Plano de Aula

Plano de aula: Elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais

mais ações

Descrição

A corrida - elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
  • Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
  • Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
  • Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
  • Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Em seguida, leia o objetivo para a turma.

Discuta com a turma:

  • Você sabe o que é um problema em matemática?
  • Você acha possível elaborar um problema partindo somente de dados numéricos ou não?

Propósito: Compartilhar o objetivo, familiarizando os alunos com o assunto que será trabalhado durante a aula.