Folha de atividade da sistematização
Plano de Aula
Plano de aula: O Vaqueiro
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de trabalho na cidade e no campo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI11 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Lápis e borracha.
Material complementar:
- Folha de Atividade da Sistematização:
- Imagens e ilustrações:
Para você saber mais:
TAPETY. Audrey Maria Mendes de Freitas. Práticas e representações culturais do vaqueiro no Piauí.
Disponível em:
http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1300654172_ARQUIVO_Asreflexoessobreacondicaohumana_AUDREYtarde2.pdf Acesso em: 16/04/2019
ADRIOLLI. Carmem Silvia. Os tempos no “Gerais” e no “Sertão” – Sobre casa, comida, terra e criação
Disponível em:
http://www.revistas.usp.br/ra/article/view/108577 Acesso em: 16/04/2019
Reportagem. Diário do Nordeste: Vaqueiras ganham mais espaço em Vaquejadas.
Disponível em:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/vaqueiras-ganham-mais-espaco-em-vaquejadas-1.1927832 Acesso em: 16/04/2019
Reportagem. Lance Rural.Simone Fernandes, uma vaqueira de tradição.
Disponível em:
https://www.lancerural.com.br/simone-fernandes-uma-vaqueira-de-tradicao/ Acesso em: 16/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente para os alunos objetivo da aula. Se não for possível projetar então escreva-o em um suporte que fique visível aos alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie contextualizando a aula através de uma conversa com os alunos sobre o que eles conhecem de fazendas com gado. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Reúna os alunos em uma roda para conversa e projete o slide acima.
- Peça que leiam a pergunta e observem a imagem e então façam seus comentários ( aqui é importante considerar todo o tipo de experiências e conhecimento dos alunos sobre o tema, ainda que só conheçam fazendas pela TV).
- Também é fundamental orientar os alunos para aguardar seu momento de fala e respeitar o do colega.
- Após a conversa sobre as fazendas diga aos alunos que na aula de hoje eles conhecerão sobre uma das profissões mais comuns do campo, a de vaqueiro.
Imagem. Vacas na fazenda. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 16/04/2019
Se não for possível projetar o slide você poderá imprimir a imagem que está nele e colar em suporte que pode ser passado de mão em mão ou ficar fixo em uma parede visível aos alunos. A pergunta poderá ser feita oralmente ou escrita no quadro da sala.
Aqui está sendo utilizado o tema da fazenda para contextualizar uma aula sobre o vaqueiro. Provavelmente as crianças que moram em cidades devem ter pouco contato com essa profissão e com as fazendas. Ainda assim lhes apresentar a realidade de profissões do campo enriquecerá o seu processo de ensino.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Partindo do convite feitos aos alunos para conhecer a profissão de vaqueiro, proporcione informações para uma conversa sobre essa profissão, usando como fonte histórica o vídeo sugerido no slide. Neste vídeo há uma entrevista do Jornal Nordeste Rural sobre a regulamentação legal da profissão de Vaqueiro no Ceará. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Organize os alunos em quatro equipes.
- Diga-lhes que há nas fazendas e pequenas propriedade do campo a profissão de vaqueiro e que agora eles assistirão a uma reportagem sobre essa profissão e cada equipe deverá investigar no vídeo um ponto importante sobre o trabalho como vaqueiro.
- As equipes receberão uma pergunta sobre o vídeo e juntos devem encontrar a resposta e anotá-la em uma folha de caderno. Essa folha deverá ser colada em um cartaz na sala com o título “ O Vaqueiro”.
- As questões para cada equipe são as seguintes:
- O que um vaqueiro faz? Qual é o seu trabalho na fazenda ou propriedade rural?
- As roupas que o vaqueiro usam são importantes para quê?
- Na reportagem os vaqueiros comemoram a conquista do reconhecimento da profissão. O que isso traz de benefício para eles?
- Você sabia que mulher pode ser vaqueira? Na opinião de vocês, por que é importante saber que uma mulher pode ser vaqueira?
Após conversarem entre si, cada equipe deve apresentar as suas conclusões e em seguida colar a folha com a resposta no cartaz. Finalize esta etapa sintetizando as discussões dos alunos sobre o tema. Dê atenção para a última pergunta sobre a presença de mulheres na profissão.
Vídeo. g1 Globo. O trabalho de vaqueiro é reconhecido como Profissão.
Disponível em:
http://g1.globo.com/ceara/ne-rural/videos/v/trabalho-de-vaqueiro-e-reconhecido-como-profissao/2913443/ Acesso em: 16/04/2019
Como adequar à sua realidade:
- Você poderá trabalhar com outros tipos de fontes sobre o tema como fotografias, documentários, relatos orais e até entrevistas feita por alunos a vaqueiros da região onde moram. Estes últimos exemplos são mais viáveis para quem está no meio rural. Optar por outras fontes pode ser uma alternativa para quem não tiver como projetar o slide.
- As perguntas para as equipes podem variar de acordo com a fonte que você utilizar e também da região que você estiver, pois a profissão de vaqueiro tem suas variáveis de acordo com as localidades do Brasil e suas características geográficas e climáticas.
Para você saber mais: Segue abaixo o link para mais informações sobre a presença de mulheres na profissão de Vaqueiras e em eventos como a vaquejada.
Reportagem. Diário do Nordeste: Vaqueiras ganham mais espaço em Vaquejadas.
Disponível em:
https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/metro/vaqueiras-ganham-mais-espaco-em-vaquejadas-1.1927832 Acesso em: 16/04/2019
Reportagem. Lance Rural.Simone Fernandes, uma vaqueira de tradição.
Disponível em:
https://www.lancerural.com.br/simone-fernandes-uma-vaqueira-de-tradicao/ Acesso em: 16/04/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Para sistematizar o que foi aprendido pelos alunos propõem-se como a atividade a produção de uma canção sobre a profissão de vaqueiro tendo como exemplo a música que os vaqueiros entrevistados cantam na reportagem. Evidentemente que objetivo é verificar o que os alunos compreenderam sobre essa profissão e não acordes e rimas. Para seguir com esta etapa sugere-se o roteiro abaixo:
- Organize os alunos em duplas e explique a atividade.
- Passe mais uma vez o vídeo na parte onde o vaqueiro canta e ressalte para os alunos que ele canta sobre a profissão.
- Agora entregue para as duplas a folha de atividade da sistematização.
- Após concluída a atividade exponha a produção dos alunos e se houver tempo peça que cantam ou leiam o que produziram.
- Folha de Atividade da Sistematização:
Ilustração de pote de lápis e caderno. Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 16/04/2019
Se não for possível projetar o slide você poderá imprimir a ilustração e utilizar em um cartaz ou escrever no quadro da sala um texto que está no slide. Se não for possível fotocopiar a folha de atividade da sistematização então peça aos alunos para fazer em uma folha do caderno.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é conhecer aspectos da agricultura familiar. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o slide 4 e peça para olharem com atenção as imagens do slide.
Envie, via áudio, texto ou vídeo, as perguntas abaixo:
- Quais as frutas e verduras que vocês gostam mais?
- Vocês sabem como as frutas e verduras são produzidas?
Aguarde as respostas e peça para as enviarem por áudio. Você pode ampliar o debate inserindo questões referentes a agricultura local.
Problematização
Para esta etapa, compartilhe com os estudantes o vídeo “O que é agricultura familiar”. Em seguida, envie as questões abaixo:
- O que é a agricultura familiar?
- Quem trabalha na agricultura familiar?
- Por que a agricultura é importante para o nosso país?
- Quais os principais alimentos que vem da agricultura familiar ?
Peça para anotarem as respostas no caderno e compartilharem no grupo da turma. Você pode auxiliar os estudantes tirando dúvidas ao longo das produções.
Sistematização
Via áudio, texto ou vídeo, oriente os estudantes para a realização dessa etapa e compartilhe o arquivo de sistematização. Informe a eles que devem criar uma legenda em cada imagem, que retrata os aspectos do trabalho de um agricultor familiar. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. As produções devem ser compartilhadas no grupo da turma e dê feedback delas.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Agricultores familiares produzem 80% da comida do mundo”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF01HI03, EF01HI04, EF02HI01, EF02HI02 e EF05HI02.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade e suas atividades: trabalho, cultura e lazer
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI11) Identificar diferenças entre formas de trabalho realizadas na cidade e no campo, considerando também o uso da tecnologia nesses diferentes contextos.
Palavras-Chave: Meio rural; Vaqueiro; Profissões do campo