Plano de aula: Características dos espaço de vivência

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Alfabetização cartográfica: percepção dos lugares de vivência e suas formas de representação.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF02GE09 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para realização deste plano de aula será necessário a utilização das imagens dos slides 3, 4 e 5. Se não for possível a projeção o professor poderá trazer as imagens impressas ou substituir por outras desde que estejam dentro do mesmo conceito. (fachadas e salas de aula de lugares diferentes no mundo)

Para você saber mais: Sobre o tempo de estudo dos alunos nas escolas ao redor do mundo

acessado em 14 de março de 2019.

Sobre a separação de meninos e meninas em sala de aula

https://novaescola.org.br/conteudo/5323/genero-machismo-separar-meninos-e-meninas acessado em 14 de março de 2019.

Tema da aula

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos. Pergunte à sala se sabem o que significa um espaço de vivência. Explique que quando pensamos nestes espaços temos um local onde passamos bastante tempo juntos e onde as relações entre as pessoas acontecem (convivência).

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA