Para organizar um bom trabalho
Plano de Aula
Plano de aula: Construindo identidades com meu grupo
Plano 3 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre O que há de migrante em nós?
Por: Aline Soares Silva
Aula
Sobre o plano
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.
Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e a da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.
Sobre esse plano: esse plano contempla uma aula de 150 minutos. Dê sequência a ele com o plano 4 - Todos temos um pouco de migrantes! quando culminará este miniprojeto.
Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Neles serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.
Nessa aula, os alunos devem se organizar para montar a apresentação dos dados coletados por meio das entrevistas trabalhadas no plano 2. Os grupos que recolheram dados comuns aos entrevistados vão se organizar para um trabalho maior. A intenção, ao final da aula, é que os alunos componham uma apresentação para o grupo, com o tema “O que há de migrante em mim”. É importante que façam o planejamento, passo a passo, prevendo o uso de materiais diversos, o tempo e o produto final das produções, para que tenham todos os recursos necessários à mão.
Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Geografia ou História) ou combinar encontros entre dois componentes envolvidos. Este plano faz parte de um pequeno projeto, que será contemplado em 4 planos de aula. Dê sequência a este plano com o plano 4 - Todos temos um pouco de migrantes!
Ação prévia: peça aos alunos que reservem diferentes materiais e preveja como será a montagem dos trabalhos. Eles podem selecionar materiais de sucata, trazer celulares para gravação, peças que simulem microfone e caixa que simule uma televisão, entre outros objetos. Converse com a equipe de coordenação sobre a organização desse projeto e a organização da culminância, para que seja viabilizado o encontro de pais. Garanta um tempo, em cada aula, para fazer registros de fotos e vídeos do grupo trabalhando. Esses registros serão importantes para as apresentações finais.
Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.
Materiais necessários: folhas A4 para registro dos planejamentos dos trabalhos, cartolinas, revistas, canetas hidrocor, cola, tesoura, papéis coloridos, sucatas.
Folha de papel 60 kg ou outra similar, para confecção dos convites para as famílias. Folha kraft e Post-its para avaliação da aula.
Caso tenha disponível na escola, selecione computadores, notebooks e alguma filmadora ou câmera fotográfica para a execução dos trabalhos.
Lembre-se de ter em mãos uma câmera fotográfica ou o próprio celular para registrar os momentos da aula. Essas fotos podem fazer parte do momento de apresentação da culminância do projeto.
As orientações para planejamento podem ser impressas nos materiais complementares.
Quadro de organização de apresentações, disponível nos materiais complementares.
Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.
Vídeo YouTube - Migrações: Um fenômeno global
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=spFE9y0w1Tw
Acesso: 2/3/2020
Vídeo - Youtube - Quem não é migrante?
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0
Acesso: 3/3/2020
Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes
Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/
Acesso: 3/3/2020
Museu da imigração de São Paulo
Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/
Acesso: 3/3/2020
Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura
Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/
Acesso: 3/3/2020
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: inicie a aula organizando a sala em círculos, mantendo os grupos criados na aula anterior (plano 2 - O que há de migrante em mim?) lado a lado. Peça aos alunos que estejam de posse das entrevistas e das tiras coloridas. Caso perceba um grupo muito grande apresentando as mesmas características dos povos migrantes, peça aos alunos que se dividam em dois ou três. O ideal é trabalhar com grupos menores, de até 5 alunos.
Explique aos alunos que nessa aula eles devem planejar e estruturar, de forma criativa e colaborativa, a apresentação do projeto “o que há de migrante em nós”.
Retome as apresentações da aula anterior, valorizando a origem de cada estudante. Converse brevemente com os alunos de modo que percebam a diversidade de pessoas presentes na sala e a riqueza cultural.
Peça que relatem brevemente sobre o que descobriram a respeito das origens dos colegas. Esse momento será para rememorar as atividades desenvolvidas no plano 2 - O que há de migrante em mim?
É importante que, nesse momento, os alunos reconheçam a própria identidade, a riqueza familiar herdada, e percebam-se parte dos diferentes grupos que auxiliaram na formação cultural do nosso país.
Como adequar à sua realidade: convide, nesse momento, alguém de sua escola ou da sua comunidade que tenha migrado para sua localidade. Peça para que seu convidado(a) fale aos estudantes sobre os desafios encontrados, as facilidades, a possibilidade de troca com pessoas, o que aprendeu sobre a nova cultura e o que ensinou sobre a própria cultura, mudanças que teve no modo de viver comparando as duas culturas etc.
Imagem disponível: https://br.freepik.com/vetores-gratis/grupo-multirracial-de-fundo-de-pessoas_4850574.htm#page=1&query=diversidade&position=0
Acesso: 6/4/2020
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA