GEO2_07UND03 - Jogo dos Rótulos
Plano de Aula
Plano de aula: Indústria Alimentícia
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Peça às crianças na aula anterior que tragam de casa um rótulo de alimento industrializado.
Material complementar:
Jogo dos rótulos
Sistematização - Figuras
Tabela para Sistematização
Para você saber mais:
Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 26/03/2019.
Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.
Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em: 20 mai 2019
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Converse com as crianças: De onde vêm os alimentos que consumimos? Deixe que respondam livremente.
Caso vocês estejam no espaço urbano, provavelmente as crianças dirão que a procedência dos alimentos são os supermercados, sacolões, etc. Se vocês moram no espaço rural, é possível que as crianças citem as plantações, hortas, etc.
Faça uma lista prévia das hipóteses para conferir ao final da aula com elas. Conforme tiverem noção dos conceitos do plano, a aprendizagem fará com que as primeiras hipóteses possam ser revistas e confirmadas ou refutadas.
Para você saber mais:
Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA