Plano de Aula

Plano de aula: Abayomi - A afrodescendência representada no brincar

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Grupos populacionais e a formação do local

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Impressão dos documentos de apoio, lápis de cor, giz de cera, projetor para slides (ou impressão de material para expor em cartaz), quadro e material de registro coletivo. Caso não tenha quadro, use cartolina ou papel kraft com canetinhas.

Material complementar: Para cada consigna de atividade a ser realizada pelos alunos, bem como para cada texto e outros materiais que o professor possa imprimir e distribuir às crianças, estão disponibilizados em arquivos no formato Google Docs - um arquivo para cada material, conforme link que seguem:

Atividade para entregar (apenas se necessário)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jm7UwHsWBAfZnwEpFxR9nbWhvqZhVAsw94EYdeW7AGjSaRCh56b2TnKPCtHy/his3-01und01-problematizacao.pdf

Atividade de leitura

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hcpjcgxB7yqyYdAXnAzdvtzmTV7HJPeXewEehwvgdJkKVWx6N92xpUnqN87e/his3-01und-01-sistematizacao.pdf

Atividade de produção textual

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u7wwPaCkB5Wu5eq6qXYKNYTy5TNuFfeZARrkaE3kBj7xjHTg6zfBfVzntcjT/his3-01und01-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: Para conhecimento docente, segue:

Abayomi, objeto como fonte histórica.

https://www.youtube.com/watch?v=iDSLwltlva0&t=44s

https://www.youtube.com/watch?v=rBhMhLlvHuw

Relação da Abayomi (fonte histórica) com a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, alterando a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

http://educacaopublica.cederj.edu.br/revista/artigos/construindo-abayomi-e-fortalecendo-a-identidade-cultural

Relações étnico-raciais

http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/orientacoes_etnicoraciais.pdf

https://novaescola.org.br/conteudo/1545/diversidade-etnico-racial-por-um-ensino-de-varias-cores

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula lendo com os alunos, escrevendo no quadro e/ou se possível projetando o slide. Converse com os alunos e diga o que vocês irão aprender nesta aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados