Slide da Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Os meios de transporte e seus problemas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modos de vida na cidade e no campo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a impressão dos documentos para a Sistematização, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS3_08UND03 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qq3VVePNVVRa7QcKmVCdXc9gBYSbhPKMzvMbwNfpTGa2BePx2XJeQhZCbVrS/his3-08und03-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Problematização: HIS3_08UND03 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rkDusXhMb6UyzahZwKdUyvuz3HwkY4TubvfhySj6Xg8mDyCmFp6BS7kWHwtV/his3-08und03-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza as imagens de tipos de transporte para a atividade da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ffk3yUpVhB7A7cS9hr7kr74t7dSSQgfdaZXgjpK93PTFGfpTHvVcXQhMHqVW/his3-08und03-transportes.pdf
- Documento que disponibiliza a atividade da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zPv4ajTnStnpJCVsCw9Rz7FDBk9WGReEXKCMCgKGJe2drwjzz3XBkbUmwaaC/his3-08und03-descricao-do-transporte.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre transportes e sua evolução para você se preparar para a aula:
- Museu Virtual do Transporte Urbano: http://www.museudantu.org.br/QCeara.htm. Acesso em: 11 de março de 2019.
- E agora , Brasil? - Transporte urbano. Disponível em: http://temas.folha.uol.com.br/e-agora-brasil-transporte-urbano/introducao/serie-discute-politicas-publicas.shtml. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Como funciona o sistema de transporte público no Brasil. Disponível em: https://www.politize.com.br/transporte-publico-no-brasil-como-funciona/. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Os diferentes meios de transportes e a importância do transporte público. Disponível em: https://www.educacao.cc/transito/os-diferentes-meio-de-transportes-e-a-importancia-do-transporte-publico/ .Acesso em: 11 de março de 2019.
Fonte das imagens:
- Banco de imagens da Revista Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Carro de boi. Wikimedia Commons. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/1b/Carro_de_boi_Caetit%C3%A9.jpg . Acesso em: 11 de março de 2019.
- B-type dois andares de Londres, o primeiro ônibus produzido em massa Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%94nibus#/media/File:B43OleBillatIWMLondon.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Navio de linha. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Navio_de_linha. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Barco Rabelo. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Vinho_do_Porto_-_barco_rabelo_no_Douro_-_cropped.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
- Carro de bois. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Carro_de_bois_frente_%C3%A0_S%C3%A9_e_ao_Banco_Nacional_Ultramarino,_c._1935.jpg. Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre os tipos de transportes que circulam na cidade onde moram e dos demais transportes que conhecem.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA