Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo os usos da água

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos observarão amostras de água e tentarão adivinhar de onde elas foram coletadas, portanto, colete algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização de vários elementos ao mesmo tempo. Sugerimos as seguintes amostras:

1 - coletar água da máquina de lavar (água com sabão);

2 - coletar a água que sai por baixo do vaso após regar uma planta (água com terra);

3 - preparar um pote de água com pedaços de legumes que vai simbolizar a água que usamos para cozinhar;

4 - preparar água com corante da cor que preferir para representar a água de tingimento de roupas, massinhas, sucos, gelatinas, etc;

5 - coletar água da chuva, que você pode encontrar de diversas maneiras (empoçada ou corrente);

6 - coletar água da lavagem do quintal (com resíduos de gramas, galhos, concreto, terra, etc) Procure verificar se essa amostra não ficará idêntica à da água com terra da planta, procure distinguir as amostras o máximo possível;

7 - Preparar uma água com pó de café, para reforçar o uso alimentício da mesma.

8 - Preparar uma água e misturar com sal para representar a água do mar (se você mora em uma cidade praiana, pode coletar diretamente do mar).

Além das amostras de água você usará os seguintes materiais: Panos ou papel higiênico (caso derrubem alguma amostra), giz, quadro, folhas de sulfite, lápis, caso alguém queira fazer alguma anotação, lápis de cor e as imagens da aula que estão disponíveis no item “material complementar”

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada antes dos planos descritos a seguir: GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 03, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles farão experimentos que os ajudem a perceber onde encontramos e para que usamos a água.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA