Plano de Aula

Plano de aula: A estrutura interna da Terra

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características da Terra

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Você observará que a habilidade indicada não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em outras aulas. Esta pode ser considerada uma aula sequencial, posterior ao plano CIE3_07TU01 e que antecede os planos CIE3_07TU03, CIE3_07TU04 e CIE3_07TU05.

Materiais necessários para a aula: Globos terrestres, imagem das camadas internas da Terra e texto impresso (encontrados no material complementar deste plano), massinha de modelar em 4 cores diferentes, palitos de dente ou fósforo (4 por aluno), papel sulfite, tesoura e cola. Vale salientar que a massa de modelar pode ser feita anteriormente por você. Como sugestão segue link de uma receita: https://www.omo.com/br/se-sujar-faz-bem/arte-artesanato/massa-de-modelar-aprenda-a-fazer-a-sua-massinha-em-casa.html.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que você pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Texto: Camadas da Terra

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/as-camadas-terra.htm

Estrutura interna da Terra

http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Estrutura-Interna-da-Terra-1266.html

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, pergunte para os alunos se eles sabem o significado das palavras estrutura e interna. Permita que apresentem as informações que trazem consigo, pois este é um momento de levantamento. A partir das hipóteses levantadas pelos alunos, você pode abordar questões como:

  • Como será que a Terra é por dentro?
  • Alguém sabe de onde vem a lava que os vulcões expelem quando entram em erupção?
  • É possível cavar um buraco de um lado a outro do nosso planeta? Por quê?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos alunos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da sua mediação, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA