Plano de Aula

Plano de aula: Indústria Alimentícia

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Características de atividades de trabalho e impactos socioambientais.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Peça às crianças na aula anterior que tragam de casa um rótulo de alimento industrializado.

Material complementar:

Jogo dos rótulos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Sistematização - Figuras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pTvDRzMU468uf8PS8XeAwFZZyxnjrXehsJgHzQVukyq4TkJBhqjs2HKm7T7v/geo2-07und03-tabela-da-sistematizacao.pdf

Tabela para Sistematização

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xXMRWyJn5sHta7m5RcD4QEwPhwqGuw4nsRXNDVvPM4H8dnnD3nS9nJPws7g9/geo2-07und03-jogo-dos-rotulos.pdf

Para você saber mais:

Comida industrializada contém altos níveis de conservantes, corantes e outras substâncias. O Globo, 18/10/2010. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/saude/comida-industrializada-contem-altos-niveis-de-conservantes-corantes-outras-substancias-2938399>. Acesso em 26/03/2019.

Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.

Rotulagem nutricional obrigatória: manual de orientação às indústrias de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Universidade de Brasília - DF: Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/389979/Rotulagem+Nutricional+Obrigat%C3%B3ria+Manual+de+Orienta%C3%A7%C3%A3o+%C3%A0s+Ind%C3%BAstrias+de+Alimentos/ae72b30a-07af-42e2-8b76-10ff96b64ca4>. Acesso em: 20 mai 2019

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos ou escreva no quadro. Converse com as crianças: De onde vêm os alimentos que consumimos? Deixe que respondam livremente.

Caso vocês estejam no espaço urbano, provavelmente as crianças dirão que a procedência dos alimentos são os supermercados, sacolões, etc. Se vocês moram no espaço rural, é possível que as crianças citem as plantações, hortas, etc.

Faça uma lista prévia das hipóteses para conferir ao final da aula com elas. Conforme tiverem noção dos conceitos do plano, a aprendizagem fará com que as primeiras hipóteses possam ser revistas e confirmadas ou refutadas.

Para você saber mais:

Evolução da indústria de alimentos no Brasil. Disponível em: <http://www.alimentosprocessados.com.br/industria-evolucao-industria-de-alimentos-e-bebidas-no-brasil.php>. Acesso em: 20 mai 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA