GEO3_08UND03 - Hoje é dia de ECOBAG!
Plano de Aula
Plano de aula: Ações sustentáveis
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cuidados com os lugares de vivência.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GEO8 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Camisa T-shirt velha que está sem uso e tesoura, tinta sustentável ou canetas coloridas.
Material complementar:
GEO3_08UND03 - Hoje é dia de ECOBAG!: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wghUx44t8YZwWjb7PwAMEQFdrxM7s3phHF2cCjRVmEzUSRgyn7e7TmCdBxcH/geo3-08und03-hoje-e-dia-de-ecobag.pdf
Para você saber mais:
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra e Cultura de Sustentabilidade. Rev. Lusófona de Educação [online]. 2005, n.6, pp.15-29. Disponível em: <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-72502005000200002>. Acesso em: 06 abr 2019.
Pinte sua parede com tinta de terra. 2015 (9min44seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=jmoZMFZHpHQ>. Acesso: 14/02/2019
RUA, João (org). Paisagem, espaço e sustentabilidades: uma perspectiva multidimensional da geografia. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RJ, 2007. Disponível em: <http://www.editora.vrc.puc-rio.br/media/ebook_paisagem_espaco_e_sustentabilidade.pdf>. Acesso em: 06 abr 2019.
Sacola ecológica de camiseta (sem costura!). Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2015/02/como-fazer-sacola-bolsa-camiseta/>. Acesso em: 06 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Fale com os alunos: Quando falamos em preservação ambiental, costumamos pensar apenas no verde das florestas e nos animais, e não pensamos em nós. Fazemos parte do meio ambiente e tudo o que foi criado para atender às nossas necessidades diárias veio dele.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Peça que os alunos procurem no dicionário o significado de sustentabilidade. Todos deverão registrar no caderno. Escolha um aluno para escrever no quadro o significado e outro para explicar o que entendeu.
Caso os alunos não tenham dicionário, escreva direto no quadro:
“Conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras. Qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida. Etimologia (origem da palavra sustentabilidade). Sustentável - vel + bil(i) + dade. Classe gramatical: substantivo feminino. Separação silábica: sus-ten-ta-bi-li-da-de. Plural: sustentabilidades”.
Fonte: SUSTENTABILIDADE. Dicionário online de português. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/sustentabilidade/>. Acesso: 14 fev 2019.
Fale com os alunos: Com o avançar das cidades e aumento das necessidades da população o meio ambiente foi sendo cada vez mais deixado de lado. Ao se dar conta da tamanha destruição, nós humanos passamos, praticamente por obrigação, a ter que adotar novos hábitos e práticas que não agredisse o meio ambiente.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Converse com os alunos a respeito dos seguintes questionamentos, permitindo que eles tenham tempo para refletirem a respeito de cada um deles.
Olhe para o bebê. O mundo que você vive hoje será bom para ele quando tiver a sua idade?
Vamos pensar e definir quais são as nossas necessidades atualmente. Escrevam no caderno tudo aquilo que você necessita.
Para finalizar, solicite que respondam ao questionamento do slide: “Como podemos suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras?”
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Fale com os alunos: Descartamos todos os dias muitas coisas, mas será que podemos dar novos usos a elas? Temos muitos problemas ambientais mas o plástico tem sido o grande vilão dessa saga pela harmonia do meio ambiente. Produtos feitos de plástico que são descartados no meio ambiente estão causando sérios problemas para a vida marinha, pois demoram cerca de 100 anos para se decompor. Não é mesmo? Que tal ajudarmos nossos responsáveis em casa, ensinando-os a produzir menos plásticos quando vão até o mercado? Existem às ecobags, vocês já ouviram falar? Mas a maioria delas tem um custo.
Hoje nós vamos construir uma ecobag, com um objeto que já tínhamos em casa, a camisa. Pensar em dar novos usos a objetos é uma atitude sustentável!
Cada aluno deverá produzir a sua ecobag.Para decorar a bolsa utilize canetas coloridas ou tinta sustentável. Caso escolha a tinta sustentável, leve pronta devido ao tempo da aula e explique aos alunos como foi feita.
Pinte sua parede com tinta de terra. 2015 (9min44seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=jmoZMFZHpHQ>. Acesso: 14/02/2019
Sacola ecológica de camiseta (sem costura!). Disponível em: <http://www.manualdomundo.com.br/2015/02/como-fazer-sacola-bolsa-camiseta/>. Acesso em: 06 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Converse com os alunos, sobre novas atitudes em prol do meio ambiente e do legado que deixaremos para as gerações futuras, a partir do questionamento: Além da bolsa ecológica, que novos usos podemos dar aos objetos que estão sem uso e provavelmente irão para o lixo? O uso de uma ecobag contribuiria para a sustentabilidade?
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a importância do ato sustentável e valorizar novos usos para um mesmo produto. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e diga que quando falamos em preservação ambiental, costumamos pensar apenas no verde das florestas e nos animais, mas não pensamos em nós. Contudo, fazemos parte do meio ambiente e tudo o que foi criado para atender nossas necessidades diárias veio dele.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Peça que eles procurem no dicionário o significado de sustentabilidade. Todos deverão registrar no caderno.
Com o avançar das cidades e o aumento das necessidades da população, o meio ambiente foi sendo cada vez mais deixado de lado. Ao se dar conta de tamanha destruição, nós humanos passamos, praticamente por obrigação, a ter que adotar novos hábitos e práticas que não agredissem o meio ambiente.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e o envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Peça para que olhem a imagem e questione: o mundo que você vive hoje será bom para o bebê quando ele tiver sua idade?
Vamos pensar e definir quais são as nossas necessidades atualmente. Escrevam no caderno tudo aquilo que você necessita. Para finalizar, solicite que respondam ao questionamento do slide: como podemos suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras?
Ação propositiva (cinco dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos que descartamos todos os dias muitas coisas, mas será que podemos dar novos usos a elas? Temos muitos problemas ambientais, mas o plástico tem sido o grande vilão dessa saga pela harmonia do meio ambiente.
Produtos feitos de plástico que são descartados no meio ambiente estão causando sérios problemas para a vida marinha, pois demoram cerca de 100 anos para se decompor. Não é mesmo? Que tal ajudarmos nossos responsáveis em casa, ensinando-os a produzir menos plásticos quando vão até o mercado? Existem as ecobags, vocês já ouviram falar? Mas a maioria delas tem um custo. Hoje nós vamos construir uma ecobag com um objeto que já tínhamos em casa, a camisa. Pensar em dar novos usos a objetos é uma atitude sustentável!
Cada aluno deverá produzir a sua ecobag. Para decorar a bolsa, peça que utilizem canetas coloridas ou tinta sustentável.
- Passo a passo, disponível aqui
- Pinte sua parede com tinta de terra, disponível aqui
- Sacola ecológica de camiseta, disponível aqui
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção das ecobags.
Sistematização (30 minutos – assincronamente)
Converse com os alunos sobre novas atitudes em prol do meio ambiente e do legado que deixaremos para as gerações futuras, a partir do questionamento: além da bolsa ecológica, que novos usos podemos dar a objetos que estão sem uso e provavelmente irão para o lixo? O uso de uma ecobag contribuiria para a sustentabilidade? Peça que eles enviem suas respostas por mensagens de texto.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem as crianças na produção das ecobags. Alem disso, fica a sugestão para criarem novos produtos utilizando materiais recicláveis.
- Materiais com garrafas pet, disponível aqui
- Jogos e brincadeiras, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Beatriz Gomes
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem:Identificar a importância do ato sustentável e valorizar novos usos para um mesmo produto.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE08) Relacionar a produção de lixo doméstico ou da escola aos problemas causados pelo consumo excessivo e construir propostas para o consumo consciente, considerando a ampliação de hábitos de redução, reúso e reciclagem/ descarte de materiais consumidos em casa, na escola e/ou no entorno.