GEO1_08UND08 - Trilha (tabuleiro)
Plano de Aula
Plano de aula: Representações do Espaço
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: atividades lúdicas de criação de mapas.
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE08 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Giz, rolo de papel kraft, forros de mesa feitos com material reciclável ou trazidos de casa pelas crianças e/ou professora para montar o cenário, novelo de lã, pincéis atômicos. Os móveis da sala serão utilizados para compor os cenários.
Material complementar:
Canção da Ruazinha Desconhecida: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hEaVMcpCCZtEyp9fRxJKs7TSxt6sNAH6J2AGZvxQZSptffyrkcskUYmpMtdq/geo1-08und08-cancao-da-ruazinha-desconhecida.pdf
Trilha (tabuleiro): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cUD9wSZjtNhU3VtEJ8GBHHVThu5Czz5unUHbXJW7TdFsxryVevJvMPQeQXQZ/geo1-08und08-trilha-tabuleiro.pdf
Para você saber mais:
Imagem bidimensional e imagem tridimensional. In: Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. pp. 11- 12. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 14 fev 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos, projete, se possível. Caso contrário, escreva no quadro.
Converse com os estudantes sobre ruas. Vocês sabem o nome de alguma rua? Quais características uma rua pode ter? Por que as ruas têm características diferentes? O que podemos fazer na rua?
Por que será que essa rua é desconhecida?
Como adequar à sua realidade: Utilize exemplos de ruas da realidade vivida pelas crianças. Procure verificar se no contexto da cidade onde vivem existem ruas sossegadas, onde é possível brincar ou se as ruas são movimentadas, ocupadas apenas por veículos, dentre outras realidades. Assim, adeque as imagens e as perguntas à realidade vivida no município onde vocês estão.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Apresente o vídeo aos estudantes. Depois converse com eles sobre a música/poema.
Faça a interpretação textual com as crianças. Pergunte-as o que entenderam sobre o poema. Questione-as sobre os significados de palavras que possam ser novidade como: esquina, principia, fia… E expressões como: “hei de mudar-me”, “quieta vida”. Procure com elas explicações sobre as palavras e termos que tiverem dúvidas.
Caso não seja possível projetar o clipe, é possível utilizar apenas o poema original de Mário Quintana. Canção da ruazinha desconhecida.
Poema - sugestão de atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hEaVMcpCCZtEyp9fRxJKs7TSxt6sNAH6J2AGZvxQZSptffyrkcskUYmpMtdq/geo1-08und08-cancao-da-ruazinha-desconhecida.pdf
Para você saber mais:
O projeto Crianceiras é responsável pelo clipe, musicou poemas de Mário Quintana e Manoel de Barros.
Link para o site do projeto: http://www.crianceiras.com.br/
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Questione os alunos sobre quais características podemos encontrar em um rua e se todas as ruas são iguais. Nesse momento é importante que sintam-se desafiados a pensar sobre todos os elementos presentes e de que forma podem ser relacionados à rua do poema. Em seguida, desafie as crianças a transformarem a sala de aula (ou outro espaço escolhido por você) na ruazinha do poema.
Para isso elas estarão divididas em grupos (organize-os da melhor forma de acordo com as características individuais das crianças).
Grupo 1 - Personagens e narrador (poeta)
Grupo 2 - Responsáveis pelo desenho da rua (no chão com giz ou kraft)
Grupo 3 - Responsáveis pelo cenário (as crianças prepararão as cenas, forrarão mesas, etc)
Grupo 4 - Responsáveis por desmontar os cenários e organizar a sala novamente.
Grupo 5 - Plateia
Apresente os materiais que poderão ser utilizados:
Alguns exemplos: os móveis da própria sala para representar os espaços citados na música, mesas comuns de estudante forradas podem ser o beiral da janela onde Maria sonha.
Uma mesa e uma cadeira podem servir para Marta fiar.
Lã pode simbolizar o fio, a criança enrola a linha no novelo e simula estar tecendo.
As crianças poderão desenhar no chão, com giz, ou em papéis kraft, as bordas da rua (os passeios, meio fios), faça um caminho, simulando a rua.
Defina com as crianças quem fará e quais serão os papéis na encenação - Maria, Marta, narrador, pessoas andando na rua, transitando com carros, e outros personagens possíveis numa rua - adeque à realidade vivenciada em sua cidade.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações: Divida as crianças em grupos de quatro pessoas. Cada grupo receberá um tabuleiro e cartas com pistas para iniciar a trilha na ruazinha desconhecida. Jogando o dado e seguindo as pistas, eles se moverão no tabuleiro até chegar ao final.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Converse com os estudantes sobre a rua em que moram. Peça que lembrem das características dela, do que vêem nela e comparem com a rua do poema. O objetivo é ilustrar a rua onde moram como sistematização.
Nesta etapa, a representação bidimensional será avaliada. Observe se o estudante é capaz de representar no plano o espaço de vivência, no caso, a rua onde mora.
Como adequar à sua realidade: Caso considere mais pertinente, fale com as crianças sobre a rua da escola. Pode ser que, dessa forma, você tenha mais condição de auxiliá-los na construção da ilustração.
Caso a escola tenha equipamentos necessários, é possível utilizar o Google Maps https://www.google.com/maps ou Google Earth para localizar a rua dos estudantes ou a rua da escola e projetar as imagens nesta etapa.
Para você saber mais:
Imagem bidimensional e imagem tridimensional. In: Os fundamentos do ensino de Geografia e a linguagem cartográfica. pp. 11- 12. Disponível em: <http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Os%20fundamentos%20do%20ensino%20de%20Geografia%20e%20a.pdf>. Acesso em: 14 fev 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular ou tablet para gravação de vídeo e Youtube.
- Optativas: Google Meet, Google Maps e Google Earth.
Valor trabalhado
- Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
Este plano de aula tem por objetivo que os estudantes compreendam as representações tridimensional e bidimensional. As atividades serão realizadas em sua maior parte do tempo, de forma assíncrona.
Apresente o tema aos alunos, enviando o tema da aula conforme consta no slide da proposta original. Converse com eles sobre ruas, questionando-os: vocês sabem o nome de alguma rua? Quais características uma rua pode ter? Por que as ruas têm características diferentes? O que podemos fazer na rua?
Essa abordagem pode ser feita por meio de vídeo previamente gravado ou pela ferramenta do Google Meet. Utilize exemplos de ruas do cotidiano das crianças. Procure verificar se, no contexto em que vivem, existem ruas sossegadas, onde é possível brincar ou se as ruas são movimentadas, ocupadas apenas por veículos, dentre outras possibilidades. Assim, adeque as imagens e as perguntas à realidade vivida no município onde vocês estão.
Contextualização (20 minutos)
O momento da contextualização pode ser feito pelo Google Meet ou por um vídeo previamente gravado. Apresente aos alunos a "Canção da ruazinha desconhecida", disponível aqui. Converse com eles sobre a música e sua letra.
Faça uma interpretação textual com as crianças, perguntando o que elas entenderam sobre o poema. Questione-as sobre os significados de palavras que possam ser novidade, como "esquina", "principia" e "fia", e expressões como "hei de mudar-me", "quieta vida". Incentive-as a procurarem explicações sobre o que tiverem dúvidas. Essa consulta pode ser realizada com a ajuda de um adulto, por meio do dicionário.
A anotação no caderno é muito importante. Caso a aula esteja sendo realizada pelo Google Meet, o chat é uma opção de registro. Se não foi possível projetar o clipe, é possível utilizar apenas o poema original de Mário Quintana. Envie a atividade disponível aqui.
Problematização (60 minutos)
Questione os alunos sobre quais características podemos encontrar em uma rua e se todas são iguais. Nesse momento é importante que eles se sintam desafiados a pensar sobre todos os elementos e de que forma podem ser relacionados à rua do poema. Em seguida, desafie as crianças a transformarem a sala de sua moradia (ou outro espaço escolhido por eles) na ruazinha da canção.
Alguns exemplos: os móveis da casa do aluno podem representar os espaços citados na música. Mesas ou outros objetos podem ser o beiral da janela onde Maria sonha. Uma mesa e uma cadeira podem servir para Marta fiar. Lã pode simbolizar o fio. A criança enrola a linha no novelo e simula estar tecendo. Os alunos podem desenhar em papel kraft, cartolina ou papelão as bordas da rua (os passeios, meio fios). Ao terminarem essa adaptação, solicite que façam uma foto e gravem um áudio de no máximo dois minutos contando sobre a rua que criaram.
Ação propositiva
A atividade será realizada de forma assíncrona e você deve adequar o tempo conforme a realidade.
Cada criança receberá um tabuleiro e cartas com pistas para iniciar a trilha na ruazinha desconhecida. Jogando o dado e seguindo as pistas, eles se moverão no tabuleiro até chegar ao final. O modelo do jogo está disponível aqui. Se os alunos não puderem fazer a impressão, com a ajuda de um adulto, eles podem desenhar o jogo.
Sistematização (40 minutos)
Converse com os estudantes sobre a rua em que moram. Peça que lembrem das características dela, do que vêem e que comparem com a rua do poema. O objetivo é ilustrar a rua onde moram como sistematização.
Nesta etapa, a representação bidimensional será avaliada. Observe se o estudante é capaz de representar no plano o espaço de vivência, no caso, a rua onde mora. Quando terminarem suas produções, peça que encaminhem os registros por meio fotográfico.
Se considerar pertinente, fale sobre a rua da escola. Pode ser que, dessa forma, você tenha mais condição de auxiliá-los na construção da ilustração. Caso seja viável, você pode utilizar o Google Maps, disponível aqui, para localizar a rua dos estudantes ou da escola e projetar as imagens nesta etapa.
Convite às famílias
Professor, oriente que as famílias assistam com as crianças aos vídeos que seguem abaixo:
- "Se essa rua fosse minha", disponível aqui.
- "Como atravessar a rua", disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Elaine Ap. Paraguai
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 1°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Representar tridimensionalmente e/ou bidimensionalmente um espaço real ou imaginário.
Habilidade (s) da Base: (EF01GE08) Criar mapas mentais e desenhos com base em itinerários, contos literários, histórias inventadas e brincadeiras.