Plano de Aula

Plano de aula: Migração na nossa História

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Grupos populacionais e a formação do local

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, Quadro (ou papel Kraft, Cartolina e Canetinhas), Cópias dos materiais complementares, Mapa do Brasil Político.

Material complementar: Para a Problematização utilize o link abaixo com a atividade de investigação e leitura, onde cada grupo receberá um trecho para se informar e compartilhar com os colegas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VS6B6jTBeakBqgkBN7n2vksjh96eWMUd2TVMMMzUdfCHdNZNgSuubUKbUcWm/his3-01und03-problematizacao-mungunza.pdf

E, na necessidade de adaptação pela falta de projetor, utilize o link para possibilidade de impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ghQY5U2tAKuDHgw3Z82NvUU7zVKFHFxbZsxWwTvxm6NAzJTBrq2pXPgAdpUv/his3-01und0-problematizacao-comida-tipica.pdf

Para Sistematização utilize o link abaixo com a atividade do mapa, palavras para recorte e colagem bem como o texto informativo para que as crianças possam explorar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WwsCgZ77c6Pqm3StNwXkxdy3vRZ8PKdtmgDudw7CcFHrX53jycKFV6b7a7N4/his3-01und03-atividade-de-sistematizacao.pdf

Imagem do elemento cultural (comida típica) para facilitar a visualização (se necessário) na Contextualização

https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=canjica&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:Munguza.jpg

Para você saber mais:

Sobre elementos do nordeste, influências, estados que fazem parte e características marcantes desta cultura (como festas, música, dança, artesanato e gastronomia.

Sobre os fenômenos de migração interna no Brasil, entre estados e regiões, os perfis populacionais e as interações culturais que se estabelecem.

Adaptações locais da comida típica nordestina nas interações com diversos municípios brasileiros que, inclusive, adaptam o modo de fazer e a forma de se nomear a comida:

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.

Em seguida, pergunte se alguém sabem onde fica o nordeste e esclareça que nesta aula investigarão um elemento que representa a região nordeste, aprenderão como este elemento pode chegar para todo o Brasil, inclusive em sua própria cidade.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados