Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Nossos rios: desenvolvimento urbano
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Grupos populacionais e a formação do local
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro, dicionário, papel Kraft ou cartolinas, canetinhas, lápis comum, borracha, tesoura, cola, cópias dos materiais complementares e materiais do uso diário das crianças.
Material complementar:
Para a contextualização, apenas se necessário em substituição do projetor
Para a Problematização, impressão na falta de projetor
Oportunidade de dialogar, a partir da literatura de cordel, sobre os impactos ambientais que uma usina provoca: poluição, desmatamento, prejuízos ao habitat natural de peixes e outras formas de vida.
Fonte: Nexo Jornal. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/estante/trechos/2016/%E2%80%98Cordel-do-rio-Chico%E2%80%99-pelas-%C3%A1guas-do-S%C3%A3o-Francisco Acesso em 13 de janeiro de 2019
Para você saber mais:
Sobre o ensino de História e Geografia é importante destacar que a História vai estudar as ações dos homens e mulheres no tempo, que modificam os espaços, as paisagens e suas representações, estes últimos problematizados também mais especificamente pela Geografia.
Fonte: Nova Escola. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/1675/historia-e-geografia-uma-visao-critica-sobre-o-mundo Acesso em 13 de janeiro de 2019
As regiões Hidrográficas e suas respectivas Bacias, suas características e importância.
Fonte: Toda Matéria. Disponível em https://www.todamateria.com.br/rios-do-brasil/ Acesso em 13 de janeiro de 2019
Lista dos principais rios brasileiros e sua localização.
Fonte: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Listas_de_rios_do_Brasil Acesso em 13 de janeiro de 2019
O Ensino de História e o Desenvolvimento da Consciência enquanto sujeito histórico, protagonista das ações na comunidade
Fonte: CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro e leia o objetivo da aula para os alunos.
Em seguida, explore as palavras retirando as possíveis dúvidas.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Para otimizar o tempo organize previamente a sala de aula de modo que as crianças fiquem divididas em 5 grupos e o espaço onde será colocado o mural que será produzido na última etapa desta aula.
- Inicie a aula conversando com as crianças sobre as fotografias.
Fonte: Imagens Nova Escola. Acesso em 27/03/2019
- Nestas fotografias há o ponto em comum: a água dos rios. É possível que saibam que a água dos rios é a água que consumimos, caso não será preciso trazer esta informação.
- Possibilidades de perguntas e facilitação para o diálogo:
- O que vemos nestas fotografias? O que está acontecendo nelas? O que estas pessoas estão fazendo? Que lugar é este?
- Na primeira fotografia o que podemos observar? Estas pessoas estão com quais possíveis sentimentos? Por que elas estão fazendo isto?
- Na segunda foto o que há de diferente com a primeira? Estão com as mesmas atitudes? Há o uso de algo, algum recurso, material? O que as pessoas da segunda foto estão fazendo? Por que jogam redes no rio? Estes peixes servirão como alimento? Vocês já comeram peixe? Já pescaram ou viram alguém pescar?
- E nesta terceira foto, esta criança está em qual lugar? É o mesmo lugar das pessoas da primeira e segunda foto? O que esta criança faz? O que esta terceira foto tem em comum com as outras duas? O que aparece nas três fotos? A água que esta criança bebe vem de onde?
- Alguma foto lembra algo de sua rotina? Já fez algo que estas pessoas fazem? Os rios são importantes? Por quê?
- Conduza com perguntas que os façam identificar não apenas a água em si, mas que esta vem de rios e que este é fator crucial para a sobrevivência: através da busca por alimentos e da água apropriada para consumo (água doce). Além de atrair outras vidas (como os animais que buscam sua proximidade) e ser uma fonte de alegria para os povos que podem brincar e nadar em suas águas.
- Ouça possíveis histórias da relação deles com os rios da região.
- Existe algum rio na nossa região?
- Como ele se encontra?
- Você já foi até ele?
- As pessoas utilizam deste rio para algo?
- Em nossa cidade conhecemos e comemos alguns destes alimentos?
Como adequar à sua realidade: Se houver fotos de pessoas interagindo com rios da região, é possível utilizar fotografias que representem estas atitudes (de pesca, nado, lazer) da própria localidade.
Material complementar: Caso necessite para facilitar a visualização e não tenha projetor, utilize o link para realizar a impressão e componha o mural ou atividade para ser entregue no mesmo formato do slide.
