Plano de Aula

Plano de aula: Elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais

Descrição

A corrida - elaborando problema a partir de dados numéricos e não numéricos.

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
  • Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
  • Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.

Conceito-chave

Elaboração de situações-problemas, considerando os dados previamente apresentados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas;

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • Ser capaz de elaborar um problema considerando dados numéricos e não numéricos apresentados.
  • Utilizar de conceitos matemáticos para elaboração e resolução de problemas matemáticos coerentes com a situação criada.
  • Estimular a autonomia e a criatividade do aluno.