Paula Peres Jornalista pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com Educação antes mesmo de entrar na faculdade e foi educadora voluntária do Projeto Redigir por quatro anos. Nasceu no Capão Redondo, periferia de São Paulo, é feminista, pagodeira e tem sempre uma piada na ponta da língua. Gosta do cheiro de escola, café e pipoca.

Quem já pensou em ser repórter na TV, coloca a mão aqui

A newsletter de hoje traz um projeto de Educação Midiática que pode começar já na Educação Infantil

POR:
Soraia Yoshida

Tudo bom?

Quando estava me formando em Jornalismo (há muitas galáxias passadas), eu me lembro dos amigos de família sempre questionando: “Você vai aparecer na TV?”

Eu, educadamente, dizia que o Jornalismo tinha muitas outras facetas e que eu poderia trabalhar em jornais, revistas, no rádio, olha quantas oportunidades! Ainda assim, eu sentia que muita gente ficava um pouco decepcionada por não ter a chance de me “reconhecer” na telinha. 

Hoje a produção de conteúdo está bem mais democrática e crianças e adolescentes podem ser repórteres, roteiristas, editores e diretores. Com ajuda de um celular e conexão com a internet, todo mundo pode experimentar seu lado jornalista, como faz o professor Marcio Gonçalves. Ele aplicou seus conhecimentos em Jornalismo e Educação Midiática para

fazer de seus alunos criadores de conteúdo. Melhor ainda: eles são capazes de analisar e aplicar seu senso crítico ao que fazem e ao que veem na internet. Conheça mais sobre o projeto aqui.

Cidadania em Movimento

Em celebração ao Mês do Professor, a Fundação Volkswagen e a Nova Escola lançam a trilha pedagógica “Cidadania em Movimento”, voltada à Educação para a mobilidade sustentável. A proposta é disponibilizar aos educadores conteúdos formativos que fortaleçam a importância da construção desses saberes para o desenvolvimento dos estudantes e que também possam estimulá-los a realizar projetos interdisciplinares abordando esses temas de maneira significativa. Clique aqui para saber mais.

Por hoje é só, muito obrigado pela atenção

Soraia Yoshida
Editora de Nova Escola