Problematização: Mungunzá
Plano de Aula
Plano de aula: Migração na nossa História
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Grupos populacionais e a formação do local
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, Quadro (ou papel Kraft, Cartolina e Canetinhas), Cópias dos materiais complementares, Mapa do Brasil Político.
Material complementar: Para a Problematização utilize o link abaixo com a atividade de investigação e leitura, onde cada grupo receberá um trecho para se informar e compartilhar com os colegas:
E, na necessidade de adaptação pela falta de projetor, utilize o link para possibilidade de impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ghQY5U2tAKuDHgw3Z82NvUU7zVKFHFxbZsxWwTvxm6NAzJTBrq2pXPgAdpUv/his3-01und0-problematizacao-comida-tipica.pdf
Para Sistematização utilize o link abaixo com a atividade do mapa, palavras para recorte e colagem bem como o texto informativo para que as crianças possam explorar:
Imagem do elemento cultural (comida típica) para facilitar a visualização (se necessário) na Contextualização
Para você saber mais:
Sobre elementos do nordeste, influências, estados que fazem parte e características marcantes desta cultura (como festas, música, dança, artesanato e gastronomia.
- DIANA, D. Cultura do Nordeste. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/cultura-do-nordeste/>
Sobre os fenômenos de migração interna no Brasil, entre estados e regiões, os perfis populacionais e as interações culturais que se estabelecem.
- POLATO, A. Os fluxos migratórios no Brasil. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil>.
Adaptações locais da comida típica nordestina nas interações com diversos municípios brasileiros que, inclusive, adaptam o modo de fazer e a forma de se nomear a comida:
- Mungunzá. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mungunz%C3%A1>. Acesso em: 06 dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Em seguida, pergunte se alguém sabem onde fica o nordeste e esclareça que nesta aula investigarão um elemento que representa a região nordeste, aprenderão como este elemento pode chegar para todo o Brasil, inclusive em sua própria cidade.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA