Plano de aula: A água no planeta Terra

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características da Terra

Sobre esta aula

Materiais necessários para a aula: Imagem que demonstra a distribuição de água no planeta (encontrado no material complementar deste plano) , recipientes com água (1.000 gotas) previamente separado, recipientes vazios para colocar água e conta-gotas.

Abaixo há algumas sugestões de recursos que o professor pode acessar, a fim de que haja um melhor embasamento para o desenvolvimento da aula. É interessante que este material seja para aproveitamento do professor, já que não é nosso objetivo trazer conceitos pré elaborados para a turma, mas que, a partir da análise investigativa, as crianças consigam compreendê-los significativamente.

Texto: Distribuição da água no planeta Terra

A água

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia para os alunos o título da aula. Em seguida, realize alguns questionamentos como:

• Você já imaginou como seria o planeta Terra sem água?
  • Como está a situação da água em nosso planeta?
  • A água pode ser encontrada em quais estados?
  • Como precisa estar a água que será consumida pelos seres humanos?
  • É possível consumir a água dos oceanos?

As perguntas a serem realizadas dependerão das concepções apresentadas pelos educandos. É importante salientar que os questionamentos desta seção não tem como intenção que os alunos cheguem às respostas exatas neste momento, mas que, através da mediação do professor, eles tragam seus conhecimentos prévios e sejam estimulados à discussão e à reflexão.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA