Arquivo de problematização
Plano de Aula
Plano de aula: Aniversários
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudança, pertencimento e memória
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
A proposta para esta aula é que as crianças comparem as festas de aniversário ao longo do tempo e produzam um meme que faça essa comparação.
Materiais necessários: Fotografias antigas de aniversários (pessoais ou de pessoas próximas), folhas de papel A4, lápis (grafite e de cor), giz de cera, canetas hidrográficas e demais materiais de desenho disponíveis em sua escola, equipamentos digitais para fotografia e edição (computador, tablet, câmera fotográfica digital, ou seu próprio smartphone).
Material complementar: Selecione previamente um memorialista para dividir com a turma sua experiência com aniversários na infância.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Converse sobre a importância de se compreender o objetivo e qual a relevância dele para a aula.
Neste momento é importante que as crianças compreendam que ao longo desta aula irão analisar as festas de aniversário, e irão perceber as semelhanças e diferenças existentes nesta prática cultural ao longo do tempo.
Para você saber mais:
- Importância do compartilhamento do objetivo da aula com a turma. Fonte: “Como deixar claro o objetivo de aprendizado em cada aula”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=372gHYi8uxo . Acesso em 19 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Converse com a turma sobre a forma de se comemorar aniversários na atualidade, faça coletivamente no quadro uma lista de palavras com os itens necessários para este tipo de comemoração hoje em dia.
- Quem costuma frequentar festas de aniversário?
- Quem costuma ganhar festas para comemorar seu aniversário?
- Como são as festas que vocês participam?
- Quais outras pessoas participam destas festas de aniversário?
- Será que todas as festas de aniversário são iguais?
- Quais são as diferenças existentes entre as festas de aniversário que vocês costumam frequentar?
- Relacionem quais elementos (objetos, momentos, músicas, atividades, comidas etc.) vocês consideram primordiais em festas de aniversário.
- Será que as festas de aniversário sempre foram iguais? O que será que mudou nas festas de aniversário ao longo do tempo?
- Como eram os aniversários quandos os pais de vocês eram crianças?
- E no tempo dos avós de vocês, será que era comum comemorar aniversário fazendo festa? Por quê?
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Selecione com antecedência fotografias antigas de aniversário, se possível de pessoas próximas ( como as suas, ou de familiares seus, ou ainda de familiares das crianças da turma, ou de outros membros da escola). O ideal é que a criança tenha contato com outra realidade e que esta lhe seja próxima, por este motivo não é interessante selecionar fotografias aleatoriamente na internet. É extremamente importante para a criança que ela conheça as memórias existentes por trás daquela fotografia, para que ela perceba as mudanças e permanências ao longo do tempo relacionadas à uma prática social. Caso a fotografia selecionada não seja pessoal, você poderá convidar o (a) dona (a) da fotografia para conversar com as crianças sobre suas memórias registradas neste objeto. Comece questionando a fonte (fotografia):
- Quais elementos chamam a atenção de vocês nesta fotografia?
- Existem semelhanças entre a festa de aniversário registrada nesta fotografia e as festas que vocês costumam participar? Quais?
- O que há de diferente entre a festa da fotografia o tipo de festa que vocês têm contato?
- Quais momentos/atividades vocês acreditam que havia nesta festa da fotografia?
- Haviam apresentações artísticas (palhaços, mágicos, malabaristas, pintura de rosto, animadores de festa, dentre outros)?
- Havia mesa com mimos?
- Como era a decoração?
- Será que sempre havia lembrancinhas?
- Como eram as comidas da festa?
- E as músicas, eram as mesma tocadas hoje em dia?
Após o questionamento da fonte promova uma rodada de perguntas para o (a) convidado(a) que dividirá com a turma suas memórias de aniversário baseadas na fotografia. Caso você seja o memorialista, faça o relato de sua experiência e dê oportunidade para que as crianças façam questionamentos.
- Quantos anos você tinha nessa foto?
- Quem organizou este aniversário para você?
- Você pôde opinar sobre como seria a festa?
- Conte para nós como foi este dia.
- Além deste você teve outros aniversários?
- Quando você era criança costumava frequentar muitos aniversários? Como eles eram?
Para você saber mais: A entrevista se configura como uma fonte histórica oral. Para compreender melhor sobre a importância desse resgate histórico, você poderá acessar este artigo apresentado em um encontro sobre o estudo de história em Uberlândia, Minas Gerais. Fonte: ALVES, Maria Cristina Santos de Oliveira. A importância da história oral como metodologia de pesquisa. Uberlândia. 2016. Disponível em http://www.eventos.ufu.br/sites/eventos.ufu.br/files/documentos/mariacristinasantosdeoliveiraalves.pdf . Acesso em 27 de março de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Hoje vivemos imersos na cultura digital e nossos alunos mais ainda. É muito comum que eles, desde muito pequenos, tenham acesso aos “virais” da internet, hoje conhecidos como Memes. Trazer esta cultura para a sala de aula é muito importante para estreitar laços e diminuir distâncias. Na atividade de sistematização proponho a produção de um meme e compare aniversários antigos aos atuais. No slide há alguns exemplos de memes de aniversário. Lance a proposta para a turma e busque sugestões para esta etapa da aula.
- Escolham se este meme partirá de uma fotografia ou de um desenho.
- Decidam se a turma produzirá apenas um meme coletivamente, ou vários memes em equipes.
- O meme pode ter cunho humorístico ou ser uma campanha para chamar a atenção para algum aspecto, este ponto também poderá ser decidido coletivamente, ou você poderá realizar a escolha previamente de acordo com o perfil de sua turma.
- O importante nesta etapa é que as crianças se sintam co-autoras neste processo de produção.
- Terminado este momento as crianças precisam ter acesso ao produto finalizado, então ele poderá ser impresso e exposto no mural de atividades da sala; ou ainda ser postado nas redes sociais da escola.
Para você saber mais: Sobre a definição de meme e sua utilização como fonte didática. Fonte: NOVA ESCOLA. O que é um meme? Publicado no formato digital em 02 de junho de 2015. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/4629/o-que-e-um-meme . Acesso em 19 de março de 2019.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom e YouTube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é comparar festas de aniversário em diferentes tempos. Considerando que as crianças estão em processo de alfabetização, você pode optar por compartilhar um arquivo de áudio. Se elas já estiverem alfabetizadas, compartilhe o texto com as perguntas a seguir, escritas todas em maiúsculo. Envie, preferencialmente, via Whatsapp, pois é uma ferramenta mais funcional para que os estudantes manuseiem sozinhos. Se dispuser de momento síncrono, organize um momento no Google Classroom (como criar, postar atividades, disponível aqui) ou no Google Meet (como criar uma reunião online, disponível aqui). Converse com a turma sobre a forma de se comemorar aniversários na atualidade. Levante a seguinte questão, via arquivo de áudio, em momento assíncrono, ou em aula síncrona:
- Quem costuma frequentar festas de aniversário?
- Como são as festas que vocês participam?
- Será que todas as festas de aniversário são iguais?
- Quais são as diferenças existentes entre as festas de aniversário que vocês costumam frequentar?
- Como eram os aniversários quando os pais de vocês eram crianças?
- E no tempo dos avós de vocês, será que era comum comemorar aniversário fazendo festa? Por quê?
Peça que anotem as questões e respondam no caderno. Caso não sejam alfabetizados, solicite que respondam via arquivo de áudio.
Problematização
Previamente, selecione arquivos pessoais, de preferência fotografias de festas de aniversários. Compartilhe-os com os estudantes. Na sequência, peça que analisem as fotografias e resolvam as seguintes questões:
- Quais elementos chamam a atenção de vocês nesta fotografia?
- Existem semelhanças entre a festa de aniversário registrada nesta fotografia e as festas que vocês costumam participar? Quais?
- O que há de diferente entre a festa da fotografia o tipo de festa que vocês têm contato?
- Como era a decoração?
- Será que sempre havia lembrancinhas?
- Como eram as comidas da festa?
- E as músicas, eram as mesma tocadas hoje em dia?
A partir da análise orientada pelas questões acima, peça que os estudantes façam, no caderno, um comparativo entre as festas de hoje e as festas do passado. Você pode compartilhar com eles o arquivo de problematização (disponível nos materiais complementares). Dê um tempo para que possam responder. Na sequência, eles devem enviar as respostas para o grupo da turma. Se a aula for em momento síncrono, estimule o debate.
Sistematização
Peça que os estudantes produzam um meme. Caso não conheça esse gênero, acesse a reportagem “O que é um meme? (disponível aqui). O meme deve ser de uma situação engraçada relacionada à temática aniversário. Compartilhe com os estudantes o arquivo de sistematização (disponível nos materiais complementares), para que eles observem os exemplos. Dê um tempo para que produzam a atividade. Atente para as respostas e para o feedback a ser enviado aos estudantes.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo, junto com as crianças, alguns vídeos sobre aniversário “Festa de aniversário” (disponível aqui), “Aniversário macabro” (disponível aqui) e “A festa de aniversário do Quico” (disponível aqui).
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF03HI01 e com outros EF67EF16.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Mariana Freitas
Mentor: Graciele Fabricio
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 2º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A comunidade e seus registros.
Objeto (s) de conhecimento: A noção do “Eu” e do “Outro”: comunidade, convivências e interações entre pessoas.
Habilidade(s) da BNCC: (EF02HI03) Selecionar situações cotidianas que remetem à percepção de mudança, pertencimento e memória.
Palavras-Chave: Festas de aniversário; Fonte visual; Entrevista; Fotografia; Meme.