Plano de Aula

Plano de aula: Conhecendo as figuras planas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos Geométricos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico. Reconhecer em suas faces as figuras planas.

Objetivos específicos

Identificar as figuras não planas. Planificar os sólidos  e  reconhecer,  a partir de suas faces, as figuras planas.

Vocabulário

Faces, planificação e figuras planas

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas:  cubo, paralelepípedo, esfera, cilindro e triângulo, reconhecer suas  principais características a partir da relação com objetos do cotidiano.

Figuras planas: quadrado, retângulo,  círculo e triângulo. Perceber suas características a partir da planificação dos sólidos e nomeá-las,

Recursos necessários

  • Folhas impressas.
  • Objetos que lembrem as figuras não planas.







Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Identificar as figuras não planas. Planificar os sólidos  e  reconhecer,  a partir de suas faces, as figuras planas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula. Use uma linguagem adequada à faixa etária da sua turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • O que vamos aprender na aula de hoje?
  • Vamos ler e entender o nosso objetivo de hoje!

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA