Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular; tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos e Google Meet (ou outra ferramenta de videochamada)
- Optativas: Google Classroom e Google Docs
Valor trabalhado
- Cidadania
- Respeito ao ambiente
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é fazer com que os estudantes registrem estratégias de uso consciente da água no nosso dia a dia. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie aos alunos o slide desta etapa que você encontra no plano original. Para a apresentação do tema, grave um vídeo e explique que vocês conversarão sobre a importância de conscientizar as pessoas a respeito do uso adequado da água. Explique também que os cuidados são necessários em qualquer lugar que frequentamos, por isso, devemos sempre estar atentos para que utilizemos esse recurso de maneira responsável.
Contextualização (35 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, grave uma videoaula contextualizando e a envie junto com o slide do plano original aos estudantes. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Questione: vocês acham que a água pode acabar?
Peça que eles respondam por mensagens de texto ou áudio. Explique a eles que a água é um recurso natural renovável, ou seja, que se renova na natureza, especialmente a partir da chuva. Envie o gráfico apresentado no slide do plano original para que a turma possa ter uma noção da quantidade de água consumida pelos três segmentos anteriormente mencionados.
Explique também que o Brasil é o país que possui a maior quantidade de água doce no mundo, mas que dentro do país existem lugares que possuem muita água, enquanto outros apresentam longos períodos de seca ou escassez. Você pode, inclusive, chamar a atenção para o índice hídrico da localidade em que a sua escola está inserida.
Esclareça também que, apesar do consumo doméstico ser responsável pelo menor índice de consumo da água doce, muitas pessoas desperdiçam esse recurso, e, por isso, é importante fazê-las refletir sobre melhores formas de utilizar a água doce de maneira consciente.
Problematização (35 minutos – assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Envie para a turma o texto “O dia em que faltou água”, disponível aqui. Proponha aos alunos que pensem em ações que podemos desempenhar no dia a dia para economizar água. Pergunte: se você estudasse com Diana, quais ações você pensaria para que ela, sua família e seus vizinhos economizassem mais água? Aguarde as respostas por mensagens de texto ou áudio.
Ação propositiva (três dias – assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Solicite que em uma folha de papel, os alunos façam uma pequena lista com as atividades domésticas que dependem do uso da água para serem realizadas. Assim, eles poderão refletir sobre como a água é consumida em sua casa.
Quando escreverem a lista, peça que os alunos vejam em quais atividades o uso de água pode ser reduzido e em quais esse recurso poderia ser substituído. Por exemplo: trocar a mangueira de água por um balde para lavar o carro.
Em seguida, proponha a eles a escrita de uma carta para Diana, dando a ela ideias de como ajudar sua família e seus vizinhos a economizarem. Você pode estimular os alunos a pensarem em estratégias, caso eles tenham dificuldade em elaborar sozinhos as ações.
Incentive-os com perguntas como: o pai de Diana deve ficar 15 minutos tomando banho? Ele vai gastar mais ou menos água se ele tomar um banho de apenas cinco minutos? Os vizinhos podem utilizar outro objeto para lavar o carro e a calçada que não seja a mangueira? Que objeto pode ser esse? Neste momento, faça a inserção da ferramenta do Google Docs para a produção das listas.
Sistematização (35 minutos – sincronamente)
Utilize o Google Meet nesta etapa. Reúna os alunos em um momento síncrono e leia as cartas produzidas para Diana. Reforce a ideia de que as sugestões dadas servirão não apenas para economizar água, mas também ajudarão a família de Diana a economizar dinheiro, que poderá ser usado em outras atividades da família, especialmente voltadas ao lazer.
Encerre a conversa questionando aos alunos se eles também aplicam essas sugestões no cotidiano, seja em casa ou na escola. Aborde a importância de fazermos a nossa parte no uso dos recursos naturais disponíveis.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem como sugestão e que, posteriormente, tracem um plano para economizarem água em suas residências.
- “Turma da Mônica - Economizar água”, disponível aqui
- “A importância da água”, disponível aqui