Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo os usos da água

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Importância, usos e cuidados locais com a natureza

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos observarão amostras de água e tentarão adivinhar de onde elas foram coletadas, portanto, colete algumas amostras e coloque-as em potinhos transparentes para facilitar a visualização de vários elementos ao mesmo tempo. Sugerimos as seguintes amostras:

1 - coletar água da máquina de lavar (água com sabão);

2 - coletar a água que sai por baixo do vaso após regar uma planta (água com terra);

3 - preparar um pote de água com pedaços de legumes que vai simbolizar a água que usamos para cozinhar;

4 - preparar água com corante da cor que preferir para representar a água de tingimento de roupas, massinhas, sucos, gelatinas, etc;

5 - coletar água da chuva, que você pode encontrar de diversas maneiras (empoçada ou corrente);

6 - coletar água da lavagem do quintal (com resíduos de gramas, galhos, concreto, terra, etc) Procure verificar se essa amostra não ficará idêntica à da água com terra da planta, procure distinguir as amostras o máximo possível;

7 - Preparar uma água com pó de café, para reforçar o uso alimentício da mesma.

8 - Preparar uma água e misturar com sal para representar a água do mar (se você mora em uma cidade praiana, pode coletar diretamente do mar).

Além das amostras de água você usará os seguintes materiais: Panos ou papel higiênico (caso derrubem alguma amostra), giz, quadro, folhas de sulfite, lápis, caso alguém queira fazer alguma anotação, lápis de cor e as imagens da aula que estão disponíveis no item “material complementar”

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UdXCaPrpe5FxaCUdWmQEcbGffUzTfXSZakEQppNrRKNbRWZu7PkQ7fmAhbBg/geo02-11und01-imagens-para-impressao.pdf

Contextos prévios: Este plano pode ser melhor aproveitado por alunos que já estejam em processo de alfabetização.

A habilidade da BNCC descrita acima pode ser melhor contemplada e potencializada se for utilizada antes dos planos descritos a seguir: GEO02_11UND 02, GEO02_11UND 03, GEO02_11UND 04 e GEO02_11UND 05.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que na aula de hoje eles farão experimentos que os ajudem a perceber onde encontramos e para que usamos a água.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA