Plano de Aula

Plano de aula: Indústria Alimentícia

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Peça às crianças na aula anterior que tragam de casa um rótulo de alimento industrializado.

Material complementar:

Jogo dos rótulos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Sistematização - Figuras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pTvDRzMU468uf8PS8XeAwFZZyxnjrXehsJgHzQVukyq4TkJBhqjs2HKm7T7v/geo2-07und03-tabela-da-sistematizacao.pdf

Tabela para Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Para você saber mais:

Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 26/03/2019.

Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.

Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em: 20 mai 2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Converse com as crianças: De onde vêm os alimentos que consumimos? Deixe que respondam livremente.

Caso vocês estejam no espaço urbano, provavelmente as crianças dirão que a procedência dos alimentos são os supermercados, sacolões, etc. Se vocês moram no espaço rural, é possível que as crianças citem as plantações, hortas, etc.

Faça uma lista prévia das hipóteses para conferir ao final da aula com elas. Conforme tiverem noção dos conceitos do plano, a aprendizagem fará com que as primeiras hipóteses possam ser revistas e confirmadas ou refutadas.

Para você saber mais:

Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA