Plano de Aula

Plano de aula: TESTANDO AS SOMBRAS

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Movimento do Sol no céu

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação do comportamento da sombra relacionando foco de luz, objetos e superfícies.

Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.

Material para o mão na massa: Objetos tridimensionais (materiais diversos do cotidiano e presentes na sala de aula - tubos de cola, borracha, tesoura lápis); formas geométricas recortadas em cartolina ou papelão - folha sulfite, lápis e lápis de cor; lanterna ou abajur com um fonte de luz. Utilizar a luz do teto da sala de aula ou ainda fazer essa atividade ao ar livre, com a iluminação solar (importante ter mais de um foco de luz, para estimular os testes de sombras).

Material de apoio e pesquisa para o professor: https://www.sobiologia.com.br/conteudos/oitava_serie/optica5.php

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como as sombras se formam e qual a relação da sombra com o objeto.

Questione os estudantes: Como são formadas as sombras? O que se precisa para ter sombra? Qual a relação do Sol com as sombras?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA