Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou Whatsapp.
- Opcionais: gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano, foque na etapa do Raio X.
A riqueza desta atividade está na Discussão das soluções a partir das estimativas feitas na atividade do Raio X.
Raio X
Neste caso, aa atividade do Raio X pode ser usada para a promoção da aprendizagem. Envie-a para os alunos impressa, por imagem, via Whatsapp, ou em forma de documentos, via e-mail.
Caso possa realizar um momento síncrono, como no Zoom ou Google Meets, projete sua tela e promova a realização da atividade com todos os alunos, dando um tempo para cada um resolver e depois discutir com a turma toda.
Você pode formar grupos com os alunos no Whatsapp ou usar as salas separadas no Zoom para que discutam as possibilidades de estimativas entre eles antes de socializarem com a turma toda. Eles podem levantar os números estimados para depois verificarem quem ficou dentro das possibilidades das respostas junto com a turma. Os alunos também podem combinar entre eles e resolverem em duplas.
Os alunos devem enviar para você as estimativas feitas, usando as ferramentas que tiverem disponíveis. Reúna todas as respostas enviadas pelo grupo, das duplas ou individuais, em um único documento ou imagem, para depois usar na discussão das soluções de acordo com o combinado.
Discussão das soluções
No trabalho com estimativa, é muito importante promover a socialização dos números estimados pela turma para a construção do conceito. Por isso, depois que a turma toda tiver enviado as respostas, compartilhe os resultados por meio de imagem no Whatsapp ou por meio de projeção de slides, com os números reunidos em uma tabela. O ideal é que os números fiquem visíveis para todos, facilitando a leitura e a comparação.
Esta atividade é de alto nível de complexidade pois favorece o trabalho com as ordens dos algarismos por meio da identificação do valor mínimo e máximo permitido. Explore estes valores perguntando:
- Qual é o valor máximo permitido para a bicicleta? E o valor mínimo?
Proceda fazendo estas mesmas perguntas com todos os produtos.
Olhando para as estimativas, você pode provocar discussões em torno dos resultados que ficaram dentro dos valores possíveis, que podem ser encontrados no documento de Resolução do Raio X. Estes números possíveis também devem estar visíveis aos alunos.
Faça estas perguntas:
- Todos os valores estimados estão dentro das possibilidades?
- Que números estão muito longe dos valores possíveis estabelecidos?
Considere os valores estimados pelos seus alunos e que estão fora do intervalo das possibilidades, e provoque a turma perguntando porque esses números não são possíveis.
Eles devem concluir que valor estimado é o número que mais se aproxima do valor real. Nestes casos, os valores devem estar dentro das possibilidades de respostas estabelecidas nos critérios da atividade.
Sistematização
Depois das devolutivas individuais ou coletivas, explique que em algumas situações do nosso dia a dia nós não conseguimos identificar um valor corretamente logo no início, então, dizemos ou pensamos emum número aproximado. Conclua que quando estimamos uma quantidade estamos estipulando um valor aproximado do valor real. Ressalte que neste caso não havia um único valor, e sim, um intervalo de possibilidades entre o mínimo e o máximo.
Convite às famílias
Convide os familiares a conversarem com os filhos a respeito de situações em que fazem estimativas no dia a dia, por exemplo no supermercado, nos gastos com compras, entre outras coisas.