Criando jogos com Power Point
PorJane Reolo
12/09/2016
Compartilhe:
Jornalismo
PorJane Reolo
12/09/2016
Tem interesse no tema "Tecnologia à favor da aprendizagem"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Quebra-cabeça, ligue os pontos, memória são exemplos de jogos usados como estratégia de aprendizagem pelos professores porque, individuais ou coletivos, demandam dos alunos uma série de habilidades e competências. As estratégias utilizadas para vencer cada etapa e desafio contribui para que as crianças aprendam a aprender.
Imagina, então, se elas tiverem a oportunidade de desenvolver um jogo?! Os recursos tecnológicos disponíveis atualmente possibilitam aos alunos serem não só jogadores, mas os próprios criadores deles.
É claro que jogos mais sofisticados, que se valem, por exemplo, da realidade aumentada, necessitam de muitos recursos e do domínio da linguagem de programação. No entanto, mesmo sem saber sobre códigos e sistemas e usando programas básicos como o Power Point, os alunos podem desenvolver games variados.
Embora não seja um software de programação, o Power Point possibilita a elaboração de um roteiro de ações e reações. Os recursos de animação do programa que faz parte do pacote do Microsoft Office permitem que as imagens apareçam, desapareçam, avancem ou retrocedam. Há ainda a possibilidade de inserir botões e links com ações.
Duvida que isso possa dar certo? Diante dos pedidos constantes dos alunos para jogarem na internet, a professora de Informática Regiane Calasans, que atua na EMEF Carolina Renó de Oliveira, em São Paulo, desafiou as turmas do 4º ano a pensarem em como um jogo poderia ajudar na alfabetização de alunos que não sabiam ler e escrever. “Sugeri que usássemos o Power Point e tivéssemos como base a caixa de jogos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Após alguns encontros, nosso primeiro jogo estava pronto e era inspirado em um caça-rimas”, conta.
Abaixo, a professora resume as etapas do projeto:
1ª Etapa
Apresentei a proposta para os alunos e, como eles adoraram a ideia, demos início ao projeto. Comecei mostrando a caixa de jogos do Pnaic.
2ª Etapa
Os alunos jogaram cada um dos tipos disponíveis e escolheram um deles, o e rimas, para desenvolver.
3ª Etapa
Fotografamos e digitalizamos as imagens que iríamos utilizar. Depois, as organizamos em pastas virtuais para que todos pudessem acessá-las quando fosse preciso.
4ª Etapa
Usamos como referência esses dois vídeos que ensinam quais as ferramentas do Power Point podem ser usadas para montar o jogo.
5ª Etapa
Os jogos foram disponibilizados aos alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).
Para conhecer mais sobre o trabalho, você pode acessar o blog da professora Regiane neste link.
E neste outro aqui, é possível conhecer os projetos desenvolvidos na EMEF Rivadávia Marques Júnior, também na capital paulista.
Se você já experimentou criar jogos com o Power Point ou vai experimentar com base no que aprendeu com esse post, compartilhe com a gente.
Até o próximo mês,
Jane Reolo
Últimas notícias