Problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Festas Populares: Carnaval de todos os povos
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Acontecimentos locais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HI02 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, quadro, impressão do material complementar, cartolina e papel kraft para composição de mural e pesquisa realizada antecipadamente.
Organize as crianças previamente em grupos para otimizar o tempo de aula.
Peça antecipadamente e com tempo hábil para que as crianças realizem a pesquisa do material complementar. Nesta pesquisa, elas deverão responder às questões com base em entrevistas a familiares e membros da comunidade. É possível também responder com base em pesquisas no jornal local.
Material Complementar
Pesquisa a ser solicitada antecipadamente e utilizada na problematização
Como adequar à sua realidade:
Caso em seu município de forma alguma haja Carnaval ou esta não seja uma festa local popular que modifique a rotina da região, adapte este plano para a festa local que mais favoreça a análise e investigação de como esta festa modifica a rotina da população.
Para você saber mais:
Fonte: Geledés. História do Carnaval no Brasil. Disponível em <https://www.geledes.org.br/historia-carnaval-no-brasil/> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: Brasil Escola. O Carnaval no Brasil. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/carnaval/carnaval-no-brasil.htm> Acesso dem 4 de março de 2019
Fonte: CREI. Carnaval é oportunidade para as crianças ocuparem o território. Disponível em <https://educacaointegral.org.br/reportagens/carnaval-e-oportunidade-para-as-criancas-ocuparem-o-territorio/?fbclid=IwAR1cM6MDvZQnlZ6vYEuYB5ySaMZHy-wOoZOwwAvBS0NHWT_k3LdMXKECgXk> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: DM Portal de Notícias. O Carnaval no Norte do País. Disponível em <http://www.dm.com.br/cultura/2016/02/carnaval-no-norte-do-pais.html> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: G1. Carnaval no Sul do País. Disponível em <http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/carnaval/2018/> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: G1. Carnaval no Amapá. Disponível em <https://g1.globo.com/ap/amapa/carnaval/2019/> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: LigaSP. História do Sambódromo do Anhembi. Disponível em <https://ligasp.com.br/sambodromo-do-anhembi> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: Rio Carnaval.org. História do Carnaval do Rio de Janeiro. Disponível em <https://www.riocarnaval.org/pt/carnaval-do-rio/historia.html> Acesso em 4 de março de 2019
Fonte: Carnaxe. Origem dos trios elétricos no Carnaval da Bahia. Disponível em <http://www.carnaxe.com.br/historia/hist9.htm> Acesso em 4 de março de 2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA