Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com as figuras não planas: esfera e cilindro

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos Geométricos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Objetivos específicos

Explorar, comparar e caracterizar a esfera e o cilindro.

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas: esfera e cilindro.

Recursos necessários

  • Para realização dessa aula o professor deve organizar, com antecedência, alguns objetos que lembrem a esfera e o cilindro. Ele pode solicitar que os alunos levem esses objetos  para sala de aula e também complementar com alguns outros.
  • O professor  deve separar três grandes caixas, que podem ser reutilizadas (caixa de papelão) com o foco na sustentabilidade.
  • Para a realização da atividade de raio x, que tem o objetivo de avaliar a aprendizagem dos conteúdos trabalhados em aula,  o professor deverá ter disponível para os alunos massa de modelar. Caso haja a necessidade, essa massa pode ser produzida com materiais simples.  Clique e veja como fazer a massinha:  Receita de massa de modelar

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Explorar, comparar e caracterizar a esfera e o cilindro.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma: Vocês sabem o que vamos trabalhar hoje?

Atenção ao objetivo da nossa aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA