Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Essenciais: atividade impressa, WhatsApp ou e-mail.
- Optativas: áudio com as perguntas, Zoom ou Google Meets.
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal. Esta adaptação pode ser aplicada em duas aulas.
Atividade principal
Envie aos alunos uma cópia impressa deste quadro, ou encaminhe por imagem via WhatsApp (neste caso, peça que reproduzam ele em um papel quadriculado), ou envie um documento usando outra ferramenta on-line, para que possa ser impresso em casa. Avise-os que este quadro será usado novamente em outra aula. Se considerar a atividade de nível difícil para sua turma, pode optar por fazer uma tabela com menos números, por exemplo, uma tabela que vá do 100 ao 300, ou uma tabela que vá do 500 ao 800. Neste caso, você deverá fazer adequação também dos números da outra cartela e das perguntas a serem feitas. Oriente que preencham o quadro na linha amarela com os números de intervalo de 10 em 10, e na coluna azul com os números de intervalos de 100 em 100. A linha e a coluna a serem preenchidas inicialmente estão destacadas para facilitar a localização, porém, você pode omitir o destaque. No caso de optar pela omissão do destaque, mude a consigna da atividade.
Envie uma cartela com os números abaixo, que podem ser para recorte (no caso de haver a possibilidade da impressão), ou por imagem, neste caso os alunos podem copiar no caderno ou em uma folha qualquer. Com a primeira linha e a primeira coluna preenchidas, os alunos devem descobrir onde devem encaixar os números desta cartela. Podem escrever diretamente no papel quadriculado, ou se tiverem a impressão dos números, poderão recortar e colar
250
|
320
|
870
|
650
|
230
|
390
|
730
|
910
|
290
|
480
|
670
|
450
|
540
|
420
|
560
|
370
|
270
|
990
|
Em uma segunda aula, você pode propor o preenchimento do quadro seguindo as perguntas abaixo. Estas perguntas poderão ser enviadas por áudio, impressas ou por mensagem. Ou ainda, se tiver a possibilidade, poderá fazê-las de maneira síncrona com seus alunos. Em qualquer das opções, oriente que eles devem pensar na resposta e representar o número no quadro no local adequado.
- Se você tivesse um número com 100 a mais do que 250, que número formaria?
- Se você tivesse um número com 100 a menos do que 320, que número formaria?
- Se você tivesse um número com 100 a mais do que 870, que número formaria?
- Se você tivesse um número com 100 a menos do que 320, que número formaria?
- Se você tivesse um número com 100 a mais do que 650, que número formaria? E com 100 a menos?
- Se você tivesse um número com 100 a menos do que 980, que número formaria?
- Que número devemos escrever se quisermos 10 a menos do que 670? E se quisermos 10 a mais do que 670?
Prossiga desta forma até que todo o quadro esteja completo, ou se o tempo não for suficiente e preferir, pode enviar uma comanda para que completem o quadro pensando nos números com 100 a mais ou a menos, ou com 10 a mais e a menos dos que já estão preenchidos.
Discussão das soluções
Compartilhe o que os alunos descobriram, o que é muito importante para que eles criem o hábito de escutar os outros e compartilharem estratégias. Se a aula for ao vivo, você pode compartilhar o slide e os alunos podem explicar através do bate papo as suas conclusões e estratégias. Caso seja possível, você pode formar grupos de WhatsApp de 4 ou 5 alunos para que discutam as respostas. Depois, eles podem compartilhar o que descobriram com todo o grupo, através de áudios ou textos. Se estiver usando a ferramenta Zoom, ela permite que os alunos sejam divididos em grupos.
Sistematização
Depois te terem preenchido o quadro, promova uma apresentação ou uma devolutiva com o quadro preenchido. Pode ser por via WhatsApp, ou outro meio que tiver disponibilidade. Ressalte com os alunos as regularidades dos números, levando-os a concluir que, em um número com 100 a mais ou 100 a menos, estamos alterando a ordem das centenas, e com 10 a mais ou 10 a menos, alteramos a ordem das dezenas.
Convite às famílias
Solicite aos pais que, se possível, façam as perguntas enviadas para o preenchimento do quadro.