Plano de Aula

Plano de aula: Nossos rios: desenvolvimento urbano

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Grupos populacionais e a formação do local

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, quadro, dicionário, papel Kraft ou cartolinas, canetinhas, lápis comum, borracha, tesoura, cola, cópias dos materiais complementares e materiais do uso diário das crianças.

Material complementar:

Para a contextualização, apenas se necessário em substituição do projetor

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgYUh25DPYaYBjmjsFD5Fgq84aKDMaKjHBhMXUPG5pabFZ387pQhHdzJ4YMr/his3-01unid-04-contextualizacao.pdf

Para a Problematização, impressão na falta de projetor

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2ST398vtWhpA98aqE3M6XGGu2JfvJeM7xRYv7BVnvp2VKkywr6KpaczPSYD3/his3-01unid-04-problematizacao.pdf

Oportunidade de dialogar, a partir da literatura de cordel, sobre os impactos ambientais que uma usina provoca: poluição, desmatamento, prejuízos ao habitat natural de peixes e outras formas de vida.

Fonte: Nexo Jornal. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/estante/trechos/2016/%E2%80%98Cordel-do-rio-Chico%E2%80%99-pelas-%C3%A1guas-do-S%C3%A3o-Francisco Acesso em 13 de janeiro de 2019

Para você saber mais:

Sobre o ensino de História e Geografia é importante destacar que a História vai estudar as ações dos homens e mulheres no tempo, que modificam os espaços, as paisagens e suas representações, estes últimos problematizados também mais especificamente pela Geografia.

Fonte: Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/1675/historia-e-geografia-uma-visao-critica-sobre-o-mundo Acesso em 13 de janeiro de 2019

As regiões Hidrográficas e suas respectivas Bacias, suas características e importância.

Fonte: Toda Matéria. Disponível em https://www.todamateria.com.br/rios-do-brasil/ Acesso em 13 de janeiro de 2019

Lista dos principais rios brasileiros e sua localização.

Fonte: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Listas_de_rios_do_Brasil Acesso em 13 de janeiro de 2019

O Ensino de História e o Desenvolvimento da Consciência enquanto sujeito histórico, protagonista das ações na comunidade

Fonte: CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia o objetivo da aula para os alunos.

Em seguida, explore as palavras retirando as possíveis dúvidas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados