Plano de Aula

Plano de aula: Trocas culturais: imigrantes

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Pontos de vista sobre acontecimentos locais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI03) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha.

Material complementar:

  • Biografia de Gregório Angelieri

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zKFzsV5aX8qGPHR8MxhsBmTd2YKqCQeMuykAnSJq7kYQbRpCYGPZWDSBmvKa/his3-03und04-biografia-de-gregorio-angelieri.pdf

  • Tabela de análise das fontes. Essa é a folha de atividade para a etapa da problematização.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zhYa9qdz3njBgscCBCup7ChQGc6BxQr2ECEVVJ6z8vvc4NtJ8YdMSSNBKH8H/his3-03und04-tabela-de-analise-das-fontes.pdf

  • Folha de atividade da sistematização- carta

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/H25cdKTk2fXqWe8Dm9uwEKkqWemPyNd8QP98DPGGEcASNtcN9wFXskh4PxBY/his3-03und04-folha-de-atividade-da-sitematizacao-carta.pdf

  • Documento contendo as fotografias utilizadas neste plano.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6EFemmHFMaBD5JthGuuuAwbqdbavGugF4RRBBknUqnBVFDTek7sJH4TvZncB/fotografias-para-impressao.pdf

Para você saber mais: Segue abaixo uma lista de links entre artigos, tese e sites específicos. Todos são sobre as diversas migrações para o Brasil. Sugere-se a pesquisa para que você possa se fundamentar, tirar dúvidas e se aprofundar sobre o processo de imigração da sua região. E por fim também te auxiliar na adequação exigida pela BNCC e variação dos tipos de fontes históricas.

JUNIOR. Manoel Caetano do Nascimento. HISTÓRIA LOCAL E O ENSINO DE HISTÓRIA: DAS REFLEXÕES CONCEITUAIS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. ANPHU. Bahia, 2016. Disponível em:

http://snh2011.anpuh.org/resources/anais/49/1477852456_ARQUIVO_Trabalhocompleto.pdf Acesso: 15/02/2019

TEIXEIRA.Roseane S. Imigração Histórica. Disponível em:

https://imigracaohistorica.com/biografias-de-imigrantes-italianos/ Acesso: 15/02/2019

Museu da Imigração. São Paulo. Disponível em:

http://museudaimigracao.org.br/acervo/historia-oral/ acesso: 07/01/2019

Decol, René Daniel. Imigrações urbanas para o Brasil : o caso dos judeus.Tese de Doutorado.UNICAMP, 1999. Disponível em:

http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/280254 acesso: 07/01/2019

SILVA. Débora.Conheça a Estrutura e Característica da Carta pessoal.Estudos KIds. Disponível em:

https://www.estudokids.com.br/caracteristicas-da-carta-pessoal/ acesso: 07/01/2019

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: O objetivo deve ser apresentado aos alunos e para isso você poderá exibir o slide caso disponha do equipamento. Não sendo possível a projeção escreva no quadro da sala ou produza um cartaz.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados