Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE3_07TU01 e que antecede os planos CIE3_07TU03, CIE3_07TU04 e CIE3_07TU05.
Materiais necessários para a aula: Globos terrestres, imagem das camadas internas da Terra e texto impresso (encontrados no material complementar deste plano), massinha de modelar em 4 cores diferentes, palitos de dente ou fósforo (4 por aluno), papel sulfite, tesoura e cola. Vale salientar que a massa de modelar pode ser feita anteriormente por você. Como sugestão segue link de uma receita: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html.
Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.
Texto: Camadas da Terra
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-camadas-terra.htm
Estrutura interna da Terra
http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, pergunte para os alunos se eles sabem o significado das palavras estrutura e interna. Permita que apresentem as informações que trazem consigo, pois este é um momento de levantamento. A partir das hipóteses levantadas pelos alunos, você pode abordar questões como:
- Como será que a Terra é por dentro?
- Alguém sabe de onde vem a lava que os vulcões expelem quando entram em erupção?
- É possível cavar um buraco de um lado a outro do nosso planeta? Por quê?
As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos alunos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da sua mediação, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Leia para os alunos o texto apresentado neste slide. Ao finalizar a leitura, permita que os alunos respondam à pergunta final e solicite argumentos. Posteriormente, levante outros questionamentos, como:
- Alguém já tinha ouvido falar de Júlio Verne? E do título do livro?
- É possível viajar ao centro da Terra? O que provavelmente as personagens do livro encontraram lá? O que nós realmente encontraríamos?
- Se pudéssemos cortar o planeta ao meio como estaria a região do centro? Quente ou fria?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia a pergunta da questão disparadora para os alunos. Retome o significado da palavra interior. Você pode utilizar uma fruta para exemplificar. A laranja é uma que pode ser citada. Provavelmente, algum aluno possa citar o solo como componente de toda estrutura interna da Terra. Se assim ocorrer, aproveite o momento para questionar do que é composto o solo e procure ampliar a percepção que, além das rochas, existem outros elementos que o integram. Permita que os alunos digam suas percepções, viabilizando a troca de informações e verificando quais as concepções prévias que os alunos apresentam sobre o tema.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que formem pequenos grupos (3 ou 4 alunos). Entregue a imagem das camadas internas da Terra (disponível aqui), o texto impresso (disponível aqui) e as massinhas de modelar. O globo terrestre servirá para observação e pode ser de uso coletivo, contudo, vale salientar que se houver possibilidade de utilizar mais que um, realize a distribuição entre os grupos. Na sequência, explique para os alunos que eles deverão reproduzir o planeta Terra utilizando a massinha de modelar, mas que esta reprodução precisa ser esférica e apresentar as camadas internas. Para isso, eles poderão observar a imagem e o globo terrestre. Saliente que existem quatro cores diferentes de massinha de modelar e que todas precisam ser utilizadas. Determine entre 8 a 10 minutos para essa atividade. Enquanto os alunos realizam essa ação, ande pela sala e verifique como os grupos estão realizando a modelagem, principalmente para verificar se houve a contagem das camadas. Terminada esta etapa, explique aos alunos que eles deverão cortar a modelagem da Terra ao meio. Esse corte pode ser feito com a lateral da tesoura, com um fio dental ou mesmo com um palito. Solicite que os alunos observem como ficou a modelagem cortada e se é possível perceber as camadas. Entregue os palitos de dente, sendo quatro para cada aluno, e papel sulfite. Informe aos alunos que eles deverão descobrir qual o nome de cada camada interna da Terra lendo o texto impresso disponível no material complementar desta aula, e, em seguida, fazer uma bandeirinha com o palito de dente e o sulfite, escrevendo o nome da camada e fixando em uma das partes da Terra que foi modelada. Faça uma demonstração de como montar a bandeirinha. Explique também que eles devem conversar e discutir onde colocar as bandeirinhas após a leitura do texto.
Sistematização
Tempo sugerido: 14 minutos
Orientações: Ao término da atividade, proponha uma conversa com os alunos promovendo a mediação sobre o tema abordado em aula através da modelagem e do texto, pois os alunos irão realizar aprendizagens neste momento de interação. Alguns questionamentos que podem ser realizados, são:
- Foi fácil ou difícil descobrir em qual parte colocar os nomes apresentados no texto? Por quê?
- Quais as diferenças entre as camadas da Terra que foram apresentadas?
- Os oceanos e os continentes estão localizados em qual estrutura da Terra?
- Em qual camada os seres vivos estão?
Realize outros questionamentos conforme a participação dos alunos. Aproveite o momento para realizar intervenções sobre o assunto, destacando que por muito tempo as pessoas acreditaram que a Terra era maciça, mas que atualmente já foi comprovado que apenas a camada da superfície, que é a mais fina, apresenta essa característica. Além disso, informe que, na verdade, nunca ninguém visitou ou viajou até o centro da Terra e que as informações que temos sobre o interior da Terra são provenientes de estudos realizados pelas propagações sísmicas, captadas pelos aparelhos conhecidos como sismógrafos. Releia a Questão disparadora e verifique se os alunos identificaram as camadas da Terra e se conseguem perceber que existem diferenças entre elas. Na sequência, proponha o desenho das partes da Terra e elabore de forma coletiva um conceito para cada camada interna. Posteriormente. os alunos podem registrar no caderno a sistematização, pintando as camadas, conforme a sua modelagem.