Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Salve, salve, Natureza!
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modos de vida na cidade e no campo
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF3HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Impressão da atividade da Sistematização (ampliada), aparelho multimídia, lápis de escrever, borracha.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza o slide da Contextualização: HIS3_08UND05 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jJdsW33SBenENyGXsWTqrCK9u57bEds6AdXNaCkwj6GJqxJnUt9PRwx8GGFq/his3-08und05-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza o slide da Problematização: HIS3_08UND05 Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Q2FM8keUr6zrGbSUYqKwJH7BZj78muvmTxC99XB5x4ZyNQBjEvQyw3ztQ7zQ/his3-08und05-slide-da-problematizacao.pdf
- Fonte de mídia que retrata como os indígenas Pataxós compreendem a relação com a natureza: https://www.youtube.com/watch?v=v3bdxs_j_uA. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Documento que disponibiliza o slide da Sistematização: HIS3_08UND05 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/g3pDRQmHVzH8hNSvBry7Qc7r3PX9CRQeQt2nCmYmMNsXxHeG6MeVAQkFtzUf/his3-08und05-slide-da-sistematizacao.pdf
- Documento contendo um modelo para o jogo de tabuleiro: HIS3_08UND05 - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BMNqFUAWkJ55tNe5K4nACFm2QpxsgNePfPNbDhE9VnRPtXcZGTzZWgxrasqE/his3-08und05-tabuleiro.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as relações que os povos indígenas e o meio urbano mantêm com a natureza, para você se preparar para a aula:
- Os povos indígenas e suas relações com a natureza. Disponível em: http://www.museudoindio.gov.br/educativo/pesquisa-escolar/242-os-povos-indigenas-e-suas-relacoes-com-a-natureza. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Como os indígenas convivem com a natureza e suas lições para uma vida sustentável. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/indios-convivem-natureza-licoes-vida-sustentavel/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Povos Indígenas no Brasil Mirim. Disponível em: https://mirim.org/.Acesso em: 11 de março de 2019.
- Conheça o Brasil: população indígena. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20506-indigenas.html.Acesso em: 11 de março de 2019.
- Meio ambiente urbano. Disponível em: http://www.aultimaarcadenoe.com.br/category/meio-ambiente/meio-ambiente-urbano/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Programa Cidades Sustentáveis. Disponível em: https://www.cidadessustentaveis.org.br/. Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
- Organize sua sala de forma que os alunos possam fazer a atividade de Sistematização em grupos.
- Faça a impressão do documento da Atividade de Sistematização ampliada e em quantidade suficiente para todos os grupos: HIS3_08UND05 - Tabuleiro: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BMNqFUAWkJ55tNe5K4nACFm2QpxsgNePfPNbDhE9VnRPtXcZGTzZWgxrasqE/his3-08und05-tabuleiro.pdf
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
- Busque por meio de uma conversa introduzir o tema desta aula: as relações existentes entre a natureza e as comunidades indígenas e a natureza e o meio urbano.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA