Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Formulários, Youtube, Google Desenhos e Paint
Valores trabalhados
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (15 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes identifiquem a produção de lixo escolar buscando desenvolver atitudes responsáveis. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e comente: no calendário escolar, temos dia para tudo, menos para o lixo. Hoje iremos refletir sobre o lixo que é produzido por nós na escola e desenvolver novas atitudes para que não haja tanto descarte. É importante pensar no lixo?
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Envie a música que consta como sugestão e, junto com ela, a letra (que você encontra disponível aqui).
Peça para explicarem o que entenderam sobre o trecho da canção. No final da música, o compositor diz que só há uma solução para os problemas do lixo no planeta Terra. Leia este trecho e reflita sobre o papel das crianças diante de tudo que acontece com o meio ambiente: “Que ainda resta um sonho, uma esperança, atrás de um sorriso de qualquer criança”.
Oriente que eles manifestem suas respostas por mensagens de texto ou áudio no grupo da turma.
Problematização (40 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização e o envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Comente: já que a esperança são vocês, agora chegou o momento de conversarmos sobre os problemas e criarmos sugestões para o lixo da nossa casa. Faça as perguntas abaixo:
- Que tipo de lixo é mais produzido na sua residência?
- Quantas latas de lixo você tem em casa?
- Devemos misturar o lixo ou separá-lo? Por quê?
- Qual a importância da coleta seletiva e das lixeiras coloridas?
- O que podemos mudar no nosso dia a dia em relação ao lixo? É possível viver sem produzir lixo?
Oriente que as respostas sejam feitas no caderno. Fica a sugestão para adaptar esses questionamentos utilizando o Google Formulários, cujo tutorial de uso está disponível aqui.
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Fale para os alunos: podemos garantir a diversão de qualquer forma. Oriente-os a elaborar desenhos de conscientização que apresentem as novas atitudes a serem tomadas para melhorar a relação com o lixo. Seria interessante que eles trabalhassem com papéis reutilizados, para que não produzam mais lixo. Fica a seu critério instruí-los dessa maneira ou até mesmo ampliar a prática para um viés interdisciplinar, onde as crianças possam utilizar recursos tecnológicos, com o Google Desenhos (saiba como usar clicando aqui) ou o Paint.
Sistematização (35 minutos – assincronamente)
Nesta etapa, peça que os estudantes enviem registros das suas produções. Termine a aula, perguntando:
- É possível viver sem gerar lixo?
- Como podemos suprir as necessidades do presente, sem comprometer as gerações futuras?
Peça que as respostas sejam registradas no caderno.
Convite às famílias
Oriente as famílias a acompanharem os estudantes e a lerem os materiais que seguem como sugestão:
- “Tipos de lixo”, disponível aqui
- “Guia de coleta seletiva”, disponível aqui
Para complementar o plano adaptado, seguem os vídeos como sugestão:
- “Por que a reciclagem é tão importante?”, disponível aqui
- “Nem tudo que sobra é lixo”, disponível aqui