Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Formando e ordenando números com o dado
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Leitura, escrita e ordenação (numeros de 3 ordens)
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF02MA01 - Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Conceito-chave
Ordenação de números de três ordens e valor posicional.
Recursos necessários
Atividades impressas em folhas, dados ( nas cores : azul, amarela e vermelha), lápis e borracha e painel para exposição.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Resumo da aula
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido : 8 minutos( slides 3 e 4 ).
Propósito: Ordenar números em ordem crescente coletivamente.
Orientação: Prepare com antecedência os cartões numéricos, entre o número 200 até o 590, num intervalo de 10 em 10 (faça a quantidade de cartões referente ao número de alunos da sua turma). Entregue os cartões aleatoriamente virados para baixo para que nenhum aluno veja antes de outro. Ao seu sinal peça que todos vejam seus cartões e coloque-os em ordem crescente. Esta atividade pode ser realizada numa roda onde todos estejam sentados no chão, colocando os cartões no quadro ou ainda usando os próprios alunos onde cada um segura seu cartão e , lado a lado, vão se organizando na ordem correta.
Discuta com a turma:
- Como vocês conseguiram ordenar os números? ( Ou,por que vocês não conseguiram ordenar os números?)
- Quais ações os ajudariam nesta brincadeira?
Materiais Complementares:
Retomada
Tempo sugerido : 8 minutos.( slides 3 e 4 )
Propósito: Ordenar números em ordem crescente coletivamente.
Orientação: Prepare com antecedência os cartões numéricos, entre o número 200 até o 590, num intervalo de 10 em 10 (faça a quantidade de cartões referente ao número de alunos da sua turma. Entregue os cartões aleatoriamente virados para baixo para que nenhum aluno veja antes de outro. Ao seu sinal peça que todos vejam seus cartões e coloque-os em ordem crescente. Esta atividade pode ser realizada numa roda onde todos estejam sentados no chão, colocando os cartões no quadro ou ainda usando os próprios alunos onde cada um segura seu cartão e , lado a lado, vão se organizando na ordem correta.
Discuta com a turma:
- Como vocês conseguiram ordenar os números? ( Ou,Por que vocês não conseguiram ordenar os números?)
- Quais ações os ajudariam nesta brincadeira?
Atividade principal
Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).
Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado às 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.
Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- Qual o maior número que você formou até agora?
- Qual o menor número que você formou até agora?
- Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Materiais Complementares:
Resolução da atividade principal
Atividade principal
Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).
Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.
Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- Qual o maior número que você formou até agora?
- Qual o menor número que você formou até agora?
- Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Atividade principal
Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).
Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.
Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- Qual o maior número que você formou até agora?
- Qual o menor número que você formou até agora?
- Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Atividade principal
Tempo sugerido : 22 minutos ( Slides 5 a 12 ).
Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.
Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- Qual o maior número que você formou até agora?
- Qual o menor número que você formou até agora?
- Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Atividade principal
Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).
Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.
Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- Qual o maior número que você formou até agora?
- Qual o menor número que você formou até agora?
- Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Atividade principal
Tempo sugerido : 22 minutos ( slides 5 a 12 ).
Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.
Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- Qual o maior número que você formou até agora?
- Qual o menor número que você formou até agora?
- Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Atividade principal
Tempo sugerido : 22 minutos.( slides 5 a 12 )
Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.
Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- Qual o maior número que você formou até agora?
- Qual o menor número que você formou até agora?
- Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Atividade principal
Tempo sugerido : 22 minutos (slides 5 a 12 ).
Propósito: Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Orientação: Organize a turma em grupos de 4 alunos. Para cada grupo entregue 1 dado vermelho, 1 dado amarelo e 1 dado azul. Entregue para o grupo também as tabelas numéricas de 100 a 699 . Cada aluno deverá marcar com uma cor de lápis nesta tabela os números que formar. Coloque no quadro ou em um cartaz a representação dos dados : dado azul representa a centena, dado vermelho representa a dezena e dado amarelo representa a unidade. Dê um exemplo de jogada demonstrando para os alunos como formar um número. É importante fazer a relação do número tirado no dado com o valor posicional. Cada grupo deverá escolher a ordem de jogada dos participantes. Um aluno joga os três dados e diz para todos que número formou, por exemplo: ele tirou três no dado azul, um no dado vermelho e seis no dado amarelo. Este aluno deverá dizer : “Eu formei o número 316 ( trezentos e dezesseis)” . Depois deverá escrever esse número na tabela com o lápis da sua cor . Combinar com os alunos que cada jogador fará cinco jogadas. Quando todos tiverem jogado as 5 vezes os grupos receberão três desafios ; descobrir o maior número formado no grupo bem como o menor,e coletivamente, ordenarão em ordem crescente os números marcados nas tabelas.Diga que depois das jogadas terminadas, farão uma exposição de suas tabelas com os números em ordem crescente, e explicarão suas estratégias para encontrá-los e ordená-los.
Circule pela sala enquanto eles estiverem jogando. Faça perguntas e intervenções pontuais.
Discuta com a turma:
- Qual o maior número que você formou até agora?
- Qual o menor número que você formou até agora?
- Este número que você formou agora é maior ou menor que o anterior?
Discussão da solução
Tempo sugerido : 5 minutos.
Propósito:Socializar as diferentes estratégias de resolução.
Orientação: Peça para que cada grupo coloque suas tabelas num painel e apresentem para os demais como ficou a sua ordem numérica. Caso alguma ordem esteja com algum erro retome com o grupo ou peça a ajuda dos outros alunos.
Discuta com a turma:
- Como vocês se organizaram para formar o ordem numérica pedida? ( Tinha um escriba? Todos participaram?)
- Quando um amigo do grupo tinha dúvidas ou errava quais eram as ações desse grupo?
- Vocês tiveram dúvidas com algum número? Qual? Por quê?
- Por que nenhum grupo registrou números nas centenas exatas?
- E nas duas últimas colunas? Por que alguns números não foram marcados?
Encerramento
Tempo sugerido : 3 minutos.
Propósito: Sistematizar o conceito trabalhado na aula.
Orientação: Leia em voz alta a sistematização e peça para que os alunos anotem em seus cadernos.
Raio X
Tempo sugerido: 05 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.
Propósito: Formar o maior e o menor número possível por meio do valor posicional
Materiais complementares:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou Whatsapp.
- Opcionais: Gravação de áudio, Zoom, Google Meets.
Para este plano, foque na etapa do Raio X.
Raio X
Neste caso, aa atividade do Raio X pode ser usada para a promoção da aprendizagem. Envie-a para os alunos impressa, por imagem, via Whatsapp, ou em forma de documentos, via e-mail.
Caso possa realizar um momento síncrono, como no Zoom ou Google Meets, projete sua tela e promova a realização da atividade com todos os alunos ao mesmo tempo.
Para que os alunos não fiquem perdidos ao começarem a resolver o desafio sozinhos em casa, é importante que estabeleçam a relação da cor do dado com o valor posicional. Antes de formarem o número inteiro, peça para verificarem mentalmente o valor de cada dado isolado. Sugira que, depois, eles desenhem um quadro de ordens para ajudar na formação dos números.
Envie essa orientação junto da tarefa e ressalte a relação das cores dos dados com o valor posicional. Você pode gravar um áudio com esta orientação.
Discussão das soluções
Oriente os alunos a trocarem informações com os colegas, via áudio, mensagem de texto, telefone, ou qualquer outra via de comunicação. Peça para conferirem as respostas e discutirem as estratégias utilizadas para descobrir o maior e o menor número possível de ser formado. Depois, eles podem enviar as respostas para você via Whatsapp.
Faça as perguntas sugeridas abaixo.
- Por que o dado azul com seis bolinhas não poderia ser usado para formar o maior número?
- Por que os dados com o mesmo número de bolinhas (dado azul com três bolinhas e o dado amarelo com três bolinhas) não representam o mesmo valor?
- Que números são possíveis formar usando todas as combinações?
- O que aconteceria se você mudasse a ordem da cor dos dados?
- E se os dados azuis fossem as centenas e os vermelhos fossem as unidades, o que aconteceria? Neste caso, qual seria o maior e o menor número formado?
Sistematização
Sempre valide as respostas recebidas e dê devolutivas aos alunos. Seestiver em momento síncrono, sistematize o conceito trabalhado na aula. Você pode gravar um áudio com esta sistematização ou enviar mensagem de texto. Você também pode combinar uma data com as famílias para a devolução das atividades corrigidas.
Convite às famílias
Se possível, as famílias podem ajudar com a leitura das orientações e comanda da atividade. Convide os familiares que tiverem disponibilidade para desafiarem os filhos fazendo as perguntas sugeridas na discussão.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Adriane Regina Bravo Mendes
Mentor: Carina Espírito Santo
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
EF02MA01 - Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).
Objetivos específicos
Formar números de três ordens a partir do valor posicional e ordená-los.
Conceito-chave
Ordenação de números de três ordens e valor posicional.
Recursos necessários
Atividades impressas em folhas, dados ( nas cores : azul, amarela e vermelha), lápis e borracha e painel para exposição.