Plano de Aula

Plano de aula: A água que podemos beber: descobertas com Ciência e Matemática

mais ações

Descrição

Esta sequência de quatro aulas inclui os componentes de Ciências e Matemática para estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental, abordando a quantidade de água potável no planeta, as mudanças climáticas e o papel da Inteligência Artificial (IA) no monitoramento desse recurso.

Nas duas primeiras aulas, o foco está em Ciências, explorando diferentes formas de representação da Terra, experimentos para compreender a proporção entre água salgada, água doce e áreas terrestres, e análise de imagens de satélite para identificar alterações ambientais e relacioná-las à escassez de água potável.

As duas aulas seguintes concentram-se em Matemática, utilizando um ranking real dos países com maior quantidade de água potável. As crianças analisam dados, realizam cálculos, constroem gráficos e desenvolvem hipóteses sobre como as mudanças climáticas podem alterar esses números. Em todas as aulas, a mediação do professor articula os conteúdos com reflexões críticas sobre preservação ambiental e uso consciente dos recursos hídricos.

Contexto e progressão das habilidades

Este plano de aula integra um conjunto de 52 planos estruturados com base na decomposição de aprendizagens, que divide habilidades complexas em etapas progressivas, respeitando o princípio da progressão de habilidades — em que cada novo conhecimento se apoia em bases já consolidadas. A sequência aborda, inicialmente, o pensamento computacional (decomposição, padrões, abstração e algoritmos) nos Anos Iniciais, avança para o letramento digital (uso crítico e criativo das tecnologias) nas séries seguintes e culmina, nos Anos Finais e no Ensino Médio, na análise crítica da IA, considerando o funcionamento e os impactos sociais e éticos. Essa progressão está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Computação, assegurando uma construção sólida e contextualizada do conhecimento, além de preparar os estudantes para interagir de forma autônoma e consciente no mundo digital.

Materiais sugeridos


Equipamentos e dispositivos:

computador, tablet ou celular com acesso à Internet.

Materiais diversos:
globo terrestre, mapa-múndi (impresso ou em cartaz) e imagens de satélite do planeta (comparativas, antes e depois de alterações ambientais). Massinha de modelar (diferentes cores, preferencialmente azul para oceanos e outras para continentes). Recipientes transparentes (um maior e outros menores), água, corante azul e conta-gotas. Papel, canetões ou lápis de cor para registros. Folhas de registro da observação de imagens (modelo anexo).

Tabela impressa do ranking dos países (com números ampliados para inclusão). Papel milimetrado, cartolina ou folhas A4, régua, lápis, canetões ou lápis de cor para diferenciação nos gráficos. Tampinhas ou blocos (para representação proporcional de quantidades, se necessário).

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Representações da Terra.

  • Características físicas do planeta.

  • Água no planeta Terra.

  • Interpretação de tabelas.

  • Impactos da emergência climática sobre a superfície terrestre.

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer diferentes formas de representação da Terra (globo, mapa e imagens de satélite), identificando seus principais elementos.

  • Reconhecer a proporção entre água salgada, água doce e áreas terrestres.

  • Interpretar em tabela a quantidade de água potável nos países.

  • Organizar dados sobre água potável em representações gráficas.

Competências gerais

4. Comunicação.

5. Cultura digital.

9. Empatia e cooperação.

doubts
O Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Acesse

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Aulas 1 e 2 - Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 minutos.

Nas aulas 1 e 2, o foco está na observação e compreensão inicial do tema. A primeira parte é dedicada à exploração de diferentes formas de representação da Terra: globo, mapa-múndi e imagens de satélite. O professor conduz questionamentos para ativar conhecimentos prévios das crianças sobre a composição do planeta e os elementos essenciais para a vida, instigando-as a perceber que a representação da Terra ajuda a entender sua fragilidade frente às emergências climáticas. Em seguida, as crianças realizam um experimento prático para visualizar a proporção de água salgada, água doce e áreas terrestres, utilizando recipientes com água e massinha para representar continentes e oceanos. Essa experiência evidencia que, embora a maior parte da superfície seja coberta por água, apenas uma pequena fração é potável e própria para o consumo humano. A atividade se conecta à observação de imagens de satélite, nas quais os estudantes identificam mudanças ambientais reais, como desmatamento e redução de corpos d’água, refletindo sobre o impacto humano e climático na disponibilidade de água potável. A IA é apresentada como tecnologia capaz de medir e monitorar tais mudanças, mas também como recurso que exige análise crítica.

Aulas 1 e 2 - Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 20 minutos.

Organize a sala em círculo antes de receber os estudantes, separe previamente o globo terrestre, o mapa-múndi e uma imagem de satélite do nosso planeta. Na sequência, siga o passo a passo:

Imagens sugeridas:

Globo terrestre escolar em fundo branco.

Crédito: Floortje/GettyImages

Mapa mundi ilustrado, na projeção de Mercator

Crédito: pop_jop/GettyImages

Vista a partir do espaço do planeta terra.

Crédito: da-kuk/GettyImages

1. Mostre o globo terrestre e pergunte aos estudantes:

- Qual forma tem este objeto?

- O que ele representa?

- Vocês acham que a Terra é exatamente igual a esse globo?

- O que vocês sabem que existe na Terra?

2. Mostre o mapa-múndi e uma imagem de satélite do planeta e questione o grupo:

- O que mudou na imagem?

Depois de ouvir os estudantes, explique que globo é uma forma de representar o planeta em 3D, já o mapa mostra de forma plana e as imagens de satélite mostram como ele é visto do espaço.

3. Traga o contexto climático:

Mostre duas imagens comparativas do mesmo local e pergunte aos estudantes:

- O que vocês percebem de diferente? O será que aconteceu?

- Por que a Terra mudou tanto em um período tão curto?

Neste primeiro momento, é esperado que os estudantes ativem seus conhecimentos prévios e já saibam informações sobre o formato da Terra, presença de água, solo e outros elementos que caracterizam o planeta. Espera-se respostas simples como “a Terra é redonda”, “tem mar e rio” ou “tem árvores e florestas”.

Ao levantarem hipóteses e serem questionados, eles devem tentar explicar, com as próprias palavras, por que a Terra tem esse formato, como sabemos disso e por que ela tem condições de abrigar vida.

É importante que compreendam a intencionalidade desse momento, percebendo que a atividade vai além de aprender o que tem na Terra, sendo também sobre entender como ela é representada (globo, mapa ou fotografia) e por que isso importa para cuidar do planeta diante da emergência climática.

Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento

ACESSAR AGORA