GEO3_09UND05 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Poluição das águas pelas atividades humanas
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água: Conscientização local.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, organize a turma em duplas na hora do jogo.
Materiais necessários: Projetor multimídia, computador, quadro, lápis para quadro, jogo da memória impresso, envelopes.
Material complementar:
Cartas do Jogo da Memória para imprimir: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CHgbmtkqSgSVXxQb2t6ndErCmS5Km5XHTT3y9rsfKyp8Z2J52MBUPZvdQArj/geo3-09und05-acao-propositiva.pdf
Para você saber mais:
Para fins de aprofundamento na temática, sugerimos a leitura do material:
MAGALHÃES, Lana. Poluição da Água. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/poluicao-da-agua/>. Acesso em: 21 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre como o ser humano polui as águas - sejam elas de mares, rios, lagos ou lagoas - através das atividades que realiza no cotidiano. Sinalize para eles que essas atividades prejudiciais ao meio ambiente podem ocorrer em casa, nas áreas de agricultura e também através das indústrias. Caso possa projetar as imagens do slide, pergunte aos alunos o que eles veem nas fotos. Após as respostas, questione se eles têm noção de como esse lixo foi parar nos locais em que estão.
Como adequar à sua realidade: Caso em seu município tenha algum corpo hídrico que seja destino final de lixos e esgotos, tanto doméstico quanto industrial, você pode utilizá-lo como exemplo para a turma.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA