Roteiro de Entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: O Comércio Local
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de trabalho na cidade e no campo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis, borracha, meia folha de cartolina de acordo com a quantidade de equipes, material de colorir e entrevista com comerciante local feita previamente pelos alunos organizados em equipes.
Material complementar:
- Roteiro de Entrevista:
- Folha com as Perguntas do Slide da Problematização:
- Ilustrações dos Slides para impressão:
Para você saber mais:
BLUME, Luiz Henrique dos Santos. Laboratório de História Oral: ensino de História e fontes orais – memórias construindo outras histórias na cidade de Ilhéus-BA. XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: História e Democracia.
Disponível em:
https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1488815826_ARQUIVO_LaboratoriodeHistoriaOral_ensinodeHistoriaefontesorais-ANPUHUNB2017.pdf Acesso em: 01/04/2019
BERTE, Isabela Lisboa. Os usos da memória no ensino de História: o aluno atuando como historiador a partir da História Oral.pa > v. 4, n. 11 (2012).
Disponível em:
https://seer.ufrgs.br/aedos/article/view/30850 Acesso em: 01/04/2019
SILVA DA, T. V.;OLIVEIRA DE, F. A. L.; ALEGRO, R. C. OFICINA DE ENTREVISTAS: MEMÓRIAS NA SALA DE AULA .
Disponível em:
http://www.uel.br/eventos/sepech/arqtxt/ARTIGOSANAIS_SEPECH/tatianevsilva.pdf Acesso em: 01/04/2019
YOUTUBE. O Ensino de História e a Valorização da Memória Local.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=W3T_lgHvM20 Acesso em 01/04/2019
YOUTUBE: Prêmio Educador Nota Dez. Paloma Silva Santos.
Disponível em:
https://www.youtube.com/watch?v=9iBpd_S5Xzo Acesso em: 04/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente este objetivo aos alunos. Pode ser projetado ou mesmo disponibilizado em algum suporte visível para que os alunos leiam.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie uma conversa com os alunos sobre suas experiências ao participarem de compras com os pais ou responsáveis em supermercados, comércios locais e feiras. Objetiva-se que os alunos, a partir das suas vivências, possam iniciar uma reflexão sobre os aspectos do trabalho dos comerciantes.
Para desenvolvimento desta etapa sugere-se o roteiro a seguir:
- Inicie convidando os alunos para lerem a pergunta que está no slide e observar a ilustração.
- Peça que respondam relatando suas experiências (É importante neste momento mostrar aos alunos que todos precisam ser ouvidos e ter suas falas respeitadas)
- Dê continuidade ao debate perguntando aos alunos:
- Como vocês imaginam ser o dia a dia de trabalho de um comerciante? ( dê oportunidade para que alunos que não puderam participar da pergunta anterior manifestarem suas opiniões nesta).
- Provavelmente os alunos vão se referir a atividade que eles observam nas suas próprias idas a comércios.
- Agora explique aos alunos que vocês irão ler com bastante atenção as entrevistas que foram feitas com os comerciantes locais e assim conhecer um pouco da histórias desses profissionais.
Ilustração: Banco de Imagens Nova Escola. Carrinhos de Compras. Acesso em: 01/04/2019
Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa a sua realidade, sugere-se:
- Se não for possível projetar o slide, monte um cartaz reproduzindo a pergunta e a ilustração. Esta estará disponível em documento para impressão.
- O roteiro de conversa com os alunos poderá ser alterado de acordo com a dinâmica e disponibilidade de tempo de aula da sua turma.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesta etapa será utilizado como fonte histórica a entrevista feita pelos alunos com comerciantes locais, ou seja, o relato oral. Com estas entrevistas os alunos poderão analisar diferentes aspectos da rotina, histórias, permanências e mudanças no desenvolvimento desta profissão. Considere que não necessariamente todos os aspectos supracitados devem ser analisados, pois não se pode garantir que nas entrevistas haverá possibilidade de encontrá-los.
Para desenvolvimento desta etapa, sugere-se:
- Apresente o slide para os alunos e explique que deverão se organizar em equipes, as mesmas que fizeram a entrevista.
- Explique que cada equipe lerá a entrevista que fez e juntos conversarão sobre as perguntas que estão no slide.
- Tome nota dos levantamentos feitos pelos grupos e estimule os alunos a pensarem no porquê das possíveis divergências.
Ilustração. Banco de Imagens Nova Escola. menina pensando. Acesso: 01/04/2019
- Roteiro de Entrevista:
- Folha com as Perguntas do Slide da Problematização:
Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa sugere-se:
- É possível trabalhar com outro tipo de fonte histórica, como vídeos, fotografias e até mesmo convidar um comerciante local para ser entrevistado pelas crianças e a partir de pesquisas sobre essa profissão, os alunos poderão elaborar o roteiro de perguntas com base nas suas curiosidades sobre o tema.
- Se não for possível projetar o slide, use a folha de perguntas da problematização que estará disponível para impressão. Você também poderá escrever as perguntas no quadro da sala.
- Se na sua localidade há um tipo de comércio característico como pescaria, artesanato, culinária típica, trabalhe com este e adapte as perguntas para as especificidades. A proximidade com a realidade dos alunos torna o aprendizado significativo.
- A folha de entrevista com o comerciante não cita nenhuma atividade comercial específica e portanto poderá ser utilizada mesmo que você especifique a pesquisa dos alunos.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para sistematização propõem-se como atividade que os alunos, mantendo a equipe da problematização, produzam um pequeno cartaz contando a história do comerciante local que eles entrevistaram. Neste cartaz os alunos deverão contemplar os pontos destacados abaixo:
- Com que tipo de mercadoria ele trabalha.
- Como é o comércio fisicamente.
- O que mudou no comércio.
Após a criação do cartaz as equipes devem explicar para todos a sua produção. Para o cartaz entregue às equipes meia folha de cartolina e material de colorir.
Ilustração. Banco de Imagem Nova Escola. Comerciante. Acesso em 01/03/2019
Como adequar à sua realidade: Para adequar esta etapa a sua realidade sugere-se:
- Se não for possível que cada equipe fale sobre a produção feita você poderá expor os trabalhos no mural da sala.
- Além do material de colorir os alunos podem utilizar elementos do comércio local para o caso de se trabalhar um comércio específico como itens do artesanato produzido na região, grão ou fruto cultivado na áreas etc.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer aspectos da profissão de comerciante. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Pergunte aos estudantes:
- Você costuma ir às compras com seus pais ou algum adulto?
- Como vocês imaginam ser o dia a dia de trabalho de um comerciante?
Envie a pergunta via áudio, texto ou vídeo. Aguarde as respostas e peça que os alunos as enviem para o grupo da turma por áudio. Considere ampliar o debate inserindo questões referentes ao comércio local.
Problematização
Para esta etapa, produza uma entrevista com um comerciante do bairro da escola. Você pode usar o roteiro de entrevista proposto no plano. A ideia inicial do Plano de Aula era que os estudantes coletassem os dados, porém, tendo em vista a pandemia e o isolamento, você deve providenciar a entrevista, lembrando sempre de tomar todas as medidas sanitárias de proteção. Feito o vídeo, compartilhe-o com os estudantes e repasse as seguintes questões:
- Depois de conhecer sobre o dia a dia de um comerciante, qual a opinião de vocês sobre essa profissão?
- Vocês sabem dizer que mudanças aconteceram ao longo dos anos na profissão de comerciante?
- Na opinião de vocês, os comerciantes de hoje usam novas tecnologias? Quais?
Peça que as respostas sejam anotadas no caderno e compartilhadas no grupo da turma. Você pode auxiliar os estudantes tirando dúvidas ao longo das produções.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo oriente os estudantes para a realização dessa etapa. Informe que eles devem se imaginar como comerciantes por um dia e produzir um desenho do comércio que queiram representar, destacando o tipo de mercadoria que será vendida e como será o trabalho. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma. Dê feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Profissões - Serelepe” e “Quintal da Cultura - Minha profissão é...”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF01HI04, EF02HI01, EF02HI02 e EF05HI02.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
Palavras-Chave: Comércio; Profissão de comerciante; Comércio local