Plano de Aula

Plano de aula: O Comércio Local

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de trabalho na cidade e no campo

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, meia folha de cartolina de acordo com a quantidade de equipes, material de colorir e entrevista com comerciante local feita previamente pelos alunos organizados em equipes.

Material complementar:

  • Roteiro de Entrevista:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qd4VV9ZMuS98zdq5yZZNyJFudzAsZXdqSEMsT2Se9QtPPJ7WTkBjMaHFhnUt/his3-11und03-roteiro-de-entrevista.pdf

  • Folha com as Perguntas do Slide da Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NkZGKzwsyVMEX6qMRgz2pZK9c4HY5W2JqW3DMXhkwaXqk6Vhc7KNYb2nzaZE/his3-11und03-ilustracoes-dos-slides-para-impressao.pdf

  • Ilustrações dos Slides para impressão:

Para você saber mais:

BLUME, Luiz Henrique dos Santos. Laboratório de História Oral: ensino de História e fontes orais – memórias construindo outras histórias na cidade de Ilhéus-BA. XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: História e Democracia.

Disponível em:

https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1488815826_ARQUIVO_LaboratoriodeHistoriaOral_ensinodeHistoriaefontesorais-ANPUHUNB2017.pdf Acesso em: 01/04/2019

BERTE, Isabela Lisboa. Os usos da memória no ensino de História: o aluno atuando como historiador a partir da História Oral.pa > v. 4, n. 11 (2012).

Disponível em:

https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/30850 Acesso em: 01/04/2019

SILVA DA, T. V.;OLIVEIRA DE, F. A. L.; ALEGRO, R. C. OFICINA DE ENTREVISTAS: MEMÓRIAS NA SALA DE AULA .

Disponível em:

http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/ARTIGOSANAIS_SEPECH/tatianevsilva.pdf Acesso em: 01/04/2019

YOUTUBE. O Ensino de História e a Valorização da Memória Local.

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W3T_lgHvM20 Acesso em 01/04/2019

YOUTUBE: Prêmio Educador Nota Dez. Paloma Silva Santos.

Disponível em:

https://www.youtube.com/watch?v=9iBpd_S5Xzo Acesso em: 04/04/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente este objetivo aos alunos. Pode ser projetado ou mesmo disponibilizado em algum suporte visível para que os alunos leiam.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA