Problematização: Mungunzá
Plano de Aula
Plano de aula: Migração na nossa História
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Grupos populacionais e a formação do local
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, Quadro (ou papel Kraft, Cartolina e Canetinhas), Cópias dos materiais complementares, Mapa do Brasil Político.
Material complementar: Para a Problematização utilize o link abaixo com a atividade de investigação e leitura, onde cada grupo receberá um trecho para se informar e compartilhar com os colegas:
E, na necessidade de adaptação pela falta de projetor, utilize o link para possibilidade de impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ghQY5U2tAKuDHgw3Z82NvUU7zVKFHFxbZsxWwTvxm6NAzJTBrq2pXPgAdpUv/his3-01und0-problematizacao-comida-tipica.pdf
Para Sistematização utilize o link abaixo com a atividade do mapa, palavras para recorte e colagem bem como o texto informativo para que as crianças possam explorar:
Imagem do elemento cultural (comida típica) para facilitar a visualização (se necessário) na Contextualização
Para você saber mais:
Sobre elementos do nordeste, influências, estados que fazem parte e características marcantes desta cultura (como festas, música, dança, artesanato e gastronomia.
- DIANA, D. Cultura do Nordeste. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/cultura-do-nordeste/>
Sobre os fenômenos de migração interna no Brasil, entre estados e regiões, os perfis populacionais e as interações culturais que se estabelecem.
- POLATO, A. Os fluxos migratórios no Brasil. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil>.
Adaptações locais da comida típica nordestina nas interações com diversos municípios brasileiros que, inclusive, adaptam o modo de fazer e a forma de se nomear a comida:
- Mungunzá. Wikipedia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mungunz%C3%A1>. Acesso em: 06 dez. 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Em seguida, pergunte se alguém sabem onde fica o nordeste e esclareça que nesta aula investigarão um elemento que representa a região nordeste, aprenderão como este elemento pode chegar para todo o Brasil, inclusive em sua própria cidade.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Para otimizar o tempo organize previamente a sala de aula de modo que as crianças fiquem em quartetos e já pendure o Mapa na sala.
- Inicie a aula conversando com as crianças sobre comidas que costumam comer em suas casas, elas poderão responder livremente e não há necessidade de registro nesta etapa.
- Exemplifique contando alguma história de sua infância na sua relação com algum alimento produzido por seus familiares. Faça seu próprio relato pessoal, descrevendo este alimento, como era feito, por quem e qual sua relação com este alimento, quais lembranças lhe trazem e o que sente quando se recorda. O relato pessoal favorece o desenvolvimento da memória pessoal e coletiva.
- Ouça também possíveis histórias da relação deles com este momento de aguardar o preparo da comida típica de sua própria casa, aquela comida que o familiar sempre faz e que a criança gosta tanto, como é este aguardar e saber que este prato está sendo feito e logo poderá ser apreciado.
- Existe alguma comida em comum entre vocês?
- Quais comidas, sobremesas, alimentos são comuns na nossa cidade?
- Neste caso, registre no quadro as comidas que eles citarem.
- Apresente a atividade do slide, peça para algumas crianças lerem em voz alta o que está neste material: os nomes das comidas e suas respectivas regiões. Pergunte se alguma destas comidas típicas foram ditas durante a conversa.
- Alguém conhece, já ouviu falar ou já comeu um destes alimentos da atividade?
- Todas as palavras se referem à comidas típicas de regiões diferentes do Brasil, espera-se que as crianças percebam o contexto de que cada região possui pratos, comidas típicas de sua população.
- Acompanhando com o mapa do Brasil - Político, identifique com as crianças onde estão e de onde é cada comida típica;
- Em nossa cidade conhecemos e comemos alguns destes alimentos?
- Comente, indicando no mapa, que viram uma comida da região norte, uma da região sul, uma da região sudeste e outra da região centro-oeste.
