Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT3_25RDP_07
Recursos
- Necessários: Caderno e lápis.
- Opcionais: - Atividades impressas;
- Algum meio de comunicação: Zoom, Google Meet, Team Link, WhatsApp, e-mail e documento PowerPoint.
Para este plano, a sugestão é que foque na Atividade principal e na Discussão da solução, lembrando a importância de visitar todas as etapas do plano, para assim poder identificar outras partes que julgue relevante para contribuir com a aprendizagem de seus alunos.
Aquecimento
Como a atividade principal propõe duas ações, a primeira corresponde a produção de um texto a partir da observação de uma imagem e a segunda, a elaboração de uma situação problema a partir de uma informação (não numérica) dada. Nesse sentido, é totalmente pertinente realizar na primeira aula, a atividade sugerida no aquecimento.
A atividade pode ser realizada em aula síncrona ou assíncrona, entretanto sugiro adaptação para a execução. (A sugestão para a aula assíncrona também pode ser utilizada na síncrona, se preferir).
Na aula síncrona (Zoom, Google Meet ou Team Link), você pode apresentar as frases que estão no slide 3 (uma por vez), e assim, estimular uma conversa com os alunos e consequentemente a construção coletiva do problema a partir da frase dada. Nesse momento, professor, de acordo com as sugestões apresentadas pelos alunos para a construção do problema, você poderá ser o escriba, tendo o cuidado de registrar, focando a câmera, para que todos possam visualizar. (Ressaltando a necessidade de pensar em qual objeto utilizará para registrar a construção do problema, ou seja, lousa, papel kraft, etc).
Após concluir as produções dos 3 problemas, provoque reflexões:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- É possível elaborar outro problema a partir da frase dada?
- Existe uma relação entre as informações dadas e a pergunta realizada?
- É necessário resolver o problema que vocês elaboraram? Por quê?
- Qual a dificuldade para elaborar um problema?
Em seguida, oportunize a leitura do slide 4 e aborde os seguintes questionamentos:
- Quais as diferenças e semelhanças entre esses problemas apresentados e os que foram elaborados por vocês?
- É possível ter outros problemas partindo da mesma frase?
- As informações dadas são suficiente para responder à pergunta realizada?
Na aula assíncrona, você pode organizar e compartilhar via WhatsApp ou e-mail, a seguinte atividade:
Primeiramente você pode apresentar as frases (na tabela como sugerido no slide 3) e questionar se é possível criar um problema, partindo das frases dadas.
Em seguida, apresente os enunciados e as perguntas dos problemas separadamente, ou seja, serão 3 enunciados e 3 perguntas. Solicite que o aluno organize e monte o problema e indique a qual frase ele se refere (registrando na tabela dada).
Após o aluno montar a tabela apresentada no slide 4, lance alguns questionamentos (pertinentes para essa execução) sugeridos na aula síncrona.
Solicite que os alunos apresentem suas resoluções pelo mesmo meio de comunicação recebido.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, organize a atividade sugerida com outras atividades desse e de outros planos e forme uma sequência. Faça a impressão, inclusive com orientações, questionamentos e um cronograma para a realização das atividades. Solicite que as famílias peguem na escola. Neste caso, acompanhe as aprendizagens sugerindo registros de soluções e/ou a confecção de um “Diário de bordo”. De forma que possa ser estabelecido um acordo para que, se possível, as famílias encaminhem a devolutiva à escola.
Atividade principal
A atividade principal sugere duas ações, logo, sugiro que sejam apresentadas na segunda aula, e podem ser conduzidas pelo mesmo meio de comunicação adotado no aquecimento.
Na aula síncrona:
A primeira atividade (1ª ação) apresentada nos slides 5 e 6, propõe a produção de um texto a partir da imagem dada. Dessa forma, esta produção pode ser coletiva, seguindo o mesmo direcionamento dado na atividade do aquecimento. Neste momento, é importante estimular que pensem em informações numéricas, perguntando, por exemplo:
- Tem animais? Quais? Quantos?
- Existem plantas e frutas?
- O que o Sr. Juca pode fazer com as frutas que sobram?
- Pode vender os animais? As frutas? Por quanto?
Na segunda atividade (2ª ação) você pode apresentar o slide 7 e desafiar os alunos a realizarem a leitura da problematização apresentada e solucioná-la no caderno, mobilizando os conhecimentos que já possuem. Estabeleça um tempo para realizarem a produção e em seguida inicie questionamentos, por exemplo:
- No que foi preciso pensar para poder elaborar o problema?
- É possível elaborar outros problemas diferentes?
Na aula assíncrona, você pode fotografar ou printar a tela dos slides 5, 6 e 7, as orientações das duas ações e os questionamentos pertinentes, para assim compartilhar com os alunos via WhatsApp ou e-mail. Estabelecendo um prazo para a devolutiva da resolução, deixando a possibilidade do contato com você para esclarecimentos necessários.
Se não for possível a comunicação on-line com seus alunos, esta atividade deve ser inserida na sequência construída com a atividade do aquecimento.
Vale ressaltar que a Atividade complementar do plano apresenta proposta de problemas que contribuem para o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes.
Discussão das soluções
Na aula síncrona, os problemas elaborados serão socializados e discutidos com os colegas, mediante questionamentos e incentivo do(a) professor(a). Nesse momento de compartilhamento e discussão você pode provocar reflexões por meio dos questionamentos do “Discuta com a turma” sugeridos no plano.
Após a discussão dos problemas elaborados pelos alunos, você pode apresentar os slides 9, 10 e 11, correspondentes à Discussão da solução, permitindo reflexões a partir da identificação das semelhanças e diferenças nas produções.
Na aula assíncrona, as produções devem ser devolvidas ao professor de acordo com o meio de entrega (digital ou fisicamente). No caso da devolutiva digital, o professor pode favorecer a socialização dos problemas elaborados pelos alunos e dos apresentados na Discussão da solução (slides 9, 10 e 11), por meio de fotos, mensagem de texto ou áudio. Entretanto, na devolutiva física, o professor deve organizar as produções e encaminhar para os estudantes que recorrem a este meio de comunicação.
Sistematização
De acordo com o meio de comunicação estabelecido para a resolução das atividades, favorecer, através da socialização das produções apresentadas, o levantamento do que foi aprendido e realizar a leitura do slide 12 que corresponde a sistematização do plano.
Raio X
A atividade do Raio X apresentada no slide 14 pode ser usada para verificar se os alunos elaboram problemas a partir de uma frase apresentada.
Dessa forma, para os alunos que realizaram as atividades pelo acesso digital, solicite que registrem suas elaborações no documento PowerPoint compartilhado por você (interessante que cada aluno registre em um lâmina).
Para os demais alunos, receba a devolutiva física e transcreva no PowerPoint, ressaltando a importância de socializar com todos.
Convite às famílias
Oriente aos familiares que nesse momento é ideal que estabeleçam a rotina de estudo para seu/sua filho(a), com horários definidos. Relembre-os da importância de incentivar e, se possível, acompanhar as atividades do seu/sua filho(a).
Sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula, apresentando inclusive suas produções. Este pode ser um momento muito relevante de interação na família, e de grande aprendizado.