Folha de atividade da Sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: O Jornalismo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de trabalho na cidade e no campo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis e borracha e um jornal impresso local ou mesmo da escola.
Material complementar:
- Folha de Atividade da Sistematização:
- Imagens e Fotografias do plano para impressão.
Para você saber mais:
- JUNIOR. Manoel Caetano do Nascimento. HISTÓRIA LOCAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: DAS REFLEXÕES CONCEITUAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ANPHU. Bahia, 2016. Disponível em:
http://snh2011.anpuh.org/resources/anais/49/1477852456_ARQUIVO_Trabalhocompleto.pdf Acesso em: 16/03/2019
- SOUSA. Jorge Pedro.Uma história breve do jornalismo no Ocidente. Universidade Fernando Pessoa e Centro de Investigação Media & Jornalismo. Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/sousa-jorge-pedro-uma-historia-breve-do-jornalismo-no-ocidente.pdf Acesso em: 16/03/2019
- PONTES. Felipe Simões. Do Jornalismo e da História à História do Jornalismo.
Disponível em:
http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/encontros-nacionais/6o-encontro-2008-1/Do%20Jornalismo%20e%20da%20Historia%20a%20Historia%20do%20Jornalismo.pdf Acesso em: 16/03/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula para os alunos. Este poderá ser projetado ou ainda escrito no quadro da sala.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para contextualizar esta aula sugere-se uma conversa com os alunos sobre a presença de jornais na rotina das suas casas, não apenas o impresso, mas televisionados, os online e de rádios.
Para a realização desta etapa propõe-se roteiro abaixo:
- Peça aos alunos para observarem a imagem no slide e pergunte e peça que descrevam o que estão vendo.
- Agora pergunte se alguém já leu um jornal impresso (provavelmente a maioria dirá que não, e pode ser que alguns relatem que algum parente o leia ou que viram ser usado para guardar objetos)
- Entregue para os alunos uma folha do jornal impresso local e enquanto os alunos olham, pergunte qual o principal assunto, na opinião deles, que encontramos em um jornal ( é provável que em geral os alunos respondam notícias, mas a resposta pode variar de acordo com as páginas que cada um recebeu).
- Pergunte, agora, se eles sabem dizer alguma outra forma de saber notícias além do jornal impresso ( provavelmente os alunos responderão internet e TV).
- Conclua convidando-os para conversar mais sobre o mundo do jornalismo e conhecer o trabalho do jornalista.
FONTE: Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 15/03/2019
Como adequar à sua realidade:
- A imagem do Slide está disponível para impressão caso não seja possível projetar. Então poderá ser colada em algum suporte para que fique visível aos alunos.
- O roteiro sugerido pode ser modificado de acordo com o envolvimento da turma e as especificidade de suas localidades que podem não ter acesso a internet ou jornais televisionados, mas tenham mais contato com rádios e jornais impressos. O interessante é focar no que for mais comum a realidade dos alunos e tornar o aprendizado mais significativo.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para dar continuidade sobre o processo de conhecimento da profissão de jornalista foram selecionadas três fotografias como fontes históricas, que demonstram algumas das mudanças ocorridas na execução do jornalismo ao longo dos anos. E um vídeo curto no qual uma jornalista da Revista Super Interessante relata de forma clara e acessível o que é ser jornalista. Para esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Inicie apresentando aos alunos as fotografias que estão neste primeiro slide. Estas trazem três momentos do jornalismo, a Fotografia 1 mostra um jornal impresso de 1899, nesta época a principal forma das notícias chegarem até as pessoas era por jornal impresso. A Fotografia 2 mostra o jornal televisionado muito comum ainda hoje. A Fotografia 3 mostra uma pessoa acessando um jornal online que atualmente se populariza e se mostra como uma nova e acessível forma de exercer o jornalismo.
- Peça aos alunos para observarem as diferentes maneiras de se fazer jornalismo apresentada pelas fotografias e então pergunte o que na opinião deles tornou possível essas mudanças ( espera-se que os alunos respondam que foi o uso de novas tecnologias. Caso nenhum aluno perceba isso então explique para eles).
- Depois de observadas as fotografias, convide os alunos para assistir a entrevista de uma Jornalista da Revista Super Interessante onde ela conta como é ser um jornalista. Enquanto assistem a entrevista peça para que tentem responder a questão abaixo:
- O qual a principal missão do jornalista?
- Segundo a jornalista, qual a principal parte do trabalho dela?
- Por que ser curioso é importante para um jornalista?
- As respostas dos alunos às perguntas acima devem ser sintetizadas e anotadas em um suporte que fique visível a todos. Lembrando que não há necessariamente um gabarito, mas que neste momento os alunos devem fazer suas inferências e exercitar o debate, o que é fundamental para o processo de construção do conhecimento.
FONTE 1: Fotografia: LABIM-UFRN. Diário do Natal.
Disponível em:
http://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/bitstream/123456789/91/2/DI%C3%81RIO%20DO%20NATAL%201899.06.pdf Acesso: 15/03/2019
FONTE 2: Fotografia: YOUTUBE. Jornal Hoje.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=G2aO9cjCNBo&t=1292s Acesso: 15/03/2019
FONTE 3: Fotografia: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 15/03/2019
VIDEO: Youtube. Cine Profissões/ Jornalismo.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=qZ24EGddLcY Acesso em: 15/03/2019
Como adequar à sua realidade:
- Se não for possível projetar os slides com as fotografias você poderá imprimi-las e produzir um cartaz ou colar na parede ou quadro da sala. Também é possível substituí-las por fotografias que você tenha à mão e que mantém o mesmo propósito das que estão no slide.
- Se não for possível reproduzir o vídeo para os alunos tente conseguir um depoimento escrito de um jornalista local ou quem sabe até a visita dele à escola. Uma boa opção é ir a universidades e faculdades locais ou enviar email e entrar em contato com professores e alunos do curso de jornalismo.
- O roteiro sugerido poderá ser modificado de acordo com o envolvimento da turma.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para dar continuidade sobre o processo de conhecimento da profissão de jornalista foram selecionadas três fotografias como fontes históricas, que demonstram algumas das mudanças ocorridas na execução do jornalismo ao longo dos anos. E um vídeo curto no qual uma jornalista da Revista Super Interessante relata de forma clara e acessível o que é ser jornalista. Para esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Inicie apresentando aos alunos as fotografias que estão neste primeiro slide. Estas trazem três momentos do jornalismo, a Fotografia 1 mostra um jornal impresso de 1899, nesta época a principal forma das notícias chegarem até as pessoas era por jornal impresso. A Fotografia 2 mostra o jornal televisionado muito comum ainda hoje. A Fotografia 3 mostra uma pessoa acessando um jornal online que atualmente se populariza e se mostra como uma nova e acessível forma de exercer o jornalismo.
- Peça aos alunos para observarem as diferentes maneiras de se fazer jornalismo apresentada pelas fotografias e então pergunte o que na opinião deles tornou possível essas mudanças ( espera-se que os alunos respondam que foi o uso de novas tecnologias. Caso nenhum aluno perceba isso então explique para eles).
- Depois de observadas as fotografias, convide os alunos para assistir a entrevista de uma Jornalista da Revista Super Interessante onde ela conta como é ser um jornalista. Enquanto assistem a entrevista peça para que tentem responder a questão abaixo:
- O qual a principal missão do jornalista?
- Segundo a jornalista, qual a principal parte do trabalho dela?
- Por que ser curioso é importante para um jornalista?
- As respostas dos alunos às perguntas acima devem ser sintetizadas e anotadas em um suporte que fique visível a todos. Lembrando que não há necessariamente um gabarito, mas que neste momento os alunos devem fazer suas inferências e exercitar o debate, o que é fundamental para o processo de construção do conhecimento.
FONTE 1: Fotografia: LABIM-UFRN. Diário do Natal.
Disponível em:
http://repositoriolabim.cchla.ufrn.br/bitstream/123456789/91/2/DI%C3%81RIO%20DO%20NATAL%201899.06.pdf Acesso: 15/03/2019
FONTE 2: Fotografia: YOUTUBE. Jornal Hoje.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=G2aO9cjCNBo&t=1292s Acesso: 15/03/2019
FONTE 3: Fotografia: banco de imagens Nova Escola. Acesso em: 15/03/2019
VIDEO: Youtube. Cine Profissões/ Jornalismo.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=qZ24EGddLcY Acesso em: 15/03/2019
Como adequar à sua realidade:
- Se não for possível projetar os slides com as fotografias você poderá imprimi-las e produzir um cartaz ou colar na parede ou quadro da sala. Também é possível substituí-las por fotografias que você tenha à mão e que mantém o mesmo propósito das que estão no slide.
- Se não for possível reproduzir o vídeo para os alunos tente conseguir um depoimento escrito de um jornalista local ou quem sabe até a visita dele à escola. Uma boa opção é ir a universidades e faculdades locais ou enviar email e entrar em contato com professores e alunos do curso de jornalismo.
- O roteiro sugerido poderá ser modificado de acordo com o envolvimento da turma.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para sistematização do conhecimento construído propõe-se a seguinte atividade:
- Explique aos alunos que eles farão uma atividade individual e entregue para cada um a folha de atividade da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4M9z7Q8cF7JaSVyTFq5a8sx8QWQ6qQfaKxfGejPMCuX9CQHbxzsUq8FCjhDH/his3-11und02-folha-de-atividade-da-sistematizacao.pdf
- Explique que eles deverão responder na folha entregue a pergunta que está no slide. E que as suas respostas serão enviadas ao jornal local impresso que eles receberam no início da aula.
- Para animar os alunos diga que é possível que o jornal publique as suas respostas.
- Compartilhe o trabalho dos alunos com a turma colocando no mural da sala ou solicitando que cada um leia a resposta que formulou.
Ilustração. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em:16/03/2019
Como adequar à sua realidade:
- Se não for possível fotocopiar as folhas de atividade para cada um dos alunos você poderá pedir que os alunos copiem para uma folha do caderno.
- Se algum dos alunos tiver dificuldades com a produção escrita peça que ele verbalize ou faça um desenho.
- Se a escola tiver um jornal próprio ou a comunidade tiver uma rádio, você poderá trabalhar com estes e assim aproximar dos alunos o objeto de conhecimento.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é perceber como os acontecimentos foram noticiados ao longo do tempo. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Nesta aula, apresente o jornal impresso/PDF aos estudantes. Peça, via áudio, vídeo ou texto, que questionem junto aos familiares se há algum jornal impresso na casa deles. É provável que não, por isso, compartilhe o “Jornal da Educação”. Dê um tempo para que eles possam “folhear” eletronicamente o jornal. Em seguida, questione:
- Qual o principal gênero textual encontramos no jornal? (É provável que, em geral, os alunos respondam notícias).
- Vocês conhecem outra forma de saber notícias além do jornal impresso? (Provavelmente os alunos responderão internet e TV).
Peça que eles realizem uma pesquisa sobre como é o trabalho de um jornalista e solicite que compartilhem as respostas, via áudio, no grupo da turma.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Cine Profissões”. Em seguida, envie para eles as questões abaixo:
- Qual a principal função do jornalista?
- Segundo os jornalistas, qual a principal parte do trabalho deles?
- Por que ser curioso é importante para um jornalista?
Peça que as respostas sejam anotadas no caderno e compartilhadas no grupo da turma. Você pode auxiliar os estudantes tirando dúvidas ao longo das produções.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Informe que eles devem produzir uma pequeno jornal. Solicite que escolham uma temática da própria realidade, seja um problema social ou algo que queiram destacar na rotina. Eles devem escrever um pequeno texto e gravar um vídeo como se fossem jornalistas de televisão.
Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Vida do estagiário - Jornalismo” e “Como é o dia da jornalista Ana Paula Araújo”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF01HI04, EF02HI01, EF02HI02 e EF05HI02.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
Palavras-Chave: Jornalismo; Mídia Digital; Informação