- Deixamos de falar de algum lugar deste mapa?
- Por ter indicado cada região e retomado de quais falou, espera-se que as crianças percebam que faltou falar de uma região, de uma localidade do mapa.
Caso necessite para facilitar a visualização e não tenha projetor, utilize o link para realizar a impressão e componha o mural no mesmo formato do slide: comidas típicas, nome e respectiva região.
Região Sul
Churrasco Gaúcho assando numa churrasqueira residencial. Wikimedia Commons. Disponível em
<https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Churrasco+ga%C3%BAcho&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:Churrasco_no_espeto.jpg> Acesso em 6 de dezembro de 2018
Região Norte
Açaí. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=a%C3%A7a%C3%AD&title=Special%3ASearch&go=Go#/media/File:A%C3%A7a%C3%AD.jpg> Acesso em 6 de dezembro de 2018
Região Centro-Oeste
Arroz com pequi. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=arroz+com+pequi&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:Arroz_com_pequi.jpg> Acesso em 6 de dezembro de 2018
Região Sudeste
Feijoada. Wikimedia Commons. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/wiki/Category:Feijoada#/media/File:Feijoada_(4808711154).jpg> Acesso em 6 de dezembro de 2018
Para você saber mais: Para aprofundar a formação autônoma e se preparar para a aula segue informações complementares:
De Norte a Sul: confira quais são as iguarias típicas de cada região do Brasil. Gshow. Disponível em
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com as crianças sobre as fotografias que eles podem tirar no dia a dia, ou se já viram uma fotografia antes. Explore que a fotografia pode registrar objetos, pessoas e momentos. E assim as pessoas podem visualizar melhor algo, mesmo que já tenha se passado algum tempo. A fotografia é um importante recurso para a história.
Explore com as crianças a fotografia desta comída típica.
- O que vemos na fotografia?
- Vocês já viram isto em algum lugar?
- Isto é de comer? O que na fotografia lhe indica que é algo para se comer?
- Do que parece ser feito?
Fonte: Mungunzá. Wikipedia. Disponível em <https://pt.wikipedia.org/wiki/Mungunz%C3%A1#/media/File:Manguz%C3%A1_nordestino_doce_01.png> Acesso em 06 dezembro 2018.
Caso as crianças não associem as duas fotografias, descreva que os grãos mergulhados no leite (na primeira fotografia) são de milho.
- Aqui na nossa região, as pessoas comem esse alimento?
- Qual o nome dele?
- Por que podemos chamar esta de uma comida típica?
- Sendo típica, ela tem um lugar de origem. Qual lugar será este?
- Será que é onde vivemos? Ou ela foi trazida por pessoas de outras regiões do Brasil?
Entregue o texto informativo para os grupos, cada grupo receberá um trecho deste texto, as informações entre os grupos serão diferentes e eles deverão compartilhar desta informação com os demais.
Informações sobre mungunzá: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VS6B6jTBeakBqgkBN7n2vksjh96eWMUd2TVMMMzUdfCHdNZNgSuubUKbUcWm/his3-01und03-problematizacao-mungunza.pdf
As fotografias do slide estão disponíveis para impressão na falta de projetor, sendo possível adaptar para a realidade local.
Espera-se que as crianças reconheçam durante a conversa que estão falando do mesmo alimento.
Como adequar à sua realidade: Na falta de recurso para projetar o slide, utilize o material complementar para copiar a imagem para os grupos.
Caso a escola permita, pode-se adequar esta etapa acrescentando:
- Levar o alimento, o pacote, cru para a sala de aula. A depender da região é possível encontrar diversas marcas, variações (milho branco ou milho amarelo) e também a variação no nome do alimento, exemplificando que as indústrias alimentícias também adaptam seu produto de acordo com a região.
- Levar a comida típica para que as crianças possam degustar, experimentar.
Para você saber mais: Para aprofundar a formação autônoma e se preparar para a aula segue informações complementares:
O Mungunzá também é conhecido como Mingau de Milho Branco, Canjica e Chá de Burro. É uma comida típica nordestina que está presente em todo o território nacional com suas respectivas adaptações (no modo de nomear, de fazer e até na variação de ingredientes) mas sempre com uma mesma base: o milho.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Utilize o material complementar
As crianças irão se informar sobre a origem das palavras, dos mais diversos nomes desta comída típica que exploramos no contexto, na prática com o uso do mapa.
Oriente as crianças na leitura das etapas da atividade, peça que colem com base, no texto informativo, cada palavra no seu respectivo Estado.
Localize com as crianças o Estado onde está sua cidade para que possam escrever o nome que dão a esta comida típica.
Espera-se que as crianças reconheçam a influência nordestina através das comidas típicas nas mais diversas regiões do país e, em especial, no seu próprio lugar de vivência, conclua oralmente com eles e deixe que cada quarteto responda a última pergunta no caderno com suas conclusões sobre.
Como adequar à sua realidade: É possível utilizar o mapa (grande) político do Brasil, caso a escola possua, escreva as etapas no quadro e exponha o mapa em altura adequada para as crianças. As crianças poderão vir até o mapa exposto (pendurado no quadro ou na parede) para colocar as palavras . Ou, caso a escola tenha o recurso da lousa digital, utilizar o mapa na lousa digital e as crianças fazem a mesma atividade mas, neste caso, com o mouse ou caneta digital escrever a palavra no próprio mapa.
O mapa utilizado nesta atividade pode também ser projetado diretamente do site do IBGE
Fonte: Mapa Brasil: grandes regiões. IBGE. Disponível em
Para você saber mais:
Sobre a migração interna brasileira, entre regiões e estados e o processo de interação entre culturas.
Fonte: Os fluxos migratórios no Brasil. Nova Escola. Disponível em <https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil> Acesso em 08 de dezembro de 2018
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer a comida típica nordestina em nossa cidade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Envie para os estudantes o slide 3 do plano (pode ser via print de tela). Peça, via arquivo de texto, que analisem a imagem que você enviou. Em seguida, encaminhe as seguintes perguntas:
- Alguém conhece, já ouviu falar ou já comeu um destes alimentos?
- Em nossa cidade conhecemos e comemos alguns destes alimentos?
Peça que os estudantes respondam as questões via arquivo de áudio e as encaminhem para o grupo da escola. Você pode enviar um arquivo com um mapa do país e ir indicando aos estudantes a região que cada comida representa.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o slide 5 do plano, assim como o arquivo de contextualização. Fale da fotografia como um registro importante para a história. Na sequência, encaminhe as seguintes questões:
- Aqui na nossa região, as pessoas comem esse alimento?
- Qual o nome dele?
- Por que podemos chamar esta de uma comida típica?
- Sendo típica, ela tem um lugar de origem. Qual lugar será este?
- Será que é onde vivemos? Ou ela foi trazida por pessoas de outras regiões do Brasil?
Peça que os estudantes anotem as respostas no caderno e as encaminhem para o grupo da turma. Você pode combinar com eles um momento para sanar as dúvidas e conversar virtualmente sobre a atividade.
Sistematização
Para sistematizar o conteúdo desta aula, compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização e peça para imprimirem a atividade, para que seja possível recortar, conforme orientação. Caso não seja possível fazerem a impressão, peça que gravem um vídeo comentando sobre como a comida típica é chamada na sua região e se já ouviram outras expressões. Faça a sugestão das crianças produzirem a comida típica em casa, filmando e enviando registros dela para a turma. Dê o feedback das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Orgulho Nordestino”, “Nordeste Documentário”,
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF03GE01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pamela Ferreira
Mentor: Priscilla Paixão
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto(s) de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Palavras Chave: Migração, Comidas Típicas, Nordeste, Diversidade.