GEO3_09UND01 - Problematização - Texto
Plano de Aula
Plano de aula: O uso consciente da água
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Usos da água: Conscientização local.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GE09) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Para fins de agrupamento, divida a turma em grupos de até três alunos.
Materiais necessários: Papel de carta (ou papel do caderno), lápis, borracha, projetor multimídia, computador.
Material complementar:
Sugestão de texto para a problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpKy2XECxf8xWFsBqMEJmqjfRqbBP3EEYhuHwEkwe8ZF6yqBqsKbS9epB8qt/geo3-09und01-problematizacao-texto.pdf
Para você saber mais:
Para aprofundamento no tema sobre uso consciente da água e sugestões de economia, sugerimos a leitura do texto Consumo consciente de água: uso correto evita desperdício”, disponível no link: https://www.ecycle.com.br/3646-consumo-consciente-de-agua Acesso em 20 de março de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para a turma o tema da aula de hoje. Explique que vocês conversarão sobre a importância de conscientizar as pessoas a respeito do uso adequado da água. Explique também que os cuidados com a água são necessários em qualquer lugar que frequentamos, por isso devemos sempre estar atentos para que utilizemos esse recurso de maneira responsável.
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.
Contextualização
Tempo Sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie a aula questionando aos alunos: “Vocês acham que a água pode acabar?”. Ouça as respostas e em seguida explique a eles que a água é um recurso natural renovável, ou seja, que se renova na natureza, especialmente a partir da chuva.
Explique aos alunos que apesar da água ser um recurso infinito, sua distribuição no mundo não é igual, pois em alguns lugares a quantidade de chuvas é inferior a outros, ou há a má utilização da água por parte das pessoas, seja na agricultura, na indústria ou nas casas. Projete ou desenhe no quadro o gráfico apresentado no slide, para que a turma possa ter uma noção da quantidade de água consumida pelos três segmentos anteriormente mencionados.
Explique também que o Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce no mundo, mas que dentro do país existem lugares que possuem muita água, enquanto outros apresentam longos períodos de seca ou escassez. Você pode inclusive chamar a atenção para o índice hídrico da localidade em que a sua escola está inserida. Esclareça também que, apesar do consumo doméstico ser responsável pelo menor índice de consumo da água doce, muitas pessoas desperdiçam esse recurso, e por isso é importante fazê-las refletir sobre melhores formas de utilizar a água doce de maneira consciente.
Fonte do gráfico: Elisabeth Araújo. Criação em 20 de março de 2019.
Como adequar à sua realidade: Tendo em vista que a porcentagem não é um conteúdo visto pelos alunos do 3º ano, você pode ajudá-los a fazer a leitura do gráfico a partir do tamanho das barras, demonstrando a proporcionalidade entre elas e a quantidade de água consumida por cada um dos setores apresentados.
Para você saber mais:
Sobre a quantidade água no Brasil, recomendamos a leitura do texto “Quantidade de água”, disponível em http://www3.ana.gov.br/portal/ANA/panorama-das-aguas/quantidade-da-agua Acesso em 20 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Entregue à turma o texto “O dia em que faltou água”. Faça a leitura coletiva. Solicite que os alunos comentem sobre experiências pessoais com o uso da água, em suas casas. Pergunte a eles se já passaram por situações de falta de água, quais os hábitos de consumo da família, etc.
Em seguida, proponha aos alunos a seguinte problematização inicial: Vamos pensar em quais ações podemos desempenhar no dia a dia para economizar água? A partir desse questionamento, avance para as questões a serem respondidas oralmente pelos alunos, de modo a problematizar o tema e o texto trabalhados. Ao final da leitura do texto, pergunte aos alunos: “Se você estudasse com Diana, quais ações você pensaria para que ela, sua família e seus vizinhos economizassem mais água”?
Materiais Complementares:
Texto para a problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TpKy2XECxf8xWFsBqMEJmqjfRqbBP3EEYhuHwEkwe8ZF6yqBqsKbS9epB8qt/geo3-09und01-problematizacao-texto.pdf
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Solicite que em uma folha de papel, os alunos façam uma pequena lista com as atividades domésticas que dependem do uso da água para serem realizadas. Assim os alunos poderão refletir sobre como a água é consumida em sua casa. Quando escreverem a lista, peça que vejam em quais dessas atividades domésticas o uso da água pode ser reduzido, e em quais delas o modo de uso da água poderia ser substituído. Por exemplo: trocar a mangueira de água por um balde para lavar o carro.
Em seguida, proponha a eles a escrita de uma carta para Diana, dando a ela ideias de como ajudar sua família e seus vizinhos a economizarem. Você pode estimular os alunos a pensarem em estratégias, caso eles tenham dificuldade em elaborar sozinhos as ações. Incentive-os como perguntas como: “O pai de Diana deve ficar 15 minutos tomando banho? Ele vai gastar mais ou menos água se ele tomar um banho de apenas 5 minutos?”; “Os vizinhos de Diana podem utilizar outro objeto para lavar o carro e a calçada, que não seja a mangueira? Que objeto pode ser esse?”
Essas são apenas sugestões de incentivos. Caso os alunos apresentem as soluções que eles acharem pertinentes, estimule-os a escrevê-las nas cartas.
Fonte da Imagem: Banco de Imagens Nova Escola.
Sistematização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Reúna os alunos em uma roda de conversa, e leia com eles as cartas produzidas para Diana. Reforce a ideia de que as sugestões dadas pelos alunos servirão não apenas para economizar água, mas também ajudarão a família de Diana a economizar dinheiro e poder utilizá-lo em outras atividades da família, especialmente voltadas ao lazer. Encerre a conversa questionando aos alunos se eles também aplicam essas sugestões no cotidiano, seja em casa ou na escola, e aborde a importância de fazermos a nossa parte no uso dos recursos naturais disponíveis.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta de videochamada)
- Optativas: Google Classroom e Google Docs
Valor trabalhado
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes registrem estratégias de uso consciente da água no nosso dia a dia. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre a importância de conscientizar as pessoas a respeito do uso adequado da água. Explique também que os cuidados são necessários em qualquer lugar que frequentamos, por isso, devemos sempre estar atentos para que utilizemos esse recurso de maneira responsável.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Questione: vocês acham que a água pode acabar?
Peça que eles respondam por mensagens de texto ou áudio. Explique a eles que a água é um recurso natural renovável, ou seja, que se renova na natureza, especialmente a partir da chuva. Envie o gráfico apresentado no slide do plano original para que a turma possa ter uma noção da quantidade de água consumida pelos três segmentos anteriormente mencionados.
Explique também que o Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce no mundo, mas que dentro do país existem lugares que possuem muita água, enquanto outros apresentam longos períodos de seca ou escassez. Você pode, inclusive, chamar a atenção para o índice hídrico da localidade em que a sua escola está inserida.
Esclareça também que, apesar do consumo doméstico ser responsável pelo menor índice de consumo da água doce, muitas pessoas desperdiçam esse recurso, e, por isso, é importante fazê-las refletir sobre melhores formas de utilizar a água doce de maneira consciente.
Problematização (35 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie para a turma o texto “O dia em que faltou água”, disponível aqui. Proponha aos alunos que pensem em ações que podemos desempenhar no dia a dia para economizar água. Pergunte: se você estudasse com Diana, quais ações você pensaria para que ela, sua família e seus vizinhos economizassem mais água? Aguarde as respostas por mensagens de texto ou áudio.
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Solicite que em uma folha de papel, os alunos façam uma pequena lista com as atividades domésticas que dependem do uso da água para serem realizadas. Assim, eles poderão refletir sobre como a água é consumida em sua casa.
Quando escreverem a lista, peça que os alunos vejam em quais atividades o uso de água pode ser reduzido e em quais esse recurso poderia ser substituído. Por exemplo: trocar a mangueira de água por um balde para lavar o carro.
Em seguida, proponha a eles a escrita de uma carta para Diana, dando a ela ideias de como ajudar sua família e seus vizinhos a economizarem. Você pode estimular os alunos a pensarem em estratégias, caso eles tenham dificuldade em elaborar sozinhos as ações.
Incentive-os com perguntas como: o pai de Diana deve ficar 15 minutos tomando banho? Ele vai gastar mais ou menos água se ele tomar um banho de apenas cinco minutos? Os vizinhos podem utilizar outro objeto para lavar o carro e a calçada que não seja a mangueira? Que objeto pode ser esse? Neste momento, faça a inserção da ferramenta do Google Docs para a produção das listas.
Sistematização (35 minutos – sincronamente)
Utilize o Google Meet nesta etapa. Reúna os alunos em um momento síncrono e leia as cartas produzidas para Diana. Reforce a ideia de que as sugestões dadas servirão não apenas para economizar água, mas também ajudarão a família de Diana a economizar dinheiro, que poderá ser usado em outras atividades da família, especialmente voltadas ao lazer.
Encerre a conversa questionando aos alunos se eles também aplicam essas sugestões no cotidiano, seja em casa ou na escola. Aborde a importância de fazermos a nossa parte no uso dos recursos naturais disponíveis.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem como sugestão e que, posteriormente, tracem um plano para economizarem água em suas residências.
- “Turma da Mônica - Economizar água”, disponível aqui
- “A importância da água”, disponível aqui
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elisabeth Araújo
Mentor: Marina Lisboa
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 3°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Registrar estratégias de uso consciente da água no nosso dia a dia.
Habilidade (s) da Base: (EF03GE09) Investigar os usos dos recursos naturais, com destaque para os usos da água em atividades cotidianas (alimentação, higiene, cultivo de plantas etc.), e discutir os problemas ambientais provocados por esses usos.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA