Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Serviços públicos: um direito de todos!
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Modos de vida na cidade e no campo
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03HIS08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Será necessária a utilização de folhas sulfite, fita adesiva, canetas hidrocor, lápis de cor.
Material complementar:
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Contextualização: HIS3_08UND02 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U9HyCxQTwUPMyZumqgu2ZPS36tVzsqqfY2uKZaPrasHJ3wrdHS8gKFDyvTx2/his3-08und02-slide-da-contextualizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Problematização: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
- Documento que disponibiliza a imagem do slide da Sistematização: HIS3_08UND02 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z3wA5dMTZpgJDzvfd8HQxRYF9aTNEYVYjyDZpzEQBfvqMnukdRXX5kbs5MrA/his3-08und02-slide-da-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Acesse aqui mais conteúdos sobre serviços públicos para você se preparar para a aula:
- Serviço público essencial. Disponível em: https://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/1285/Servico-publico-essencial . Acesso em: 11 de março de 2019.
- Serviços públicos. Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
- Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos.
- Ao apresentar o objetivo da aula às crianças, inicie uma conversa sobre os tipos de serviços públicos ofertados pelo município onde a escola está localizada (saneamento básico, educação, saúde, segurança e transporte) e deixe os alunos falarem sobre o que sabem sobre esse tema.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza estes slides HIS3_08UND02 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U9HyCxQTwUPMyZumqgu2ZPS36tVzsqqfY2uKZaPrasHJ3wrdHS8gKFDyvTx2/his3-08und02-slide-da-contextualizacao.pdf
- Diga aos alunos que todos os cidadãos de um país têm direito a serviços básicos e essenciais para ter qualidade de vida e que estes serviços devem ser oferecidos pelos governos municipais, estaduais e federais.
O direito aos serviços públicos é garantido ao cidadão pela Constituição de 1988.
Muitos serviços foram criados e melhorados para a população, mas muitas pessoas ainda não conseguem se beneficiar destes direitos.
- Descreva os painéis para os alunos para que eles possam entender que um serviço só atende a toda população se este contempla 100% das localidades, e das comunidades.
Para você saber mais:
- Sobre o gráfico: “Há uma diferença grande entre as regiões. No Brasil, 85,7% tem acesso à água através da rede geral. No Nordeste, essa proporção cai para 59,2%. Já em relação ao esgotamento sanitário, uma questão de saúde pública, apenas 66% dos domicílios brasileiros são ligados à rede geral ou fossa ligada à rede. No Sudeste, essa proporção é de 88,9%”, analisa Maria Lúcia. Da mesma forma, 82,9% dos domicílios do país tem o lixo coletado diretamente. No Norte e Nordeste cai para 69,8% e 69,6%, respectivamente. Lá a proporção de domicílios que queimam lixo na propriedade é alta, por exemplo”, completa. (Fonte: IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23062-acesso-a-servicos-urbanos-nao-acompanha-avanco-de-politicas-publicas-de-moradia . Acesso em: 11 de março de 2019.)
- O que é serviço público. Disponível em: https://www.significados.com.br/servico-publico/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
- “Os principais serviços públicos são:
- a coleta de lixo, feita pelos funcionários responsáveis pela limpeza das vias públicas;
- a limpeza e varredura das ruas, calçadas e bueiros, feita pelos garis;
- manter em funcionamento as iluminações das cidades;
- construir e manter em condições de funcionamento os postos de saúde e os hospitais públicos;
- construir e manter em funcionamento creches, escolas e bibliotecas públicas;
- fazer a pavimentação de ruas;
- cuidar do saneamento básico da cidade;
- manter em perfeito funcionamento a estação de tratamento de água e esgoto;[...]” (Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.)
Contexto
Orientações:
- Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza estes slides HIS3_08UND02 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U9HyCxQTwUPMyZumqgu2ZPS36tVzsqqfY2uKZaPrasHJ3wrdHS8gKFDyvTx2/his3-08und02-slide-da-contextualizacao.pdf
- Diga aos alunos que todos os cidadãos de um país têm direito a serviços básicos e essenciais para ter qualidade de vida e que estes serviços devem ser oferecidos pelos governos municipais, estaduais e federais.
O direito aos serviços públicos é garantido ao cidadão pela Constituição de 1988.
Muitos serviços foram criados e melhorados para a população, mas muitas pessoas ainda não conseguem se beneficiar destes direitos.
- Descreva os painéis para os alunos para que eles possam entender que um serviço só atende a toda população se este contempla 100% das localidades, e das comunidades.
Para você saber mais:
- Sobre o gráfico: “Há uma diferença grande entre as regiões. No Brasil, 85,7% tem acesso à água através da rede geral. No Nordeste, essa proporção cai para 59,2%. Já em relação ao esgotamento sanitário, uma questão de saúde pública, apenas 66% dos domicílios brasileiros são ligados à rede geral ou fossa ligada à rede. No Sudeste, essa proporção é de 88,9%”, analisa Maria Lúcia. Da mesma forma, 82,9% dos domicílios do país tem o lixo coletado diretamente. No Norte e Nordeste cai para 69,8% e 69,6%, respectivamente. Lá a proporção de domicílios que queimam lixo na propriedade é alta, por exemplo”, completa. (Fonte: IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23062-acesso-a-servicos-urbanos-nao-acompanha-avanco-de-politicas-publicas-de-moradia . Acesso em: 11 de março de 2019.)
- O que é serviço público. Disponível em: https://www.significados.com.br/servico-publico/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
- “Os principais serviços públicos são:
- a coleta de lixo, feita pelos funcionários responsáveis pela limpeza das vias públicas;
- a limpeza e varredura das ruas, calçadas e bueiros, feita pelos garis;
- manter em funcionamento as iluminações das cidades;
- construir e manter em condições de funcionamento os postos de saúde e os hospitais públicos;
- construir e manter em funcionamento creches, escolas e bibliotecas públicas;
- fazer a pavimentação de ruas;
- cuidar do saneamento básico da cidade;
- manter em perfeito funcionamento a estação de tratamento de água e esgoto;[...]” (Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.)
Contexto
Orientações:
- Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza estes slides HIS3_08UND02 - Slide da Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/U9HyCxQTwUPMyZumqgu2ZPS36tVzsqqfY2uKZaPrasHJ3wrdHS8gKFDyvTx2/his3-08und02-slide-da-contextualizacao.pdf
- Diga aos alunos que todos os cidadãos de um país têm direito a serviços básicos e essenciais para ter qualidade de vida e que estes serviços devem ser oferecidos pelos governos municipais, estaduais e federais.
O direito aos serviços públicos é garantido ao cidadão pela Constituição de 1988.
Muitos serviços foram criados e melhorados para a população, mas muitas pessoas ainda não conseguem se beneficiar destes direitos.
- Descreva os painéis para os alunos para que eles possam entender que um serviço só atende a toda população se este contempla 100% das localidades, e das comunidades.
Para você saber mais:
- Sobre o gráfico: “Há uma diferença grande entre as regiões. No Brasil, 85,7% tem acesso à água através da rede geral. No Nordeste, essa proporção cai para 59,2%. Já em relação ao esgotamento sanitário, uma questão de saúde pública, apenas 66% dos domicílios brasileiros são ligados à rede geral ou fossa ligada à rede. No Sudeste, essa proporção é de 88,9%”, analisa Maria Lúcia. Da mesma forma, 82,9% dos domicílios do país tem o lixo coletado diretamente. No Norte e Nordeste cai para 69,8% e 69,6%, respectivamente. Lá a proporção de domicílios que queimam lixo na propriedade é alta, por exemplo”, completa. (Fonte: IBGE. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/23062-acesso-a-servicos-urbanos-nao-acompanha-avanco-de-politicas-publicas-de-moradia . Acesso em: 11 de março de 2019.)
- O que é serviço público. Disponível em: https://www.significados.com.br/servico-publico/ . Acesso em: 11 de março de 2019.
- “Os principais serviços públicos são:
- a coleta de lixo, feita pelos funcionários responsáveis pela limpeza das vias públicas;
- a limpeza e varredura das ruas, calçadas e bueiros, feita pelos garis;
- manter em funcionamento as iluminações das cidades;
- construir e manter em condições de funcionamento os postos de saúde e os hospitais públicos;
- construir e manter em funcionamento creches, escolas e bibliotecas públicas;
- fazer a pavimentação de ruas;
- cuidar do saneamento básico da cidade;
- manter em perfeito funcionamento a estação de tratamento de água e esgoto;[...]” (Disponível em: https://escolakids.uol.com.br/geografia/servicos-publicos.htm . Acesso em: 11 de março de 2019.)
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
- Peça aos alunos que observem as imagens de localidades do nosso país.
- Diga que é possível verificar que em todas as comunidades mostradas (rural ou urbana) os serviços públicos essenciais não estão sendo oferecidos plenamente.
- Peça aos alunos que citem o que não está sendo oferecido para cada comunidade:
- Quilombo São José da Serra;
- Centro urbano;
- Comunidade indígena;
- Favela no meio urbano;
- Comunidade quilombola;
- Comunidade rural.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola . Acesso em: 11 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
- Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
- Peça aos alunos que observem as imagens de localidades do nosso país.
- Diga que é possível verificar que em todas as comunidades mostradas (rural ou urbana) os serviços públicos essenciais não estão sendo oferecidos plenamente.
- Peça aos alunos que citem o que não está sendo oferecido para cada comunidade:
- Quilombo São José da Serra;
- Centro urbano;
- Comunidade indígena;
- Favela no meio urbano;
- Comunidade quilombola;
- Comunidade rural.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola . Acesso em: 11 de março de 2019.
Problematização
Orientações:
- Apresente os três slides para iniciar a atividade. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vNVm5qKZMb8tVxjaJxBZaHs7vWaTDtfxKjTggqJAFFmGqubH4GKAZP78bmUa/his3-08und02-slide-da-problematizacao.pdf
- Peça aos alunos que observem as imagens de localidades do nosso país.
- Diga que é possível verificar que em todas as comunidades mostradas (rural ou urbana) os serviços públicos essenciais não estão sendo oferecidos plenamente.
- Peça aos alunos que citem o que não está sendo oferecido para cada comunidade:
- Quilombo São José da Serra;
- Centro urbano;
- Comunidade indígena;
- Favela no meio urbano;
- Comunidade quilombola;
- Comunidade rural.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/2626/programa-instala-biblioteca-em-comunidade-quilombola . Acesso em: 11 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Projete (escreva no quadro ou leia) o slide para finalizar esta aula. Caso deseje, acesse o documento que disponibiliza este slide: HIS3_08UND02 - Slide da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Z3wA5dMTZpgJDzvfd8HQxRYF9aTNEYVYjyDZpzEQBfvqMnukdRXX5kbs5MrA/his3-08und02-slide-da-sistematizacao.pdf
- Após fazerem as comparações da prestação dos serviços básicos essenciais entre o meio rural e urbano, proponha as alunos produzirem um ”Jornal Mural” que será afixado no corredor da escola.
- Entregue a cada aluno uma folha sulfite para a produção do texto.
- Diga aos alunos que eles serão os jornalistas/repórteres e terão que criar matérias jornalísticas tomando como base as informações aprendidas nesta aula, na realidade da escola e na realidade de onde eles vivem.
Estes textos poderão ser: um texto sobre algum problema vivido pela comunidade (ou pela família deles) que seja relacionado com a falta ou a dificuldade de acesso aos serviços públicos (infraestrutura do posto de saúde do bairro, falta de tratamento da rede de esgoto do bairro, falta de policiamento nas ruas do bairro à noite ou no entorno da escola, má iluminação das ruas do bairro, falta de propostas de conservação das praças do bairro, dentre outros temas), um texto explicando um dos gráficos analisados, um texto com instruções de como exigir ou manter o direito aos serviços públicos, um texto com instruções de como usar com cidadania os serviços públicos, dentre outras ideias.
Fonte das imagens:
Banco de Imagens Nova Escola. Acesso em: 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp, PDF ou Print.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar o acesso a serviços públicos: meio rural e urbano. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o slide 3 do plano e siga as instruções de contextualização que ele traz, lembrando que as ferramentas de orientação dos alunos são áudio, texto ou vídeo de Whatsapp.
Problematização
Compartilhe com os estudantes o arquivo de problematização e peça que, por áudio, respondam a seguinte questão:
- Quais os serviços públicos estão ausentes nas imagens?
As respostas devem ser compartilhadas no grupo da turma.
Sistematização
Para a sistematização, solicite que os estudantes produzam uma reportagem de jornal (veja como fazer aqui). Diga que eles serão os jornalistas/repórteres e terão que criar matérias jornalísticas tomando como base as informações aprendidas nesta aula, na realidade da escola e de onde eles vivem. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Desigualdade Social“ e “As palafitas de Santos”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Maria Teresa Pimenta
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: O lugar em que vive.
Objeto (s) de conhecimento: A produção dos marcos da memória: a cidade e o campo, aproximações e diferenças.
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI08) Identificar modos de vida na cidade e no campo no presente, comparando-os com os do passado.
Palavras-Chave: Serviços públicos; Saneamento básico; Educação; Saúde; Segurança; Meio rural e urbano.