Entrevista
Plano de Aula
Plano de aula: Todo trabalho é digno!
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modos de vida na cidade e no campo
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Será necessária a impressão do documento contendo o roteiro para a entrevista, do documento contendo o modelo do jogo da memória (em papel 60k), folha sulfite, caneta hidrocor, lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que contém o roteiro para a entrevista sobre profissões: HIS3_08UND04 - Entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mqdRHc7cuc2pDea4ZQpZVwxbFFvNKMKKVQSvmwvtWXfXC6r52s98ytqHdbXV/his3-08und04-entrevista.pdf
- Documento que disponibiliza o slide da Contextualização: HIS3_08UND04 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Eqkj6XfBm57GHeZmm9QNPrF26z5EnRJVG4wed7EHzwAKAbM4yn4Sef7ytvWN/his3-08und04-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a descrição de algumas profissões: HIS3_08UND04 - Profissões: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M2TeSZa2DNpYhcpNdAHQczBzvZNgVGxbFKK4rfBT9bqW5WRgxeTSyhUUDUGE/his3-08und04-profissoes.pdf
- Dcumento que disponibiliza o slide da Problematização: HIS3_08UND04 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uA345fSkP5VRGphn4wA39GF7DRyjuc4Qpb4qEvx3k24Dyqq6E6xqakE7sQTV/his3-08und04-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que contém um modelo de peças para o jogo da memória: HIS3_08UND04 - Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55dFPajdDnDexauf9F48WAqgYK7dMK5TaxQc8pSWGRbtV5ryg7EJgxXjRYfq/his3-08und04-jogo-da-memoria.pdf
- Documento que disponibiliza este slide HIS3_08UND04 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8egsjPrgGE5Ttwvb6crPar2MSxHaWF5uAGRTd5NgWwErrG6x7ftrCUUGzFnr/his3-08und04-slide-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre as profissões para você se preparar para a aula:
- Extinção das profissões. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/extincao-das-profissoes/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Profissões. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/profissoes.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Museu de Artes e Ofício - MAO . Disponível em: http://eravirtual.org/mao_br_1/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- A evolução das profissões. Disponível em: https://operaco.com.br/a-evolucao-das-profissoes/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Tecnologia e mudanças no mercado de trabalho fazem profissões acabarem. Disponível em: http://especiais.correiobraziliense.com.br/tecnologia-e-mudancas-no-mercado-de-trabalho-fazem-profissoes-acabarem. Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Solicite, com antecedência, aos alunos que eles façam uma entrevista com um dos membros adultos da família (pai, mãe, avós, tios, padrinhos) sobre o tema desta aula.
- Utilize o documento que contém o roteiro para esta entrevista: HIS3_08UND04 - Entrevista: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mqdRHc7cuc2pDea4ZQpZVwxbFFvNKMKKVQSvmwvtWXfXC6r52s98ytqHdbXV/his3-08und04-entrevista.pdf
- Faça a impressão do Jogo da memória em papel 60k e na quantidade suficiente para se formar um jogo para cada grupo: HIS3_08UND04 - Jogo da memória: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/55dFPajdDnDexauf9F48WAqgYK7dMK5TaxQc8pSWGRbtV5ryg7EJgxXjRYfq/his3-08und04-jogo-da-memoria.pdf
- Você já deverá preparar a sala de aula para que os alunos possam fazer a proposta de atividade em grupo.
- Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA