Plano de Aula

Plano de aula: Tudo que é demais… Situação-problema com excesso de dados

Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista



Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação-problema.

Objetivos específicos

  • Resolver problema com excesso de dados.
  • Resolver problema com várias soluções possíveis.
  • Resolver problemas com dados não numéricos.
  • Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
  • Utilizar estratégias diversas de resolução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave:

Resolução de problemas com excesso de dados.

Recursos necessários:

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Resolver problema com excesso de dados.
  • Resolver problema com várias soluções possíveis.
  • Resolver problemas com dados não numéricos.
  • Compreender o contexto do problema, identificando os dados essenciais à resolução.
  • Utilizar estratégias diversas de resolução.
  • Estimular a autonomia do aluno.