Problematização - Fragmento da notícia do G1 com esquema do percurso da lama
Plano de Aula
Plano de aula: Mariana: Os males do desenvolvimento
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Grupos populacionais e a formação do local
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, Quadro (ou papel Kraft, Cartolina e Canetinhas), Cópias dos materiais complementares.
Material complementar:
Para a problematização, fragmento da notícia do G1 com esquema do percurso da lama.
Para a sistematização, imagens para compor os cartazes. Deixe que as crianças escolham as imagens que utilizarão.
Textos informativos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Rompimento da Barragem de Fundão
Exemplo de composição de cartaz
Para você saber mais:
Sobre como se dá a extração de minério que será utilizado na produção de ferro, aço, alumínio e confecção de produtos.
Fonte: Samarco. Disponível em https://www.samarco.com/produto/ Acesso 17 de janeiro de 2019
Sobre o rompimento da barragem do Fundão e toda a repercussão deste desastre ambiental, social e cultural.
Fonte: Rompimento da barragem em Mariana. G1. Disponível em <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/rompimento-de-barragens-em-mariana-perguntas-e-respostas.html> Acesso 17 de janeiro de 2019
Sugestão de livro que reconstitui o ocorrido em Mariana (MG) escrito por Cristina Serra, jornalista que cobriu a reportagem para a Globo na época, é possível neste link ter informações sobre e acompanhar uma entrevista que apresenta o olhar de quem acompanhou de perto.
Fonte: Congresso em foco. Disponível em https://congressoemfoco.uol.com.br/direitos-humanos/livro-reconstitui-a-tragedia-de-mariana-e-da-voz-e-rosto-as-vitimas-do-maior-desastre-ambiental-do-pais/ Acesso 17 de fevereiro de 2019
Relatório da Samarco
Fonte: Samarco. Disponível em https://www.samarco.com/relatoriobienal20152016/pt/sobre-o-rompimento-da-barragem-de-fundao.html Acesso 17 de janeiro de 2019
Sobre os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”
Fonte: ODS. Dispnível em http://www.estrategiaods.org.br/o-que-sao-os-ods/ Acesso 19 de janeiro de 2019
É possível aprofundar no tema e prosseguir com o desenvolvimento de outras ações que envolvam os ODS como, por exemplo, colocar as crianças em diálogo com a gestão escolar e com a comunidade para verificarem como podem melhorar as relações das pessoas com o ambiente onde vivem e com o manuseio de lixo produzido.
Veja como isto pode ocorrer no ambiente escolar
Fonte: Gestão Escolar. Disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1954/educacao-de-qualidade-como-inserir-ods-na-sua-escola Acesso 19 de janeiro de 2019
Esta não é a única situação de Rompimento de Barragem. No dia 25 de janeiro de 2019 aconteceu na cidade de Brumadinho (Minas Gerais).
Fonte: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Brumadinho Acesso em 03 de fevereiro de 2019
Fonte: Veja. Disponível em https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/ Acesso em 03 de fevereiro de 2019
O Ensino de História e o Desenvolvimento da Consciência enquanto sujeito histórico, protagonista das ações na comunidade
Fonte: CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Em seguida explique às crianças que a aula terá por foco como estas modificações podem ou não ser prejudiciais ao meio ambiente.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Para otimizar o tempo, organize previamente a sala de aula de modo que as crianças fiquem em quartetos.
- Converse com as crianças sobre os diversos objetos da sala de aula, da escola e de suas casas: Quais objetos são mais utilizados e do que são feitos? Elas poderão responder livremente e não há necessidade de registro nesta conversa inicial;
- Chame a atenção deles para a sala de aula e o que eles utilizam todos os dias para além do material escolar individual de cada um. Peça que olhem em volta e digam o que estão vendo:
- O que vocês estão vendo?
- No que estão sentados? Onde guardamos nossos livros? Onde apoiam o seus cadernos?
- Vocês possuem bolsa? Do que ela é feita?
- Toda sua bolsa é feita do mesmo e de um único material?
- O que usamos para cortar folhas? Toda a tesoura é feita do mesmo material?
- E a cadeira, do que é feita?
- Oriente-os para olhar em detalhes e que possam identificar os recursos utilizados para fazer os objetos: madeira, metal, plástico, tecido, vidro, todos os que surgirem na observação e investigação do espaço;
- Mostre o slide e peça que, de cinco crianças, cada uma fale em voz alta o que representa as imagens (carro, avião, parafuso, celular e panela), pergunte se já viram, se já utilizaram ou conhecem pessoas que usam estes;
- Pergunte quais destes é possível encontrar em sua própria escola e quais podem encontrar na própria sala de aula;
- Destes objetos representados nas imagens, qual material o ser humano utilizou para fazer todos estes?
Fonte Imagens: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Parafuso Acesso em 17 de janeiro de 2019
Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Panela Acesso em 17 de janeiro de 2019
Espera-se que as crianças identifiquem, por exemplo na escola, as panelas, o celular e o parafuso. Na sala de aula ao menos o parafuso e que estes objetos possuem em comum o metal como material utilizado na sua produção.
- O que aconteceria se nas cadeiras não tivessem parafusos? Ou nas mesas, armários, etc?
- O parafuso, vindo do metal, é necessário?
- O metal é um recurso necessário?
- Vocês, seus familiares, amigos, sua escola, usam objetos que foram feitos (ao menos em alguma parte) com metal?
- Mas, de onde vem o metal? Como o ser humano consegue metal para usar e fazer estes objetos todos?
- Quais objetos que utilizamos, além destes das imagens, são feitos ou possuem algum metal?
- Escreva no quadro algumas palavras que citarem. Oriente que os estudantes tenham um olhar detalhado, as janelas, a porta, o portão da escola, até o zíper de calças, bolsas e parafuso de suas mesas e cadeiras.
Leve objetos feitos de metal para a sala de aula.
Para você saber mais:
Sobre como se dá a extração de minério que será utilizado na produção de ferro, aço, alumínio e confecção de produtos.
https://www.samarco.com/produto/ - Acesso 17/01/2019
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Explore com as crianças a fotografia. Identifiquem os detalhes: esta é a escola municipal “Bento Rodrigues” que, como toda a cidade de Mariana (MG) foi destruída pelo rompimento da barragem.
- O que vemos nesta fotografia?
- É possível identificar o que está escrito? (caso as crianças não consigam ler, leia em voz alta o que está escrito no muro da escola)
- Estamos agora em uma escola, será que nesta escola que vemos na fotografia estudava alguém?
- O que será que aconteceu com esta escola?
- O que vemos?
- É possível estudar nestas condições?
- O que vocês imaginam que pode ter acontecido?
Deixe que as crianças se expressem, caso necessário, facilite dizendo a eles que esta é uma fotografia feita no ano de 2015 de uma escola de Minas Gerais, que assim como eles...nesta escola acontecia naquele ano uma rotina de estudos, com professores, crianças, etc. Amplie a imagem, deixe que visualizem de perto.
Fonte: Wikimedia Commons. Disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bento_Rodrigues,_Mariana,_Minas_Gerais_(22730753698).jpg Acesso em 17 de janeiro de 2019
Com isto traga a atenção deles para a pergunta “O que aconteceu em Bento Rodrigues?”. Relembre-os dos objetos que viram no começo da aula e de que todos aqueles eram feitos com metal.
- Qual a relação desta fotografia com aqueles objetos?
- Quem produz o metal utilizado naqueles objetos?
- O que acontece com o lixo produzido pelas empresas, pelas indústrias, pelas casas?
Deixe-os com estas perguntas e passe a reportagem de Roberto Cabrini para o “Conexão Repórter” no link abaixo, apresente apenas o trecho que está entre 7 minutos e 50 segundos até 13 minutos e quarenta segundos, que apresenta de modo breve o que levou ao ocorrido e explora o local exato da escola explorada na fotografia.
https://www.youtube.com/watch?v=QJTBe3LwKvY - Acesso 17/01/2019
Explique às crianças de modo que possam visualizar o que era a barragem. Um bom exemplo é comparar com um grande tanque ou caixa d’água cheio de poluentes, de uma água suja e poluída com as sobras, o lixo, os dejetos que são produzidos pela empresa quando estão explorando o minério que é material para a produção de metal. Pergunte:
- Percebem a relação desta fotografia com as imagens de objetos que vimos no início da aula?
Dialogue com as crianças sobre e juntos pensem em quais as possibilidades para ter o desenvolvimento proporcionado pelo uso do metal mas sem destruir o meio ambiente.
Material complementar: Na impossibilidade de visualizar o vídeo utilize e link da notícia produzida pelo G1 sobre o assunto e/ou o material complementar com um fragmento para impressão juntamente com esquema do percurso da lama.
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/11/barragem-de-rejeitos-se-rompe-em-distrito-de-mariana.html - Acesso 17/01/2019
Fragmento da notícia do G1 com esquema do percurso da lama.