Para você saber mais: Para aprofundar a formação autônoma e se preparar para a aula segue informações complementares:
As regiões Hidrográficas e suas respectivas Bacias, suas características e importância.
Fonte: Toda Matéria. Disponível em https://www.todamateria.com.br/rios-do-brasil/ Acesso em 13 de janeiro de 2019
Lista dos principais rios brasileiros e sua localização.
Fonte: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Listas_de_rios_do_Brasil Acesso em 13 de janeiro de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Nesta etapa as crianças irão comparar a fonte histórica relacionada ao Rio São Francisco antes das modificações sofridas pelo rio realizadas pelo ser humano. É preciso facilitar esta comparação de modo que percebam que o ser humano modifica a paisagem para fomentar melhores condições de vida, embora nem sempre estas atingem todos os sujeitos.
Peça a uma criança que leia o título do slide e organize outras para lerem a informação (uma leitura em trechos divididos entre as crianças que pode ser orientada pelos pontos finais). Faça perguntas para que as crianças investiguem nesta fonte características do espaço na época retratada e possam levantar hipóteses sobre como está este ambiente nos tempos atuais.
- O que vemos?
- Qual o nome deste rio?
- Quando foi feita esta imagem?
- Esta imagem foi feita em qual localidade?
- Isto significa que o São Francisco fica apenas na Bahia? Por quê?
- O que lhe chama atenção?
- Faz quanto tempo que esta imagem foi feita?
- É possível pensar se este rio está da mesma forma hoje me dia?
- O que pensam sobre?
Avance para a comparação entre imagens, com o São Francisco modificado pela Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV. Peça às crianças para lerem as informações sobre e percorra o caminho facilitando com perguntas para que eles verifiquem as modificações realizadas pelo ser humano naquele ambiente que era natural, mas que teve modificações visando o desenvolvimento do local e a qualidade de vida da população uma vez que favorece a produção de energia elétrica.
- Este é o mesmo São Francisco? Por quê?
- O que podemos perceber de diferente entre esta foto de 2016 com a anterior?
- Para que serve aquela construção por onde a água do São Francisco passa?
- Podemos dizer que este ambiente permanece natural? Por quê?
- A construção é algo foi criada pelo ser humano, isto modificou a natureza?
- Olhando esta fotografia, com o decorrer do tempo o que acontece com os lugares?
- Esta modificação foi positiva? Trouxe desenvolvimento? Contribuiu com as pessoas?
- Como uma usina como esta contribui com a sua vida?
É importante destacar que toda modificação realizada pelo ser humano traz impactos para o meio ambiente e para as populações locais. E que todas as ações humanas geram consequências. Isso é necessário para que os alunos entendam que eles são sujeitos históricos. Isto é, as suas decisões no presente terão impactos nas gerações futuras, nas comunidades locais. E o que vemos hoje no presente são consequências de ações do passado. Isso estimula a consciência histórica (passado, presente e futuro). Além disso, é importante destacar que a construção de uma usina pode gerar melhores condições de vida para alguns, mas também pode gerar problemas para as populações regionais, como na pesca, assoreamento dos rios etc. Precisamos estar conscientes das decisões que tomamos.
Fonte Imagens: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_Hidrel%C3%A9trico_de_Paulo_Afonso#/media/File:%C3%89tat_de_Bahia._-_Cataracte_Paulo_Affonso_Sur_Le_Fleuve_S._Francisco_-_1,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP_(cropped).jpg Acesso em 13 de janeiro de 2019
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Usina+Hidrel%C3%A9trica+Paulo+Afonso&title=Special%3ASearch&go=Vai#/media/File:Rio_S%C3%A3o_Francisco_e_a_Usina_hidrel%C3%A9trica_de_Paulo_Afonso_IV.JPG Acesso em 13 de janeiro de 2019
Como adequar à sua realidade: É possível personalizar esta problematização utilizando imagem local, de rio que esteja localizado em sua própria região. Sendo possível, inclusive, trazer questões que envolvem impactos ambientais como a poluição que é algo muito presente hoje em dia aprofundando e estendendo esta aula para outras dinâmicas importantes para o debate. Verifique as possibilidades de usinas que abastecem a região das crianças, exemplificando com realidades mais próximas.
Material complementar:
Oportunidade de dialogar, a partir da literatura de cordel, sobre os impactos ambientais que uma usina provoca: poluição, desmatamento, prejuízos ao habitat natural de peixes e outras formas de vida.
Fonte: Nexo Jornal. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/estante/trechos/2016/%E2%80%98Cordel-do-rio-Chico%E2%80%99-pelas-%C3%A1guas-do-S%C3%A3o-Francisco Acesso em 13 de janeiro de 2019
Para você saber mais: Para aprofundar a formação autônoma e se preparar para a aula, seguem informações complementares:
Maiores informações sobre o Rio São Francisco.
Fonte: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_S%C3%A3o_Francisco Acesso em 13 de janeiro de 2019
Conheça o município de Paulo Afonso.
Fonte: IBGE. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/paulo-afonso/historico Acesso em 13 de janeiro de 2019
Notícias que demonstram a relação do município com o Rio São Francisco e as usinas.
Fonte: Prefeitura de Paulo Afonso. Disponível em http://www.pauloafonso.ba.gov.br/novo/?p=noticias&i=691 Acesso em 13 de janeiro de 2019
História da Companhia Hidro Elétrica do Rio São Francisco, documento rico em detalhes sobre a trajetória de transformações e modificações do ambiente natural do São Francisco, com imagens muito significativas que podem ser projetadas em aula para exemplificar e aprofundar ainda mais a investigação nesta ou em outras aulas.
Fonte: Chesf. Disponível em http://www.chesf.gov.br/Comunicacao/70anos/index.aspx#page/7 Acesso em 13 de janeiro de 2019
“Inventário Cultural do São Francisco” registra patrimônios imateriais do território e da relação da população com este importante rio do Brasil.
Fonte: IEPHA. Disponível em http://www.iepha.mg.gov.br/images/com_arismartbook/download/8/Inventario%20Cultural%20do%20Sao%20Francisco.pdf Acesso em 13 de janeiro de 2019
CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.
Problematização
Orientações: Nesta etapa as crianças irão comparar a fonte histórica relacionada ao Rio São Francisco antes das modificações sofridas pelo rio realizadas pelo ser humano. É preciso facilitar esta comparação de modo que percebam que o ser humano modifica a paisagem para fomentar melhores condições de vida, embora nem sempre estas atingem todos os sujeitos.
Peça a uma criança que leia o título do slide e organize outras para lerem a informação (uma leitura em trechos divididos entre as crianças que pode ser orientada pelos pontos finais). Faça perguntas para que as crianças investiguem nesta fonte características do espaço na época retratada e possam levantar hipóteses sobre como está este ambiente nos tempos atuais.
- O que vemos?
- Qual o nome deste rio?
- Quando foi feita esta imagem?
- Esta imagem foi feita em qual localidade?
- Isto significa que o São Francisco fica apenas na Bahia? Por quê?
- O que lhe chama atenção?
- Faz quanto tempo que esta imagem foi feita?
- É possível pensar se este rio está da mesma forma hoje me dia?
- O que pensam sobre?
Avance para a comparação entre imagens, com o São Francisco modificado pela Usina Hidrelétrica de Paulo Afonso IV. Peça às crianças para lerem as informações sobre e percorra o caminho facilitando com perguntas para que eles verifiquem as modificações realizadas pelo ser humano naquele ambiente que era natural, mas que teve modificações visando o desenvolvimento do local e a qualidade de vida da população uma vez que favorece a produção de energia elétrica.
- Este é o mesmo São Francisco? Por quê?
- O que podemos perceber de diferente entre esta foto de 2016 com a anterior?
- Para que serve aquela construção por onde a água do São Francisco passa?
- Podemos dizer que este ambiente permanece natural? Por quê?
- A construção é algo foi criada pelo ser humano, isto modificou a natureza?
- Olhando esta fotografia, com o decorrer do tempo o que acontece com os lugares?
- Esta modificação foi positiva? Trouxe desenvolvimento? Contribuiu com as pessoas?
- Como uma usina como esta contribui com a sua vida?
É importante destacar que toda modificação realizada pelo ser humano traz impactos para o meio ambiente e para as populações locais. E que todas as ações humanas geram consequências. Isso é necessário para que os alunos entendam que eles são sujeitos históricos. Isto é, as suas decisões no presente terão impactos nas gerações futuras, nas comunidades locais. E o que vemos hoje no presente são consequências de ações do passado. Isso estimula a consciência histórica (passado, presente e futuro). Além disso, é importante destacar que a construção de uma usina pode gerar melhores condições de vida para alguns, mas também pode gerar problemas para as populações regionais, como na pesca, assoreamento dos rios etc. Precisamos estar conscientes das decisões que tomamos.
Fonte Imagens: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Complexo_Hidrel%C3%A9trico_de_Paulo_Afonso#/media/File:%C3%89tat_de_Bahia._-_Cataracte_Paulo_Affonso_Sur_Le_Fleuve_S._Francisco_-_1,_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP_(cropped).jpg Acesso em 13 de janeiro de 2019
Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=Usina+Hidrel%C3%A9trica+Paulo+Afonso&title=Special%3ASearch&go=Vai#/media/File:Rio_S%C3%A3o_Francisco_e_a_Usina_hidrel%C3%A9trica_de_Paulo_Afonso_IV.JPG Acesso em 13 de janeiro de 2019
Como adequar à sua realidade: É possível personalizar esta problematização utilizando imagem local, de rio que esteja localizado em sua própria região. Sendo possível, inclusive, trazer questões que envolvem impactos ambientais como a poluição que é algo muito presente hoje em dia aprofundando e estendendo esta aula para outras dinâmicas importantes para o debate. Verifique as possibilidades de usinas que abastecem a região das crianças, exemplificando com realidades mais próximas.
Material complementar:
Oportunidade de dialogar, a partir da literatura de cordel, sobre os impactos ambientais que uma usina provoca: poluição, desmatamento, prejuízos ao habitat natural de peixes e outras formas de vida.
Fonte: Nexo Jornal. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/estante/trechos/2016/%E2%80%98Cordel-do-rio-Chico%E2%80%99-pelas-%C3%A1guas-do-S%C3%A3o-Francisco Acesso em 13 de janeiro de 2019
Para você saber mais: Para aprofundar a formação autônoma e se preparar para a aula, seguem informações complementares:
Maiores informações sobre o Rio São Francisco.
Fonte: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_S%C3%A3o_Francisco Acesso em 13 de janeiro de 2019
Conheça o município de Paulo Afonso.
Fonte: IBGE. Disponível em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/paulo-afonso/historico Acesso em 13 de janeiro de 2019
Notícias que demonstram a relação do município com o Rio São Francisco e as usinas.
Fonte: Prefeitura de Paulo Afonso. Disponível em http://www.pauloafonso.ba.gov.br/novo/?p=noticias&i=691 Acesso em 13 de janeiro de 2019
História da Companhia Hidro Elétrica do Rio São Francisco, documento rico em detalhes sobre a trajetória de transformações e modificações do ambiente natural do São Francisco, com imagens muito significativas que podem ser projetadas em aula para exemplificar e aprofundar ainda mais a investigação nesta ou em outras aulas.
Fonte: Chesf. Disponível em http://www.chesf.gov.br/Comunicacao/70anos/index.aspx#page/7 Acesso em 13 de janeiro de 2019
“Inventário Cultural do São Francisco” registra patrimônios imateriais do território e da relação da população com este importante rio do Brasil.
Fonte: IEPHA. Disponível em http://www.iepha.mg.gov.br/images/com_arismartbook/download/8/Inventario%20Cultural%20do%20Sao%20Francisco.pdf Acesso em 13 de janeiro de 2019
CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Utilize o material complementar https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eZjscHhaeVEgTgkptXJVJyUD6s8rEWWZdcJMCq2X8XHJsfFq3tWD8zqgXXBn/his3-01unid-04-sistematizacao.pdf
Oriente esta reflexão junto às crianças. É importante para que as crianças entendam que elas são sujeitos históricos. Isto é, as suas decisões no presente terão impactos nas gerações futuras, nas comunidades locais. E o que vemos hoje no presente são consequências de ações do passado. Importante a compreensão de que as consequências são neutras até o momento de ação do ser humano, são nossas ações que trarão consequências favoráveis à comunidade ou prejudiciais. Consequência não é sinônimo de algo “ruim” mas tão somente a expressão de que a ação que temos no ambiente trará alguma consequência.
Estimule a consciência histórica (passado, presente e futuro) das crianças. Lembrando de ações do cotidiano que todos podem ter e que trazem impactos na comunidade. Desta forma, poderão pensar em como precisamos estar conscientes das decisões que tomamos considerando que o desenvolvimento também pode trazer prejuízos nas condições de vida de alguns, a construção de uma usina pode prejudicar a pesca, retirar moradores de dias moradias fazendo-os mudar, prejudicar o fluxo e volume do rio. Todos os pontos precisam ser refletidos em aula.
Conclua oralmente com eles e deixe que cada grupo compartilhe de suas percepções.
- Cada grupo receberá uma imagem de trecho do Rio São Francisco. Faça um sorteio com imagens diferentes entre os grupos, cada grupo com um dos cinco estados por onde passa o Rio.
- As crianças irão visualizar as imagens e identificar estas como um documento histórico que registra o desenvolvimento do local a partir das modificações que o ser humano realizou.
- Oriente as crianças a ler em voz alta as etapas da atividade. A cada etapa explique o que se espera que se faça, peça que colem a imagem e escrevam texto sobre a paisagem, sobre as transformações que as pessoas realizaram no ambiente para que houvesse desenvolvimento.
- Percorra os grupos realizando as interferências necessárias e ao término exponha as produções e deixe que eles dialoguem entre grupos, trocando suas impressões.
- Estimule o debate sobre como as modificações na paisagem natural afetam a vida das pessoas.
Espera-se que as crianças reconheçam as modificações feitas no ambiente através das intervenções humanas e sobre como isto colaborou com o desenvolvimento local.
Como adequar à sua realidade: Caso tenha escolhido desenvolver sobre o rio local, é possível pegar imagens do rio da cidade de tempos atrás e de atualmente para que possam comparar as modificações.
Para você saber mais:
Sobre a migração interna brasileira, entre regiões e estados e o processo de interação entre culturas.
https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil (Acesso em 15 de março de 2019)
Se necessário ou para enriquecer a aula e oportunizar informações para as crianças, projete o Mapa das Regiões Hidrográficas do Brasil ou imprima o mesmo.
https://atlasescolar.ibge.gov.br/images/atlas/mapas_brasil/brasil_bacias.pdf (Acesso em 15 de março de 2019)
O Ensino de História e o Desenvolvimento da Consciência enquanto sujeito histórico, protagonista das ações na comunidade
Fonte: CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano o objetivo é reconhecer as modificações que o ser humano produziu no ambiente ao longo do tempo. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Encaminhe para os estudantes o slide 3 do plano. Pergunte questões, como: o que vemos nestas fotografias? O que está acontecendo nelas? O que estas pessoas estão fazendo? Que lugar é este?
- O que as fotografias têm em comum?
- O que a criança faz na fotografia?
- O que aparece nas três fotos?
- A água que esta criança bebe vem de onde?
- Alguma foto lembra algo de sua rotina? Já fez algo que estas pessoas fazem? Os rios são importantes? Por quê?
Você pode usar outras perguntas com questões mais regionais. Peça que os estudantes respondam as questões via arquivo de áudio, e as encaminhem para o grupo da escola.
Problematização
Compartilhe com os estudantes os slides 4 e 5 do plano. Na sequência, encaminhe as seguintes questões, via áudio ou texto:
- O que vemos? Qual o nome deste rio?
- Quando foi feita esta imagem? Ela foi feita em qual localidade?
- Isto significa que o São Francisco fica apenas na Bahia? Por quê?
- O que lhe chama atenção? Faz quanto tempo que esta imagem foi feita?
- É possível pensar se este rio está da mesma forma hoje me dia?
- O que pensam sobre?
Peça que os estudantes anotem as respostas no caderno e as encaminhem para o grupo da turma. Você pode combinar com os estudantes um momento para sanar as dúvidas e conversar virtualmente sobre a atividade. Ao final, peça que façam um acróstico com o nome RIO SÃO FRANCISCO, e compartilhe com o grupo.
Sistematização
Para sistematizar o conteúdo desta aula, compartilhe com os estudante o arquivo de sistematização. Explique, via audio, que eles irão escolher uma das imagens do Rio São Francisco e responder as questões, conforme orientações do arquivo. Se for possível, peça que imprimam as imagens e recortem para uma melhor dinâmica de realização. As escolhas devem ser compartilhadas via arquivo de fotografia no grupo da escola, com as respostas escritas ou registradas. Dê o feedback das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Rio São Francisco”, “Documento Nordeste”, “Rio São Francisco sofre com a escassez de água”
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF03GE01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pamela Ferreira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto(s) de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Palavras Chave: Natural/Modificado; Urbano; Rios; Ambiente.