Problematização - Fragmento da notícia do G1 com esquema do percurso da lama
Plano de Aula
Plano de aula: Mariana: Os males do desenvolvimento
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Grupos populacionais e a formação do local
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, Quadro (ou papel Kraft, Cartolina e Canetinhas), Cópias dos materiais complementares.
Material complementar:
Para a problematização, fragmento da notícia do G1 com esquema do percurso da lama.
Para a sistematização, imagens para compor os cartazes. Deixe que as crianças escolham as imagens que utilizarão.
Textos informativos sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Rompimento da Barragem de Fundão
Exemplo de composição de cartaz
Para você saber mais:
Sobre como se dá a extração de minério que será utilizado na produção de ferro, aço, alumínio e confecção de produtos.
Fonte: Samarco. Disponível em https://www.samarco.com/produto/ Acesso 17 de janeiro de 2019
Sobre o rompimento da barragem do Fundão e toda a repercussão deste desastre ambiental, social e cultural.
Fonte: Rompimento da barragem em Mariana. G1. Disponível em <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2015/11/rompimento-de-barragens-em-mariana-perguntas-e-respostas.html> Acesso 17 de janeiro de 2019
Sugestão de livro que reconstitui o ocorrido em Mariana (MG) escrito por Cristina Serra, jornalista que cobriu a reportagem para a Globo na época, é possível neste link ter informações sobre e acompanhar uma entrevista que apresenta o olhar de quem acompanhou de perto.
Fonte: Congresso em foco. Disponível em https://congressoemfoco.uol.com.br/direitos-humanos/livro-reconstitui-a-tragedia-de-mariana-e-da-voz-e-rosto-as-vitimas-do-maior-desastre-ambiental-do-pais/ Acesso 17 de fevereiro de 2019
Relatório da Samarco
Fonte: Samarco. Disponível em https://www.samarco.com/relatoriobienal20152016/pt/sobre-o-rompimento-da-barragem-de-fundao.html Acesso 17 de janeiro de 2019
Sobre os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”
Fonte: ODS. Dispnível em http://www.estrategiaods.org.br/o-que-sao-os-ods/ Acesso 19 de janeiro de 2019
É possível aprofundar no tema e prosseguir com o desenvolvimento de outras ações que envolvam os ODS como, por exemplo, colocar as crianças em diálogo com a gestão escolar e com a comunidade para verificarem como podem melhorar as relações das pessoas com o ambiente onde vivem e com o manuseio de lixo produzido.
Veja como isto pode ocorrer no ambiente escolar
Fonte: Gestão Escolar. Disponível em https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1954/educacao-de-qualidade-como-inserir-ods-na-sua-escola Acesso 19 de janeiro de 2019
Esta não é a única situação de Rompimento de Barragem. No dia 25 de janeiro de 2019 aconteceu na cidade de Brumadinho (Minas Gerais).
Fonte: Wikipedia. Disponível em https://pt.wikipedia.org/wiki/Rompimento_de_barragem_em_Brumadinho Acesso em 03 de fevereiro de 2019
Fonte: Veja. Disponível em https://veja.abril.com.br/brasil/veja-antes-e-depois-de-brumadinho-e-imagens-aereas-de-lama-na-cidade/ Acesso em 03 de fevereiro de 2019
O Ensino de História e o Desenvolvimento da Consciência enquanto sujeito histórico, protagonista das ações na comunidade
Fonte: CERRI, Luis Fernando. Ensino de história e consciência histórica: implicações didáticas de uma discussão contemporânea. Rio de Janeiro: Editora FGV: 2011.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Em seguida explique às crianças que a aula terá por foco como estas modificações podem ou não ser prejudiciais ao meio ambiente.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA