Plano de Aula

Plano de aula: As formas de representar a Terra

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características da Terra

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula inicial, antecedendo os planos CIE3_07TU02, CIE3_07TU03, CIE3_07TU04 e CIE3_07TU05.

Materiais necessários para a aula: Globos terrestres, mapas-múndi (planisférios), perguntas do jogo (encontrado no material complementar deste plano).

Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Texto: Conheça mais sobre o planeta Terra

https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/conheca-mais-sobre-o-planeta-terra,ab39f9d4566ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Planeta Terra

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/o-planeta-terra.htm

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, pergunte para eles qual o formato do planeta Terra. Questione se alguém sabe como foi possível descobrir que a Terra possui esse formato. Permita que apresentem as informações que trazem consigo, pois este é um momento de levantamento de conhecimentos prévios. A partir disso, você pode abordar questões como:

  • Será que, em algum momento, as pessoas acreditaram que a Terra tinha outro formato? Qual? Por quê?
  • Olhando do espaço as pessoas vivem dentro ou na superfície do planeta?
  • Como é possível representar a Terra em tamanho bem menor?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados