apresente a situação aos alunos e deixe que leiam ou realize a leitura caso tenha alunos não leitores. Promova a análise da ilustração apresentada. Retome com os alunos os conceitos de formas geométricas planas e espaciais.
Deixe que os alunos individualmente leiam as pistas, ou realize a leitura do slide, caso tenha aluno não leitor. Se preferir, ofereça a atividade impressa. A seguir, promova um momento de troca entre os alunos da dupla, com o objetivo de confrontar as diferentes estratégias de raciocínio. Observe os alunos e selecione aqueles com diferentes estratégias de resolução para apresentação no painel de soluções.
Propósito: Resolver situação-problema de lógica
Discuta com a turma:
- Você sabe o que significa reciclagem?
- Você acredita que reciclar e reaproveitar sejam a mesma coisa?
- Quais são as formas geométricas que você vê representadas em objetos do seu dia a dia?
- Quais as diferenças entre essas formas? (planas e espaciais)
- O que vemos na ilustração?
- Você teve dificuldade na leitura e compreensão do problema? Qual?
- É possível resolver o problema lendo as pistas apenas uma vez?
- Você conseguiria chegar à resposta utilizando apenas uma das pistas apresentadas?
- É possível identificar os nomes de todos os robôs e seus donos ao mesmo tempo?
- Qual das pistas fez com que você identificasse um dos robôs e seu respectivo dono primeiramente?
- Qual das pistas não ajudou de início? Ela foi importante em algum momento?
- Existe uma relação entre as dicas apresentadas?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
DISCUSSÃO DE SOLUÇÕES
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 8 a 14).
Orientação: Leia o slide aos alunos, incentivando-os a exporem suas ideias. Deixe que os alunos expressem a maneira como pensaram. Caso algum aluno cometa algum erro, estimule-o a repensar, evitando uma situação vexatória. Indique a autoria da resolução e valorize o que apresentaram. Compare as diversas maneiras de apresentação das resoluções.
Propósito: Compartilhar as diversas estratégias de resolução da situação-problema de lógica.
Discuta com a turma:
- Como vocês pensaram para identificar os robôs e seus donos?
- O que vocês observaram em relação às informações contidas no enunciado e nas dicas?
- Qual é a semelhança entre as estratégias de resolução apresentadas por vocês?
- E a diferença?
- Vocês encontraram alguma dificuldade para resolver esse problema? Qual?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Leia aos alunos a proposta no slide, deixando que reflitam e exponham suas opiniões oralmente.
Propósito: Retomada e conclusão dos conceitos abordados na aula, percebendo a compreensão da turma em relação ao objetivo proposto.
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem de raciocínio lógico para interpretar as informações contidas no enunciado e estabelecer as relações entre as dicas, solucionando o problema proposto.
Materiais complementares para impressão:
RAIO X
Tempo sugerido: 10 minutos (slides 17 e 18).
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem de raciocínio lógico para interpretar as informações contidas no enunciado e estabelecer as relações entre as dicas, solucionando o problema proposto.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_04
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na retomada e na atividade principal, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Retomada
A retomada apresenta um problema de lógica, que valoriza o pensamento matemático. A realização da atividade sugerida pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), antes de iniciar a resolução do problema (slide 3), é importante relembrar com os alunos alguns conceitos matemáticos: vertical, horizontal e quadrado.
Sugiro uma resolução coletiva, sendo que cada aluno que indicar a localização de uma fruta, deve expressar seu raciocínio. Vale ressaltar que, para solucionar com os alunos, você precisa ter a impressão do quadro apresentado no slide 3. Ter o cuidado de colocar o quadro no foco da câmera para assim, será visto por todos e a medida que os alunos forem respondendo, você possa desenhar a fruta no local indicado.
Ao concluir, você pode questionar se existe outra solução possível, provocando reflexões para a justificativa.
Na aula assíncrona, você pode compartilhar com os alunos a situação apresentada na retomada (slide 3), via WhatsApp ou e-mail, por meio fotografia ou print da tela.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a situação da retomada, com outras atividades desse e de outros planos, forme uma sequência e faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que, possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal aborda um problema de raciocínio lógico. Dessa forma, sua realização deve ocorrer pelo mesmo meio de comunicação adotado para o desenvolvimento da retomada.
Na aula síncrona, você deve apresentar a atividade proposta nos slides 5, 6 e 7. Entretanto, no slide 5 estão apresentadas as imagens e nos slides 6 e 7 as pistas que devem ser relacionadas às imagens. O aluno precisa ter acesso às duas informações (imagens e pistas). Se não for possível trabalhar com impressão da atividade, sugiro solicitar que os alunos desenhem as imagens no caderno, e você professor, organize as pistas dos slides 6 e 7 em apenas um slide, para assim deixá-lo fixo na tela, e dessa forma, os alunos terão condições de resolver a situação proposta.
Logo, seguindo a sugestão apresentada, estabeleça um tempo para os alunos realizarem a resolução (descobrir o nome e o dono de cada robô) e em seguida aborde com eles alguns dos questionamentos apresentados no “Discuta com a turma”, que consta no plano.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5, 6 e 7, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída juntamente com a atividade de retomada.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, o problema pode ser respondido no caderno e as resoluções socializadas com os colegas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a) para que os alunos expliquem seu raciocínio, identificando diferenças e semelhanças entre as estratégias apresentadas.
Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução, você pode apresentar os slides 9, 10, 11 e 12 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou físico). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos estudantes, através de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas, e encaminha-las para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para abordar as atividades, favorecer, através da socialização dos raciocínios apresentados, o reconhecimento que para solucionar problemas de lógica, algumas informações precisam ser comparadas e é importante relacionar o texto a imagem.
O texto apresentado no encerramento do plano (slide 15) também pode ser disponibilizado aos alunos.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada nos slides 16 e 17 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas de lógica. Ressaltando que o aluno precisa ter acesso às informações do dois slides, logo para uma aula síncrona sugiro a mesma estratégia adotada na apresentação da atividade principal.
Dessa forma, professor, utilize para trabalhar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da retomada e da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e, quando possível, possibilitar a discussão da mesma.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula.
Se eles tiverem acesso à internet, compartilhe com eles os links dos games que trabalham com lógica:
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/decoracao-de-festas/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/faca-se-a-luz/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/festa-a-fantasia/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/linha-de-pensamento/
https://novaescola.org.br/arquivo/jogos/aha/
https://rachacuca.com.br/logica/problemas/1/
https://rachacuca.com.br/logica/problemas/amigas-na-escola/
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problema de lógica, contendo dados numéricos e não numéricos.
- Compreender o texto do problema, utilizando pensamento dedutivo e raciocínio lógico para chegar à solução.
- Utilizar e representar estratégias diversas de resolução.
Conceito-chave:
Resolução de problemas de lógica envolvendo até 3 atributos..
Recursos necessários:
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Fichas para a atividade de retomada e tabela impressa para cada aluno;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.