GEO3_09UND02 - Ação Propositiva
Plano de Aula
Plano de aula: Recursos naturais e qualidade de vida
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água: Conscientização local.
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, divida a turma em duplas.
Materiais necessários: Imagens impressas, lápis, borracha, folha da atividade impressa, projetor multimídia, computador.
Material complementar:
Sugestão de imagem para utilizar na etapa da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/KmsehZTK9CyTgtbeeGPTKtNtUGd23GxxTaazMWguMMd3y7nZbfZHkqerQY3h/geo3-09und02-problematizacao.pdf
Sugestão de atividade para impressão:
Sugestão de expectativas de respostas da atividade:
Para você saber mais:
A respeito da relação entre os recursos naturais e a qualidade da vida das pessoas, recomendamos a leitura do texto:
PERCEGONA, C.G. Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente: artigos sobre políticas públicas para implantação. Disponível em: <http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/qualidade%5B24231%5D.pdf>. Acesso em: 21 mar 2019.
O que é qualidade de vida? Disponível em: <https://www.significados.com.br/qualidade-de-vida/>. Acesso em: 21 mar 2019.
Contextos prévios: É importante que os alunos tenham tido um contato inicial com os diversos recursos naturais existentes, e as possibilidades de poluição desses recursos.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância dos recursos naturais para a manutenção da nossa qualidade de vida. Questione aos alunos o que eles compreendem como sendo recursos naturais, assim como a expressão qualidade de vida. A partir das respostas deles, explane sobre ambas as nomenclaturas.
Como adequar à sua realidade: Você pode utilizar os recursos naturais abundantes no município em que a escola está localizada. Da mesma forma, pode levar em consideração o modo de viver dos alunos e da comunidade em geral para abordar a questão da qualidade de vida, pois ela varia de lugar para lugar.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA