Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Escola para todos!
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modos de vida na cidade e no campo
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão dos documentos da atividade para a Problematização e das imagens de espaços escolares, folhas sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor e lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS3_08UND01 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WZRm4xkFZEzUCVDA8NJcCTgEvYK9A2jFBwFkXX4gYJ3yRcxtxDmGtvfFDVTk/his3-08und01-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Problematização: HIS3_08UND01 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bY7KeWBYxNFSmZ6aXbjWXSd22Q2FamExtvVZy9mAV2QEs6uWCkeunQFNEQVs/his3-08und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a atividade proposta para a Problematização:HIS3_08UND01 - Observações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tsd55JtPan7kHnnzaGuUJubpd7pdV5btvad8XKrCH8PkV3muUAWN6zN4By9b/his3-08und01-observacoes.pdf
- Documento que disponibiliza a as imagens de espaços escolares para serem usadas na Problematização: HIS3_08UND01 - Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mgh5KU9zt2ywQDmJ9CeWFV3AE9R6FR34PNTc6djREhW35wpGMTgzrcKx5Bvu/his3-08und01-atividade-da-problematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as escolas no Brasil e a importância deste estudo em História para se preparar para a aula:
- Quais os desafios da educação do campo: a Professora Eliene Novaes Rocha, da UNB, detalha as dificuldades e perspectivas da área rural. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/promenino/trabalhoinfantil/noticia/quais-os-desafios-da-educacao-do-campo-a-professora-eliene-novaes-rocha-da-unb-detalha-as-dificuldades-e-perspectivas-da-area-rural/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Educação no campo. Disponível em: https://educador.brasilescola.uol.com.br/orientacoes/educacao-no-campo.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Ministério da Educação - Escolas Rurais. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32804 . Acesso em 11 de março de 2019.
- Brasil urbano x Brasil rural. Disponível em: http://especiais.g1.globo.com/educacao/2015/censo-escolar-2014/brasil-urbano-x-brasil-rural.html . Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Imagens da Revista Nova Escola:
Biblioteca:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mE85guZE5R5rKTxnJuRe8ZrMUPQmT7H9J8F2ZXp8qXab57JnY6EcMaQcdFcv/blog-diretora-128-biblioteca.jpeg . Acesso em: 11 de março de 2019.
https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Merenda Escolar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d2rPNHEkHHS2UFUkTPda9WNkfa3AgBdGvsR6dTmVrZy5UpJn4f6KAWkjS6pD/ne-ge-especial-gestao-escolar-14-gestao-aprendizagem-5.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
Escola Indígena: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7pmndvV2ZjtP7gyePRAQP2YxPUpfbA3CTWNzG5j5gf2gTex6j82fskrWWcX/escola-indigena.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
Sala de aula: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eYsfMvns8bhcWprxzEGXSuGHXpKSzzF4rm4MQBmtB7JrsVbcjeQ2Drdudjgw/ne-especial-ler-todas-disciplinas-3-0.jpg%3Fitok%3DnkWgyXvs. Acesso em: 11 de março de 2019.
Quadra de esporte : https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sGAEMrpksJuYtK38WfRf2s8SCXHRpx64A8NkHKQxqYkCFYgnASXbrzty4BgK/235-quadra1.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Wikimedia Commons: Quadra da Escola 7 de Setembro em Rondônia, no Brasil, em 2015. https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/05/Quadra_Escola_7.JPG . Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Antes de iniciar a aula, organize a sala de forma que os alunos possam fazer as atividades em duplas.
- Faça, antecipadamente, a impressão dos documentos que serão usados na Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mgh5KU9zt2ywQDmJ9CeWFV3AE9R6FR34PNTc6djREhW35wpGMTgzrcKx5Bvu/his3-08und01-atividade-da-problematizacao.pdf (recorte as imagens, de modo que cada dupla de alunos receba uma tira contendo duas imagens) e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tsd55JtPan7kHnnzaGuUJubpd7pdV5btvad8XKrCH8PkV3muUAWN6zN4By9b/his3-08und01-observacoes.pdf - faça as cópias necessárias de acordo com o número de alunos da sua turma.
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre como eles descrevem a escola onde estudam.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete e leia o tema principal desta aula.
- Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide : HIS3_08UND01 - Slide da Contextualização:
- Ao apresentar o slide às crianças, inicie uma conversa informando que estes nomes são dados a escolas por todo o Brasil e questionando se eles sabem alguma informação sobre elas.
- Levante hipóteses, juntamente com as crianças, sobre a pergunta do slide:
- Vocês acham que toda escola é igual?
- O que diferencia uma escola de outra escola?
- No aspecto físico podemos dizer que as escolas são organizadas da mesma forma: salas de aula (com mesas, cadeiras, quadro negro), bibliotecas, banheiros (com saneamento básico), quadras de esporte, refeitório (e alimentação adequada)?
- Na forma em que os alunos se encontram em suas salas podemos dizer que as escolas são iguais : cada turma com alunos da mesma faixa etária ou uma turma com alunos de várias faixas etárias (turma multisseriada)?
Para saber mais:
- Portal da Educação Brasileira - Educação Indígena. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=LKtLxoWDAI4&feature=youtu.be . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Salto para o futuro - Educação Escolar Quilombola. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=p4KR5NvnPKY . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Os desafios da educação no campo - Conexão Futura. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EnXa52E2Hf4 . Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte da imagem:
- Imagem produzida pela Professora-autora Maria Teresa Tôrres Pimenta. Acesso em: 11 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Apresente o slide para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND01 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bY7KeWBYxNFSmZ6aXbjWXSd22Q2FamExtvVZy9mAV2QEs6uWCkeunQFNEQVs/his3-08und01-slide-da-problematizacao.pdf
- Faça a impressão do documento que disponibiliza imagens dos espaços escolares: HIS3_08UND01 - Atividade da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Mgh5KU9zt2ywQDmJ9CeWFV3AE9R6FR34PNTc6djREhW35wpGMTgzrcKx5Bvu/his3-08und01-atividade-da-problematizacao.pdf e o documento onde os alunos descreverão as observações feitas por eles: HIS3_08UND01 - Observações: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Tsd55JtPan7kHnnzaGuUJubpd7pdV5btvad8XKrCH8PkV3muUAWN6zN4By9b/his3-08und01-observacoes.pdf
- Explique para os alunos que estas informações, em gráficos, demonstram como as escolas no Brasil estão construídas, tendo como ponto de análise: serviços públicos (de fornecimento de água, esgoto, energia elétrica) e espaço físico (biblioteca, laboratórios, quadra).
- Aponte onde a sua escola se enquadra.
- Comente que as diferenças existentes entre as escolas é uma situação que infelizmente é real, demonstrada em dados estatísticos do governo.
- Diga que a atividade que vão fazer trata sobre estas diferenças.
- Distribua, para cada dupla, a impressão contendo as imagens as escolas e a folha para descreverem as observações feitas das imagens.
- Oriente os alunos quanto à execução da atividade:
- Vocês receberão uma imagem de espaço escolares.
- Vocês preencherão os campos com as informações relacionadas à imagem.
- Vocês colarão a imagem no espaço definido.
- Assim que terminarem vocês apresentarão aos colegas o trabalho feito.
- Circule entre as carteiras e faça as intervenções que se fizerem necessárias.
- Deixe que as duplas, que quiserem, apresentem a tarefa feita.
Para saber mais:
- “Em sua edição de 2006, a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) apresentou um levantamento sobre o assunto. O estudo constatou que apenas 3,5% das crianças do Ensino Fundamental público não possuíam alimentação gratuita na escola. Um ótimo índice em relação a nações vizinhas, mas, uma enormidade em números absolutos: 955 mil crianças sem comida, 500 mil só no Nordeste - região que já sofre com a desnutrição na infância” (Fonte: Melhorar e ampliar a infraestrutura das escolas. Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2968/melhorar-e-ampliar-a-infraestrutura-das-escolas. Acesso em: 11 de março de 2019.)
- “Transformar a leitura em um hábito regular requer bem mais do que infraestrutura. Além da falta de espaços adequados, as políticas de incentivo esbarram em um problema grave: nem sempre as obras que chegam às escolas são utilizadas. A conclusão é do Tribunal de Contas da União (TCU), que auditou o PNBE em 2002. Três anos mais tarde, o MEC - por orientação do TCU - também realizou sua avaliação, obtendo resultados semelhantes. N
Nas duas oportunidades, foram encontradas pilhas de livros empacotados sem catalogação, salas fechadas e espaços inacessíveis. Além disso, não havia profissionais com formação específica para trabalhar nas bibliotecas e salas de leitura. Dessa forma, as publicações não chegavam às mãos dos alunos. (Fonte: Bibliotecas escolares: livros tão tão distantes das mãos dos alunos . Revista Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2778/bibliotecas-escolares-livros-tao-tao-distantes-das-maos-dos-alunos. Acesso em: 11 de março de 2019.)
Fonte das imagens:
- Revista Nova Escola:
Saneamento básico. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WmYCJ6FSUj6m2x9ndBHy9F535pwTUe8ydwEuMVYSeM38eDmwtHS2XSxcBnhQ/um-direito-invisivel-1.jpg%3Fitok%3DiQc_RZh4. Acesso em: 11 de março de 2019.
Infraestrutura. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2968/melhorar-e-ampliar-a-infraestrutura-das-escolas . Acesso em: 11 de março de 2019.
Bibliotecas. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2778/bibliotecas-escolares-livros-tao-tao-distantes-das-maos-dos-alunos . Acesso em: 11 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Projete o slide ou leia o seu conteúdo para os alunos.
- Distribua uma folha sulfite para cada aluno e peça que escrevam um pequena produção de texto (poderá ser feito um desenho, uma tira de quadrinhos, uma poesia, uma reportagem para um jornal, uma letra para uma música, dentre outras formas de registro) sobre como eles acham que deveria ser a escola ideal para todos, sem distinção de povos.
- Diga aos alunos para formarem suas ideias para esta produção em tudo que foi conversado e mostrado nesta aula: escolas com boas estruturas físicas (bibliotecas, refeitório, banheiros adequados, salas para todas os tipos de aprendizados, dentre outras) ou sem infraestrutura; o fornecimento ou não, às escolas, de serviços públicos (água, luz, esgoto). Diga que podem escolher um destes pontos ou fazer a produção de uma forma geral.
- Peça que eles pensem em uma escola que garanta a todos o direito à educação de excelência em todos os aspectos.
- Afixe no mural da sala esta atividade, juntamente com a atividade de observação das imagens.
No momento de encerramento da aula, retome o objetivo através da atividade proposta e assim verifique se os alunos foram capazes de se apropriar das noções trabalhadas.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF ou Print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é analisar e comparar as características das escolas da cidade e do campo. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Peça, via arquivo de áudio, texto ou vídeo, que os estudantes imaginem a escola antes de iniciarem o isolamento. Na sequência, questione:
- Vocês acham que toda escola é igual?
- O que diferencia uma escola da outra?
- No aspecto físico, podemos dizer que as escolas são organizadas da mesma forma: salas de aula (com mesas, cadeiras, quadro negro), bibliotecas, banheiros (com saneamento básico), quadras de esporte, refeitório (e alimentação adequada)?
- Em relação a forma que os alunos se encontram nas salas, podemos dizer que as escolas são iguais (cada turma com alunos da mesma faixa etária ou uma turma com alunos de várias faixas etárias [turma multisseriada])?
Solicite que os estudantes expressem as respostas em um vídeo curto de, no máximo, 1 minuto, e compartilhem as produções no grupo da escola.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização ou envie as imagens em prints. Peça que analisem as imagens enviadas e criem um texto alicerçado nas seguintes questões:
- Aponte onde a sua escola se enquadra.
- Comente que as diferenças existentes entre as escolas é uma situação que infelizmente é real, demonstrada em dados estatísticos do governo.
Solicite que os textos sejam compartilhados no grupo da turma.
Sistematização
Para a sistematização, solicite que os estudantes produzam uma história em quadrinhos (veja como fazer uma aqui) que caracterize e conte uma situação que eles vivenciaram na escola. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. Dê o feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Alunos descobrem como era a escola do passado” e “Como Eram as Escolas Antigamente”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive.
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Palavras-Chave: Tipos de escola; Educação; Diferenças. Escola indígena; Escola quilombola; Escola do campo; Escola urbana.