Plano de Aula

Plano de aula: Brincando com as figuras não planas: cubo e paralelepíedo

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Sólidos Geométricos

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora:  Mariana Nery

Mentor: Daniela Pannuti

Especialista de área: Priscila Cerqueira

Habilidade da BNCC

(EF02MA14) Reconhecer, nomear e comparar figuras geométricas espaciais (cubo, bloco retangular, pirâmide, cilindro e esfera), relacionando-as com objetos do mundo físico.

Objetivos específicos

Explorar, comparar e caracterizar o cubo e o paralepípedo. Identificar e nomear o cubo e paralelepípedo e suas  faces, vértices e arestas.

Vocabulário

vértices, arestas e faces

Conceito-chave

Figuras geométricas não planas: cubo e paralelepípedo, seus nomes e principais características a partir da relação com objetos do cotidiano. Reconhecimento das partes: vértices, arestas e faces

Recursos necessários

  • Objetos que lembrem o cubo e o paralelepípedo (dado e caixa de presente).
  • Cola, tesoura, atividades impressas (moldes).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Explorar, comparar e caracterizar o cubo e o paralepípedo. Identificar e nomear o cubo e paralelepípedo e suas  faces, vértices e arestas.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia e explique o objetivo da aula.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com os alunos.

Discuta com a turma:

  • Vocês sabem o que vamos trabalhar hoje?
  • Atenção ao objetivo da nossa aula.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA