Atividade Principal
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais
Descrição
A corrida - elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Daniela Pistori Tavares
Mentor: Edicléia Xavier da Costa
Especialista: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.
Objetivos específicos
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
- Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
- Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.
Conceito-chave
Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.
Recursos necessários
- Papel;
- Lápis;
- Borracha;
- Quadro;
- Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
- Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
- Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.
Discuta com a turma:
- Você sabe o que é um problema em matemática?
- Você acha possível elaborar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?
Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA