Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Festas Populares: Carnaval de todos os povos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Acontecimentos locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro, impressão do material complementar, cartolina e papel kraft para composição de mural e pesquisa realizada antecipadamente.
Organize as crianças previamente em grupos para otimizar o tempo de aula.
Peça antecipadamente e com tempo hábil para que as crianças realizem a pesquisa do material complementar. Nesta pesquisa, elas deverão responder às questões com base em entrevistas a familiares e membros da comunidade. É possível também responder com base em pesquisas no jornal local.
Material Complementar
Pesquisa a ser solicitada antecipadamente e utilizada na problematização
Como adequar à sua realidade:
Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.
Para você saber mais:
Fonte: Geledés. História do Carnaval no Brasil. Disponível em <https://www.geledes.org.br/historia-carnaval-no-brasil/> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: Brasil Escola. O Carnaval no Brasil. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/carnaval-no-brasil.htm> Acesso dem 4 de março de 2019
Fonte: CREI. Carnaval é oportunidade para as crianças ocuparem o território. Disponível em <https://educacaointegral.org.br/reportagens/carnaval-e-oportunidade-para-as-criancas-ocuparem-o-territorio/?fbclid=IwAR1cM6MDvZQnlZ6vYEuYB5ySaMZHy-wOoZOwwAvBS0NHWT_k3LdMXKECgXk> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: DM Portal de Notícias. O Carnaval no Norte do País. Disponível em <http://www.dm.com.br/cultura/2016/02/carnaval-no-norte-do-pais.html> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: G1. Carnaval no Sul do País. Disponível em <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/carnaval/2018/> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: G1. Carnaval no Amapá. Disponível em <https://g1.globo.com/ap/amapa/carnaval/2019/> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: LigaSP. História do Sambódromo do Anhembi. Disponível em <https://ligasp.com.br/sambodromo-do-anhembi> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: Rio Carnaval.org. História do Carnaval do Rio de Janeiro. Disponível em <https://www.riocarnaval.org/pt/carnaval-do-rio/historia.html> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: Carnaxe. Origem dos trios elétricos no Carnaval da Bahia. Disponível em <http://www.carnaxe.com.br/historia/hist9.htm> Acesso em 4 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Ao iniciar a aula converse com as crianças sobre as festas populares que temos no Brasil e em quais destas há o costume das pessoas se fantasiarem.
- Já ouviram falar de festa em que as pessoas se fantasiam?
- Já aconteceu na sua cidade alguma programação destinada ao Carnaval?
- As pessoas costumam fazer o quê nesta época?
- Há algum lugar na cidade para onde as pessoas possam comemorar o Carnaval?
- A rotina permanece a mesma em dias de Carnaval?
- Você percebe alguma mudança no funcionamento das lojas, comércios e até mesmo de nossa escola?
- O que muda?
Dialogue com as crianças sobre como acontece esta festa na cidade em que vivem, o que se recordam e se já brincaram ou se divertiram no Carnaval.
As crianças fizeram uma pesquisa antecipadamente para esta aula e a utilizarão nos grupos. Peça que peguem suas pesquisas.
Como adequar à sua realidade: Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Explore o material do slide fazendo perguntas às crianças.
- O que temos de informação explícita nesta fotografia?
- Esta é uma fotografia de quem?
- Por que estas crianças estão vestidas assim?
- Há algo escrito na faixa delas que está na testa? Vamos ler?
Peça às crianças que leiam a legenda da fotografia antes de continuar com perguntas que investiguem esta fonte de análise, auxilie na leitura autônoma, pedindo entre as crianças que um ou outro leia trecho da legenda e realize mais uma vez a leitura (desta vez em voz alta) para que garantir que todas as crianças saibam o que está escrito.
Fonte: Wikimedia Commons. “Crianças da escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio”. Disponível em <https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=crian%C3%A7as+carnaval&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%22namespaces%22%3A%5B6%2C12%2C14%2C100%2C106%2C0%5D%7D&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1&ns0=1#/media/File:AgenciaBrasil130213_TNG9767141.jpg> Acesso em 03 de março de 2019
Chame alguma criança para localizar no mapa exposto na sala o estado do Rio de Janeiro. Verifique com as crianças se este estado está próximo ou distante da região em que moram.
- Estas crianças estão em qual estado?
- Esta região está próxima ou distante de nós?
- O Carnaval acontece em outras regiões do Brasil?
- Já ouviram falar da Marquês de Sapucaí e de escolas de samba?
- Já ouvimos falar sobre isto? Temos em nosso munícipio?
Se sua sala de aula não dispor de mapa, você pode encontrá-lo no site do IBGE https://mapas.ibge.gov.br/escolares/publico-infantil/grandes-regioes Acesso em 06 de março de 2019.
Utilize o link do “Para saber mais” de modo que possa trazer informações sobre o Carnaval do Rio de Janeiro, desta forma as crianças poderão pensar se em seu município acontece ou não desta forma.
Oriente as crianças para compartilharem as informações de suas pesquisas nos grupos, conversem sobre as informações que trouxeram e facilite esta conversa nos grupos, circulando entre eles com alguns apontamentos e perguntas, por exemplo:
Vimos que a fotografia acima se refere ao carnaval em um lugar específico. Consultando a pesquisa que vocês fizeram vamos pensar algumas questões:
- Como acontece o Carnaval em nosso município?
- Muda algo em nossa rotina?
- O que acontece com as lojas? Funcionam normalmente?
- As pessoas se vestem normalmente?
- Há aula na escola no dia de Carnaval?
- Nossas ruas, como ficam?
Dialogue com as crianças sobre a história desta festa na cidade. Peça que compartilhem de suas pesquisas nos grupos e o que descobriram sobre a festa local.
Material Complementar
Imagem do Slide para impressão.
Como adequar à sua realidade: Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população ou, caso esteja na região do Rio de Janeiro, pode não ocorrer o favorecimento de identificar diferenças sobre Carnaval local, para isto utilize os demais links do “Para Saber Mais” que explora Carnavais de outras regiões do Brasil.
Para você saber mais:
Fonte: Rio Carnaval.org. História do Carnaval do Rio de Janeiro. Disponível em <https://www.riocarnaval.org/pt/carnaval-do-rio/historia.html> Acesso em 4 de março de 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Entregue nos grupos o material complementar para que as crianças possam preencher com as características do Carnaval em sua cidade, de acordo com semelhanças e diferenças com a rotina habitual.
- O que acontece em nosso município nos dias de Carnaval?
- O que muda em nossa região e como as pessoas se comportam?
- O comércio, escolas, bancos funcionam normalmente?
- As ruas são fechadas ou há clubes e locais específicos para o Carnaval?
Explique às crianças que cada grupo está recebendo uma folha com espaço para colagem de imagem que trouxeram, podem escolher entre as que possuem de suas pesquisas aquela que será utilizada. Explique que as demais serão também utilizadas na composição do mural. Peça que escrevam um texto breve destacando as descobertas.
Continue circulando entre os grupos de modo a facilitar o diálogo entre as crianças, tirar dúvidas e auxiliar no que for preciso, conforme as crianças finalizam poderão colar a folha em metade de uma cartolina para expor na sala e socializarem no mural maior e comporem os registros finais.
Material Complementar
Registro da sistematização.
Como adequar à sua realidade:
Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar como a festa popular interfere na vida local. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Mande um áudio para os estudantes falando sobre as festas populares que temos no Brasil e em quais delas há o costume das pessoas se fantasiarem. Na sua fala, acrescente as seguintes questões:
- Já ouviram falar de festa em que as pessoas se fantasiam?
- Já aconteceu, na sua cidade, alguma programação destinada ao Carnaval?
- As pessoas costumam fazer o quê nesta época?
- Há algum lugar na cidade para onde as pessoas possam comemorar o Carnaval?
Peça que compartilhem as respostas via texto ou arquivo de áudio no grupo da escola.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o vídeo “Carnaval do Bita”. Oriente, via áudio, que eles fiquem atentos aos vários elementos do clipe que se referem ao carnaval no país. Caso não seja possível, faça prints das imagens que passam na música e envie para os estudantes. Conte o que se passa na música através de arquivo de áudio. Lance as seguintes questões e oriente para que os estudantes cheguem às respectivas conclusões a partir do que mostra o clipe e as imagens que você compartilhou:
- Ritmo do carnaval pernambucano: Frevo
- Ritmo do carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo: Samba.
- Ritmo do carnaval do Pará: Carimbó.
- Ritmo do carnaval de Salvador: Axé
Adapte as perguntas às peculiaridades do lugar a que se refere.
Sistematização
Peça que, após as descobertas da etapa anterior, os estudantes pensem no carnaval da sua cidade e respondam, via arquivo de áudio:
- O que acontece em nosso município nos dias de Carnaval?
- O que muda em nossa região e como as pessoas se comportam?
- O comércio, escolas e bancos funcionam normalmente?
- As ruas são fechadas ou há clubes e locais específicos para o Carnaval?
Solicite que copiem as respostas no caderno. Elas irão os ajudá-los a responder o arquivo de sistematização. Compartilhe com eles o arquivo e peça que respondam no arquivo impresso, se for possível. Combine com os estudantes um momento para tirar dúvidas e dê um feedback sobre a produção das atividades.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, o vídeo “Fafá conta - Carnaval”, e o livro “O carnaval dos bichos aloprados”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI0, EF02HI02, EF02HI03, EF04HI01, EF04HI03 e habilidades conexas entre outros componentes EF69LP44, EF08LI18, EF15AR17, EF03GE03, EF35EF01, EF35EF03, EF35EF04, EF35EF09, EF35EF010, EF35EF12, EF35EF15, EF67EF17.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Pamela Ferreira
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto (s) de conhecimento: O “Eu”, o “Outro” e os diferentes grupos sociais e étnicos que compõem a cidade e os municípios: os desafios sociais, culturais e ambientais do lugar onde vive
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI02) Selecionar, por meio da consulta de fontes de diferentes naturezas, e registrar acontecimentos ao longo do tempo na cidade ou região em que vive
Palavras-Chave: Carnaval; Regiões brasileiras; Fotografia; Festa Popular