Para você saber mais:
Sobre o rompimento da barragem do Fundão e toda a repercussão deste desastre ambiental, social e cultural.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Mariana - Acesso 17/01/2019
Sugestão de livro que reconstitui o ocorrido em Mariana (MG) escrito por Cristina Serra, jornalista que cobriu a reportagem para a Globo na época, é possível neste link ter informações sobre e acompanhar uma entrevista que apresenta o olhar de quem acompanhou de perto.
https://congressoemfoco.uol.com.br/direitos-humanos/livro-reconstitui-a-tragedia-de-mariana-e-da-voz-e-rosto-as-vitimas-do-maior-desastre-ambiental-do-pais/ - Acesso 17/01/2019
Relatório da Samarco
https://www.samarco.com/relatoriobienal20152016/pt/sobre-o-rompimento-da-barragem-de-fundao.html - Acesso 17/01/2019
Esta não é a única situação de Rompimento de Barragem, no dia 25 de janeiro de 2019 aconteceu na cidade de Brumadinho (Minas Gerais).
https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Brumadinho Acesso 17/01/2019
https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/ Acesso 17/01/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Explique às crianças o que são os ODS, que estes são objetivos definidos por uma agenda mundial, uma iniciativa de uma organização que reúne nações do mundo inteiro, a Organização das Nações Unidas. Que pessoas, governos, instituições, empresas, indústrias do mundo inteiro assinaram o compromisso de até 2030 melhorarem suas ações para atingir estes objetivos nas mais diversas áreas (Educação, Saúde, Segurança, etc) inclusive nas que envolvem Desenvolvimento e Meio Ambiente, a fim de evitar o que aconteceu (por exemplo) em Mariana como viram na aula.
Verifique se as crianças compreendem que toda modificação realizada pelo homem traz impactos para o meio ambiente e para as populações locais. Facilite a reflexão de que todas as ações humanas geram consequências, é possível demonstrar entregando um pedaço de folha à uma criança pedindo para esta amassá-la e uma a uma outra criança para desamassar.
- A folha voltará a ser como era?
Oriente esta reflexão junto às crianças, é importante para que as crianças entendam que elas são sujeitos históricos. Isto é, as suas decisões no presente terão impactos nas gerações futuras, nas comunidades locais. E o que vemos hoje no presente são consequências de ações do passado. Importante a compreensão de que as consequências são neutras até o momento de ação do ser humano, são nossas ações que trarão consequências favoráveis à comunidade ou prejudiciais. Consequência não é sinônimo de algo “ruim” mas tão somente a expressão de que a ação que temos no ambiente trará alguma consequência.
Estimule a consciência histórica (passado, presente e futuro) das crianças. Lembrando de ações do cotidiano que todos podem ter e que trazem impactos na comunidade. Desta forma, poderão pensar em como precisamos estar conscientes das decisões que tomamos.
Pergunte a eles como podem realizar algo que informe as pessoas e traga conhecimento para colaborar com a Sustentabilidade Ambiental. Será que é possível realizar alguma ação na escola? O que acontece com o lixo e dejetos produzidos pela escola? Existe separação do lixo para que ele possa ser enviado de modo correto e transformado sem prejudicar o Meio Ambiente?
Relembre-os que o que ocorreu em Mariana prejudicou não só as pessoas de Minas Gerais, mas o percurso da lama chegou até o Espírito Santo e ao mar, o maior desastre ambiental do Brasil que teve impactos ambientais até no oceano.
Relembre-os da relação dos objetos que eles mesmos utilizam com a produção de metal e extração de minério, de modo que todos somos co-responsáveis pelos impactos ambientais.
Proponha a construção de um cartaz (exemplo de composição de cartaz https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QW7QEdeBnFCFstm49H7xDsh8NqwpyfUBPV4s6VKVUs3UYkby7G8G6X92Pv3Y/his3-01und-05-sistematizacao-exemplo-de-composicao-de-cartaz.pdf
no material complementar) por grupo para expor na escola, informando as pessoas sobre o rompimento da barragem, sobre extração de minério e a relação disto com a vida de cada um, bem como com os impactos que podem acontecer no ambiente, o impacto da industrialização e da falta de fiscalização e responsabilidade de empresas. Que possam debater sobre como resolver estes problemas (como por exemplo, conhecendo e fazendo o que os ODS propõem).
No material complementar, você encontrará texto com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e com informações sobre o “Rompimento da Barragem de Fundão” para entregar nos grupos de modo que tenham material para consulta e uma série de imagens para compor os cartazes.
Deixe que as crianças escolham as imagens que utilizarão.
Fonte imagem: ONU no Brasil. Disponível em https://nacoesunidas.org/conheca-os-novos-17-objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel-da-onu/ Acesso em 06 de março de 2019
Material complementar:
Sugestões para Leitura com as crianças:
A leitura em voz alta realizada permite que a criança possa ampliar o repertório cultural, aumentando não só o vocabulário e familiaridade com a língua, mas também desenvolve o comportamento leitor, a criatividade e favorece o diálogo sobre o que está sendo lido, trazendo a leitura como prática social. Segue no link sugestões de livros para realizar leitura em voz alta com as crianças, títulos que exploram a Educação Ambiental e a consciência sobre o cenário que temos vivenciado nos últimos anos. No link, todos os livros já estão com a sinopse e informações para que possa realizar a busca facilmente.
Fonte: Trata Brasil. Disponível em http://www.tratabrasil.org.br/blog/2018/06/05/livros-que-voce-precisa-ler-sobre-educacao-ambiental/ Acesso em 20 de janeiro de 2019
Destaque para o livro “Um dia, um rio” de Leo Cunha que aborda exatamente a tragédia ambiental que foi a fonte histórica desta aula. Ainda que não tenha o livro físico, conte a história para as crianças utilizando o link da contadora de histórias “Fafá”
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=pBrvK8pHGeg Acesso 20 de janeiro de 2019
Imagens para compor os cartazes, deixe que as crianças escolham as imagens que utilizarão.
Textos informativos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Rompimento da Barragem de Fundão
Exemplo de composição de cartaz
Para você saber mais:
Sobre os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”
Fonte: ODS. Disponível em http://www.estrategiaods.org.br/o-que-sao-os-ods/ Acesso 20 de janeiro de 2019
É possível aprofundar no tema e prosseguir com o desenvolvimento de outras ações que envolvam os ODS como, por exemplo, colocar as crianças em diálogo com a gestão escolar e com a comunidade para verificarem como podem melhorar as relações das pessoas com o ambiente onde vivem e com o manuseio de lixo produzido.
Veja como isto pode ocorrer no ambiente escolar
Fonte: Gestão Escolar. Disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1954/educacao-de-qualidade-como-inserir-ods-na-sua-escola Acesso 20 de janeiro de 2019
CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer as modificações prejudiciais que o ser humano provoca no ambiente ao longo do tempo. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes, via print de tela, o slide 3 do plano. Via áudio, peça que observem atentamente as imagens e pensem o que elas têm em comum. Na sequência, peça que respondam:
- Para que servem as coisas das fotografias?
- Qual o material de fabricação que essas coisas têm em comum?
Faça com que os estudantes perçebam que, o que há em comum, em termos de material de fabricação, entre os objetos é o metal. Em seguida, questione, por texto ou áudio:
- O metal é um recurso necessário?
- Vocês, seus familiares, amigos, sua escola, usam objetos que foram feitos (ao menos em alguma parte) com metal?
- Quais objetos que utilizamos, além destes das imagens, são feitos ou possuem algum metal?
Você pode usar outras perguntas com questões que achar pertinentes para a turma. Peça que os estudantes respondam as questões no caderno e encaminhem fotografias das respostas para o grupo da escola.
Problematização
Encaminhe para os estudantes o slide 4 e as perguntas abaixo:
- O que vemos nesta fotografia?
- É possível identificar o que está escrito?
- O que será que aconteceu com esta escola?
- Qual a relação desta fotografia com aqueles objetos?
- Quem produz o metal utilizado naqueles objetos?
Dê um tempo para que eles respondam. Peça que as respostas venham em arquivos de áudio. Depois que responderem, mande outros questionamentos via texto:
- Qual a relação desta fotografia com aqueles objetos?
- Quem produz o metal utilizado naqueles objetos?
Deixe-os com estas perguntas e peça que assistam ao vídeo “Tragédia ambiental - Bento Rodrigues”, entre 7'50'' até 13'40'', que apresenta, de modo breve, o que levou ao ocorrido e explora o local exato da escola da fotografia. Caso não seja possível que os estudantes assistam ao vídeo, faça um áudio ou vídeo explicando o acontecido.
Sistematização
Peça que os estudantes anotem o que perceberam na relação entre os materiais usados na fotografia do slide 4 e a tragédia de Mariana. Você pode combinar com eles um momento para sanar as dúvidas e conversar virtualmente sobre a atividade. Ao final, solicite que façam um acróstico com o nome MARIANA, e compartilhem com o grupo da turma. As palavras escolhidas devem ter relação com o episódio. Peça que compartilhem as produções no grupo da turma. Dê o feedback das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Mariana: a maior tragédia ambiental do Brasil”, “Desastre ambiental de Mariana”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI01, EF02HI02, EF02HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF03GE01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pamela Ferreira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto (s) de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI01) Identificar os grupos populacionais que formam a cidade, o município e a região, as relações estabelecidas entre eles e os eventos que marcam a formação da cidade, como fenômenos migratórios (vida rural/vida urbana), desmatamentos, estabelecimento de grandes empresas etc.
Palavras-Chave: Ambiente, Poluição, Sustentabilidade, Industrialização.