Plano de Aula

Plano de aula: Situação-problema: falta de dados.

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Processos matemáticos: problemas não convencionais

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Daniela Pistori Tavares

Mentor: Edicléia Xavier da Costa

Especialista: Rita Batista

Habilidade da BNCC

Desenvolver estratégias de representação de um problema não convencional e comparar diferentes soluções para uma mesma situação - problema.

Objetivos específicos

  • Selecionar os dados apresentados.
  • Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
  • Ser capaz de perceber um problema sem solução.
  • Estimular a autonomia do aluno.

Conceito-chave

Resolução de problemas sem resposta, devido a falta de dados.

Recursos necessários

  • Papel;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Quadro;
  • Atividades projetadas em formato de slides ou impressas.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

    • Selecionar os dados apresentados.
    • Identificar a ausência de dados essenciais à resolução.
    • Ser capaz de perceber um problema sem solução.
    • Estimular a autonomia do aluno.