Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Youtube e Google Formulários
Valores trabalhados
- Cidadania
- Solidariedade
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes reflitam sobre os fatores que levam ao consumismo infantil, compreendendo a importância de ter consciência ao consumir. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e faça uma breve reflexão sobre a frase do slide. A partir de exemplos exagerados, faça os alunos compreenderem o sentido da frase para o tema da aula. Faça relação com aquilo que as crianças necessitam ter e com aquilo que elas podem ter. Exemplo: uma criança de oito anos pode comprar um avião mesmo que ela queira?
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Peça que cada um enumere cinco itens que possuem e que não tenham usado no período de um ano. Exemplos: brinquedos ou peças de roupas. Oriente que a lista seja feita em seus cadernos.
Faça as seguintes perguntas: por que da falta de uso periódico do objeto? E se esse objeto ficou durante um tempo sem uso, será que ele é tão importante assim? Já que não estão usando, poderiam doá-lo? Peça que as respostas sejam enviadas no grupo da turma e que conversem com seus pais sobre as doações.
Problematização (30 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie o slide do plano original aos estudantes e peça para que observem as imagens. Em seguida, cada um deverá comparar com os brinquedos que possui. Eles devem compartilhar com a turma oralmente por meio de um áudio as semelhanças e diferenças do seu jeito de brincar com o que viram nas imagens. Por fim, eles deverão criar uma frase que represente esse momento. Envie pelo Google Forms e peça que eles respondam com suas frases. O tutorial para usar a ferramenta está disponível aqui.
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos: podemos garantir a diversão de qualquer forma e com pouco custo. Podemos consumir, mas não exageradamente, pois se não, nos tornamos consumistas e acumuladores. Temos que ter a consciência que no mundo existem pessoas com muito e que não compartilham com as que têm pouco e assim vemos um mundo desigual ou igual? Peça que as respostas sejam encaminhadas por mensagens de texto ou áudio.
Envie sugestões de jogos: pega-vareta, dominó, dama, mico-preto, quebra-cabeça, forca, uno, trunfo, peteca, amarelinha, polícia e ladrão, detetive. Peça que escolham ao menos um para jogarem com seus familiares. Caso eles não tenham esses jogos, oriente que confeccionem com o auxílio de um adulto.
Sistematização (30 minutos – assincronamente)
Os alunos deverão expor o momento dos jogos. Você deverá mediar a conversar por meio de um vídeo, no intuito de conduzi-los a pensar no bem que fariam com relação ao consumo e aos recursos naturais. Aproveite para ampliar o espírito de socialização da turma. Peça que eles tirem fotos, façam vídeos e, dessa forma, compartilhem o momento dos jogos com os demais colegas da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na confecção dos jogos, caso eles tenham os jogos prontos em suas residências. Abaixo, seguem sugestões de como criar alternativas de jogos:
- “Como fazer jogos”, disponível aqui
- “Pega varetas”, disponível aqui
- “Jogos e brinquedos para fazer em casa”, disponível aqui