Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Tudo que é demais… Situação-problema com excesso de dados
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problema com excesso de dados.
- Resolver problema com várias soluções possíveis.
- Resolver problemas com dados não numéricos.
- Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
- Utilizar estratégias diversas de resolução.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave:
Resolução de problemas com excesso de dados.
Recursos necessários:
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Resolver problema com excesso de dados.
- Resolver problema com várias soluções possíveis.
- Resolver problemas com dados não numéricos.
- Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
- Utilizar estratégias diversas de resolução.
- Estimular a autonomia do aluno.
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Professor, esta atividade poderá ser trabalhada na oralidade e de forma coletiva. Questione os alunos a respeito do que será necessário observar para se chegar à resposta da pergunta. Em seguida, realize a leitura e a reflexão sobre as possíveis respostas, levando-os a recordar o conteúdo trabalhado no plano de aula conceitual sobre o mesmo tema.
Propósito: Levar o aluno a refletir sobre os dados excedentes e dados essenciais à resolução da situação proposta.
Resolução: Considere somente os alimentos e bebidas: pão francês, pão de forma, maçã, bolo e garrafa de água (refrigerante ou suco).
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 4 ao 8)
Orientação: Coletivamente, realize uma conversa com os alunos, inserindo os questionamentos a seguir.
Organize os alunos em duplas, proporcionando a oportunidade de trocas produtivas entre eles. Solicite que leiam ou realize a leitura a todo o grupo, caso não sejam leitores autônomos.
Providencie a entrega de uma cópia da tabela de preços dos produtos para cada dupla de trabalho. Realize a leitura pelas duplas, ou coletivamente.
Leia o texto do slide 7 aos alunos. Deixe claro que esta é uma condição de compra. Solicite que expliquem o que entenderam da condição imposta para a compra das mercadorias em promoção.
Apresente a situação problema às duplas de trabalho e solicite que encontrem uma maneira de chegar à solução. Deixe claro que a representação é livre, podendo ser numérica ou ilustrativa. Inicialmente peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem ou realize a leitura no caso de alunos não leitores. Em seguida, deixe que discutam com o colega, parceiro na dupla determinada previamente, suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Fazer com que os alunos sejam capazes de identificar dados essenciais para resolução de um problema que apresente excesso de dados em seu enunciado.
Discuta com a turma:
- Vocês conhecem um supermercado?
- Costumam ir com sua família?
- O que encontramos no supermercado?
- Já observaram como os produtos estão distribuídos e organizados nos supermercados?
- Como poderíamos definir essa maneira de organizar os produtos? (setores: setor de alimentação, setor de higiene pessoal, setor de produtos de limpeza etc.)
- O que significa uma promoção?
- Vocês acreditam que os preços dos produtos estão próximos à realidade?
- Quais os setores que possuem produtos em promoção neste dia?
Indicações de leitura e estudo ao professor:
“Problemas matemáticos sem problemas”
https://novaescola.org.br/conteudo/2730/problemas-matematicos-sem-problemas
“Como ser bom em matemática, e outros fatos surpreendentes sobre o aprendizado”, Jo Boaler:
https://www.youtube.com/watch?v=3icoSeGqQtY
“Afinal, o que é esforço produtivo e como ele funciona na Matemática?”
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
- Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
- O que você considerou para resolver a questão apresentada?
- Você precisou de quais informações para resolver o problema?
- Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
- Como você pensou para resolver este problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos à qual parte dele?
- Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
- O que você considerou para resolver a questão apresentada?
- Você precisou de quais informações para resolver o problema?
- Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
- Como você pensou para resolver este problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
- Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
- O que você considerou para resolver a questão apresentada?
- Você precisou de quais informações para resolver o problema?
- Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
- Como você pensou para resolver este problema?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9 ao 12)
Orientação: Durante a resolução você deve ter circulado pelos grupos e observado as diferentes maneiras que os alunos utilizaram na tentativa de resolver o problema. Depois que compartilharam as resoluções nas duplas e entre as duplas, chame-os ao quadro para explicarem aos demais colegas como pensaram para chegar à solução. Caso alguma dupla tenha cometido algum erro, deixe que também exponham suas ideias e promova uma reflexão sobre a maneira que pensaram, valorizando este momento com perguntas assertivas e cuidando para não causar constrangimentos.
Propósito: Compartilhar estratégias de resolução.
Discuta com a turma:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema devemos ficar atentos a qual parte dele?
- Como sabemos qual a melhor forma de resolver esse problema?
- O que você considerou para resolver a questão apresentada?
- Você precisou de quais informações para resolver o problema?
- Foi preciso utilizar todas as informações apresentadas nos enunciados?
- Como você pensou para resolver este problema?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os alunos sobre a resolução de problemas com excesso de dados. Leia o conteúdo do slide para conclusão das reflexões.
Propósito: Concluir a atividade, reforçando a aprendizagem em relação à resolução de problemas com excesso de dados.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia desejada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.
Propósito: Que os alunos estejam atentos às informações contidas no enunciado, sendo capazes de identificar as informações essenciais à resolução.
Materiais complementares para impressão:
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_02
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais:- Atividades impressas;
-Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Atividade principal
A atividade principal aborda situação problema com excesso de informações. Dessa forma, a realização da atividade, pode ser em aula síncrona ou assíncrona.
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar os slides 4, 5, 6, 7 e 8 (um de cada vez), solicitando uma leitura coletiva e proporcionando uma roda de conversa, provocando reflexões com os questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”. Importante possibilitar nesse momento que os alunos percebam o excesso de informações apresentadas e as condições de compra estabelecidas no problema.
Após essa análise coletiva, solicite que os alunos solucionem o problema no caderno através de ilustrações, esquemas, cálculos, mobilizando os conhecimentos que já possuem.
Importante nesse momento de resolução deixar a tela do slide 6 fixa, visto que apresenta a tabela de preços, necessária para a resolução. Estabeleça um tempo para realizarem a resolução e, em seguida, inicie os questionamentos:
- Para saber o que devemos fazer para resolver um problema, devemos ficar atentos à qual parte dele?
- Tinha alguma condição de compra estabelecida no problema?
- Para solucionar o problema você utilizou todas as informações apresentadas?
- Quais informações que são relevantes para a solução do problema?
- Temos apenas uma solução possível?
- Já apresentaram todas as possibilidades de resolução?
De acordo com as respostas apresentadas pelos alunos, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera para que todos possam visualizar.
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 4, 5, 6, 7 e 8 com os questionamentos, e compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail, estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução e deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, escolha outras atividades desse e de outros planos que, com essa apresentação nos slides 4, 5, 6, 7 e 8, forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”, de forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Vale destacar que a Atividade complementar do plano apresenta problemas que podem contribuir para a aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
A Discussão da solução apresentada no plano pode ser conduzida pelo mesmo meio de comunicação adotado na atividade principal.
Na aula síncrona, concluindo as resoluções do problema no caderno, é importante criar um momento de socialização e discussão, oportunizando a explicação das resoluções. Após os alunos compartilharem suas estratégias de resolução, você pode apresentar os slides 10, 11 e 12 que abordam a Discussão da solução, provocando reflexões por meio dos questionamentos sugeridos no “Discuta com a turma”.
Na aula assíncrona, as resoluções do problema devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização das resoluções apresentadas pelos alunos, e das apresentadas na Discussão das soluções (slides 10, 11 e 12), através de fotos, mensagem de texto ou áudio, provocando reflexões. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as soluções e explicações apresentadas e encaminhar para os alunos que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, oportunize a leitura do texto apresentado no encerramento (slide 13) para sistematizar os conceitos abordados na atividade.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos solucionam problemas que apresentam excesso de informação no enunciado, e que apresentam várias soluções possíveis. Dessa forma, professor, utilize para apresentar esse problema, o mesmo meio de comunicação adotado para a realização da atividade principal, ressaltando a importância de você realizar a análise das respostas apresentadas por cada estudante e quando possível possibilitar a discussão da mesma.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre os problemas com excesso de informação no enunciado.
Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.
Objetivos específicos
- Resolver problema com excesso de dados.
- Resolver problema com várias soluções possíveis.
- Resolver problemas com dados não numéricos.
- Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
- Utilizar estratégias diversas de resolução.
- Estimular a autonomia do aluno.
Conceito-chave:
Resolução de problemas com excesso de dados.
Recursos necessários:
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.