Cientistas para projetar
Plano de Aula
Plano de aula: Quem pode ser cientista?
Descrição
Este plano promove uma reflexão sobre preconceito racial e de gênero no meio científico. A finalidade é desconstruir estereótipos acerca da figura de um cientista, instigar o pensamento crítico e inspirar as crianças a desenvolverem um olhar curioso, trabalhando a observação da Terra, mas estimulando, sobretudo, o respeito à diversidade.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Características da Terra. Obs: Com foco na semana da Consciência Negra, esse plano oferece ainda Representatividade e a Importância da Diversidade na Ciência.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer a forma da Terra, levantando hipóteses sobre registros científicos e promover reflexões críticas, atitudes de justiça e respeito sobre a representatividade no meio da pesquisa.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
7. Argumentação
9. Empatia e cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 50 minutos
Materiais sugeridos:
• Folha sulfite
• Giz de cera, canetinhas, lápis e outros itens para desenhar;
• Projetor para passar trailer de filme sugerido;
• Figuras de cientistas para projetar (disponíveis neste plano);
• Fichas técnicas de observação e análise impressas (disponíveis neste plano);
• Imagens da Terra captadas por satélites (disponíveis neste plano);
• Um globo terrestre;
• Mapa mundi impresso em uma folha ou banner de parede;
• Dispositivo digital (computador, celular ou tablet) com imagem 3D da Terra (sugerida neste plano).
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 15 minutos
LEVANTAMENTO DE CONHECIMENTOS PRÉVIOS
Peça que os alunos peguem apenas uma folha em branco e o material de desenho que mais gostarem: canetinha, lápis de cor, giz de cera. Quanto mais minimalista os recursos, melhor.
Inicie com a pergunta:
- “Como você imagina um cientista?”
Coloque o cronômetro para cinco minutos e proponha que os alunos façam um desenho simples, com as primeiras características que lhes vieram à mente.
Vá dando sugestões de reflexão, por exemplo:
- Como será que um cientista se veste? Quais acessórios ele precisa usar? Como será o seu cabelo? Será que tem unhas grandes ou pequenas? Coloridas? Como será o lugar onde trabalha? Quais instrumentos utiliza? Será que trabalha sozinho ou com mais pessoas? Como será que se sente?
IMPORTANTE: Evite usar pronomes de gênero (ele/ela) e induzir qualquer característica que os alunos possam reproduzir no desenho.
Assim que o cronômetro apitar, peça para concluírem a atividade!
PROBLEMATIZAÇÃO
Trazer em seguida as seguintes imagens, uma a uma em um projetor, e pedir que levante a mão quem pensou em algo parecido enquanto desenhava. É muito importante começar com o desenho, partindo da ludicidade, até chegar nas imagens reais.
Obs: os alunos podem levantar a mão mais de uma vez.
Sugestões de imagens para a atividade:






Quando os alunos levantarem a mão, problematize sobre os estereótipos. Por exemplo:
- Porque será que sempre imaginamos pessoas de cabelo branco? Será que significa que são mais velhas, experientes? Ou será porque estamos acostumados a ver nos jornais, revistas e televisão figuras que imitam o Einstein, que foi um renomado cientista? E cabelos coloridos, remetem a um pensamento inovador? Por que estão sempre vestindo branco, de jaleco? Claro que a maioria dos cientistas que trabalha em laboratório precisa se proteger de produtos químicos, mas será que não temos cientistas usando outros tipos de roupas, em outros locais de pesquisa? Por que são sempre representados com óculos? Por que de fato todos usam óculos de grau, ou por que no ambiente de trabalho também precisam proteger os olhos? Quais instrumentos desenharam? Microscópios, lupas, béqueres? Mas será que não há instrumentos que sequer imaginamos, ou ainda, que são tão comuns no nosso dia a dia e nem pensamos como podem ser importantes para eles?
Questione quantos alunos desenharam homens? Quantos desenharam mulheres? E ambos? E quantos desenharam brancos, afrodescendentes, asiáticos, e por quê?
Sugestões de imagens para a atividade:






A partir das respostas desse porquê, encaminhe a discussão para:
- Como será a representatividade e a aceitação da diversidade no meio científico atualmente? E será que sempre foi assim?
Deixe que os alunos reflitam por alguns minutos e tragam suas percepções.
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