Plano de Aula

Plano de aula: Indígenas no Brasil

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Grupos populacionais e a formação do local

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Impressão dos documentos de apoio, projetor para slide (ou sua adaptação com o quadro branco ou quadro negro). Materiais de uso comum como: lápis e borracha.

Material complementar: Para cada consigna de atividade a ser realizada pelos alunos bem como para cada texto e outros materiais que o professor possa imprimir e distribuir para as crianças foram disponibilizados arquivos no formato Google Docs - um arquivo para cada material, conforme links que seguem:

Contextualização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZEWp3EmxhEsQkte28JBRx8Qg9SZD3aFB4NRPXu5k55472k4h2pBphKdJBGgD/his3-01und-02-contexto.pdf

Problematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PGKxUN8HqaseKDUQ3hfagMRWQ42Sy2PyUQPgUChKkCjpBbG9B4hMHfYxPtbA/his3-01und-02-problematizacao.pdf

Sugestões para leitura com as crianças:

A leitura em voz alta realizada pelo professor permite que a criança possa ampliar o repertório cultural, aumentando não só o vocabulário e a familiaridade com a língua mas também desenvolver o comportamento leitor, a criatividade e favorecer o diálogo sobre o que está sendo lido, trazendo a leitura como prática social. No link há a sugestão de diversas leituras, já comentadas e indicadas pela especialista em Literatura Indígena Janice Thiél em parceria com o Centro de Referências em Educação Integral. Estas são sugestões, é possível também adequar ao que a escola já possui em seu acervo. É importante trazer a presença da leitura e de utilizar esta como fonte de conhecimento da cultura indígena.

https://educacaointegral.org.br/reportagens/8-obras-da-literatura-indigena-brasileira-para-criancas-e-jovens/

Fonte de pesquisa para localizar referência indígena em seu município e proximidades:

https://acervo.socioambiental.org/acervo/mapas-e-cartas-topograficas/brasil/terras-indigenas-no-brasil-marco-2018

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Professor, sugere-se que apresente o objetivo da aula lendo com os alunos, escrevendo no quadro e/ou se possível projetando o slide. Converse com os alunos e diga o que irão aprender nesta aula.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados